Como fazer um boné luminoso

09/03/2019

Compartilhe:

A engenheira e técnica em automação industrial Gedeane Kenshima está no FestA! 2019

No primeiro dia de aula de Gedeane Kenshima no curso técnico em automação industrial, o funcionário que fazia um tour pela escola com os novos alunos separou-os em grupos para conhecer os laboratórios. “Quando fui para o lado da automação, ele me disse: ‘Nossa, mulher fazendo automação? Vai ser das primeiras a desistir‘”, recorda Gedeane, que também teve de encarar estudantes em grupos de redes sociais lhe recomendando buscar algo “mais fácil”.

Segundo a pesquisadora, que durante o FestA! – Festival de Aprender dará oficinas de vestíveis com eletrônica nas unidades do Sesc Bom RetiroCatanduva e Rio Preto (nessa última, nos dias 19 e 22 de março), o senso comum dizia que a eletrônica era “coisa para homens”. Mas não é, não!

Espero que despontem muitos talentos nas áreas de tecnologia, desenvolvimento, ciências e pesquisas“, afirmou Gedeane em entrevista recente à Revista E. “Também espero que meninas e mulheres não se tratem como inferiores, que olhem para si mesmas e vejam seu imenso potencial“, complementa a engenheira.

No vídeo a seguir, Kenshima propõe um primeiro contato com a eletrônica por meio da aplicação de iluminação de LED alimentada por uma bateria (em um suporte CR2032 LilyPad) e linha condutiva para decorar um boné. Nesse projeto introdutório, que também envolve costura, a criatividade pode correr solta, aliás, na adição de outros apetrechos sobre o chapéu.

No FestA! 2019, é possível fazer oficinas de vestíveis, eletrônica e muito mais, em todas as unidades do Sesc São Paulo. A programação completa de atividades gratuitas você encontra em sescsp.org.br/festa

Conteúdo relacionado

Utilizamos cookies essenciais para personalizar e aprimorar sua experiência neste site. Ao continuar navegando você concorda com estas condições, detalhadas na nossa Política de Cookies de acordo com a nossa Política de Privacidade.