Comer é PANC no Sesc Pompeia + Receita de Brownie de Biomassa

08/10/2016

Compartilhe:

Brownie com biomassa de banana verde.
Foto: Carol Vidal

De 05 de outubro a 01 de novembro, o Sesc Pompeia promove o especial Comer é PANC, programação que faz parte do projeto Experimenta! – Comida, Saúde e Cultura, do Sesc São Paulo, e que traz palestras, oficinas gratuitas e vivências introdutórias ao universo das Plantas Alimentícias não Convencionais. Entre essas plantas, estão a taioba, dente-de-leão, serralha, malvavisco, clitória, dentre muitas outras que podem, além de complementar a alimentação, variar os cardápios, nutrientes e diversificar fontes de renda familiar.

As ações propostas para esse projeto são: O uso de PANC no dia a dia em restaurantes, com César Costa; Yes, temos tantos feijões!, com Ana Luiza Trajano; Viva o ciclo vivo: compostar, cultivar, comer na cidade, com a publicitária e empreendedora sustentável Roberta Mourão; Alimentação saudável e consciente com comida de verdade, com a nutricionista Lígia Cardoso dos Reis; PANC e agricultura urbana: a abundância ao alcance das mãos, com o Zootecnista Claudio Oliver; Um mundo de alimentos desconhecidos, com o biólogo Valdely Kinupp; Taioba, planta de sustento, com o chef de cozinha Eudes Assis; Frutas verdes como legumes, com a nutricionista Neide Rigo; Hortaliças tradicionais: antigos saberes e sabores, novas oportunidades, com o agrônomo Nuno Madeira; e Cozinhar para educar: descobrindo sabores e alimentando valores, com a nutricionista Aline Rissatto. Para saber mais sobre o Comer é PANC, clique aqui.

Para Neide Rigo, curadora do projeto, conhecer as PANCs vai muito além da curiosidade: é importante para a nossa liberdade, autonomia e soberania nas nossas escolhas alimentares. Confira a entrevista:

Moqueca de cação com taioba, por Carol Vidal

A programação recebe, ainda uma oficina de culinária sobre as PANCS, ministrada pelo chefe de cozinha Ricardo Salles, supervisor de produção no Sesc Pompeia. A oficina é gratuita, com retirada de ingresso com 30 minutos de antecedência. Além de dicas de consumo de PANCs, os participantes irão aprender a preparar uma receita de brownie com biomassa, seguida de degustação. Confira a receita abaixo:

Brownie com biomassa de banana verde

Ingredientes

60ml de óleo
200g de biomassa de banana verde
4 ovos
80g de cacau em pó
140g de açúcar mascavo
200g de chocolate amargo derretido
100g de nozes picadas

Modo de preparo

Na batedeira, bata todos os ingredientes, exceto as nozes, até obter uma massa homogênea. Acrescente as nozes, à mão com uma colher. Despeje a massa em forma forrada com papel manteiga e untada com óleo e asse no forno pré-aquecido (180ºC) por cerca de 15 a 20 minutos. Desenforme depois de frio.


Brownie com biomassa de banana verde. Foto: Carol Vidal

Nos dias 21 e 22 de outubro, sábado e domingo, o Deck do Sesc Pompeia recebe uma Feira Agroecológica que conta com a exposição de produtos de cultivo familiar por feirantes e produtores locais. Os alimentos estarão disponíveis para compra. Com participação dos produtores ArboreserEcovida OrgânicosMuda-SPHORTA DI GUETO, Instituto Terra VivaColetivo DedoverdeAssociação Capão CidadãoSitio BebedouroRoça Abaetetuba e Amora Ecosocial.

Almoço especial com PANCs

Durante o almoço da Comedoria nesses dois dias, das 11h30 às 14h30, o cardápio contará com receitas preparadas com PANCs, como moqueca de cação com taioba, nhoque de mandioquinha com manteiga de azedinha e pudim de chocolate diet com calda de amora preta.

Baixe as receitas servidas no almoço especial dos dias 21 e 22/10 na Comedoria do Sesc Pompeia: clique aqui.

Confira alguns dos pratos que serão servidos a seguir: >>>> Comida para ouvir: escute a nossa playlist inspirada no Experimenta! 

Conteúdo relacionado

Utilizamos cookies essenciais para personalizar e aprimorar sua experiência neste site. Ao continuar navegando você concorda com estas condições, detalhadas na nossa Política de Cookies de acordo com a nossa Política de Privacidade.