Confira atividades de março com recursos de acessibilidade

07/03/2023

Compartilhe:

Pra cego ver: Foto horizontal colorida. Espetáculo Um Dia, Um Rio, no Sesc Ipiranga. A foto mostra um grupo de 5 pessoas usando roupas largas em tons de azul, verde e marrom e entre eles caixas de madeira. Da esquerda para a direita, um homem negro de cabelos escuros com tranças compridas toca um tambor. Uma mulher negra de cabelos escuros, crespos e curtos dança sorrindo. Uma mulher branca de cabelos escuros, lisos e presos, dança sorrindo. Atrás dela há uma outra pessoa e ao seu lado um homem branco de cabelos escuros cacheados, bigode de cavanhaque toca um chocalho. No chão há um tecido marrom que lembra terra. Foto: PriFiotti

Chegou o mês de março e nas unidades do Sesc tem atividades para todo mundo. Na capital ou no interior diversas ações com recursos de acessibilidade compõe a grade programativa. Aqui você encontra alguma delas e basta clicar sobre os links para ter mais informações.

ESPECIAL: TERRITÓRIOS DO COMUM

Pra cego ver: Ilustração colorida horizontal. A imagem mostra ao lado esquerdo um espaço rural estilizado, com árvores, e cursos de rios, além de linhas topográficas e outros grafismos simbolizando vegetação, nas cores roxo, azul, verde, rosa e magenta. Do lado direito, sobre fundo rosa, há os dizeres Territórios do Comum. 25 de março a 2 de abril de 2023. Fim da descrição.

De 25 de março a 2 de abril o Sesc SP realiza o projeto Territórios do Comum. São mais de 60 atividades distribuídas por 22 unidades no estado de São Paulo que visam incentivar, valorizar e dar visibilidade a articulações que acontecem em iniciativas sociais parceiras nos territórios-territorialidades onde as Unidades do Sesc estão inseridas. De maneira transversal, a programação englobas as áreas de sustentabilidade, acessibilidade e valorização social, tendo em vista o direito ao acesso a uma vida digna, social, ambiental e economicamente mais justas.   

Confira aqui a programação completa do evento, inclusive as que possuem recursos de acessibilidade.

AÇÕES PARA A CIDADANIA

Roda de Poemas

A roda de poemas “Antes de nós” é uma tentativa de resgate de uma manifestação artística que acontecia nos anos 1980, na cidade de São Paulo. Tendo em vista que, nos últimos anos, a poesia voltou a se destacar na cena cultural paulistana, nos inúmeros saraus e slams.

Com participação especial das griotes Esmeralda Ribeiro e Miriam Alves para conduzir a roda de poemas com a presença de poetas de toda a região.

Presencial no Sesc Registro
Dia 18/3, sábado, 17h
Com interpretação em Libras

ARTES VISUAIS

Exposições com Acessibilidade

Pra cego ver: Foto horizontal colorida. Sala na exposição apresenta em um telão em 360 graus o filme de que mostra o ritual kuarup realizado por povos indígenas do Xingu para Darcy Ribeiro. Há vultos de pessoas na sala e, no centro, um tronco de árvore em processo de elaboração, parcialmente pintado e esculpido. Foto: Edson Kumasaka

Diversas unidades do Sesc estão com exposições com recursos de acessibilidade. Algumas delas são Qual é o seu Legado: 30 anos do Museu da Pessoa no Brasil, no Sesc Bom Retiro, Utopia Brasileira – Darcy Ribeiro 100 anos, no Sesc 24 de Maio, e Gilberto Mendes – 100 anos, no Sesc Santos. Confira aqui a matéria reunindo estas e as demais em cartaz no momento!

CRIANÇAS

Medo, Medinho, Medão

Quem não gosta de uma boa história de medo? Nesta apresentação são narradas histórias surpreendentes, de arrepiar o esqueleto e de rir do medo. Afinal, quem nunca teve medo de nada? Pode ser de uma barata ou de um fantasma, do escuro ou de ficar preso no elevador, às vezes precisamos apenas de um pequeno som para nos fazer fantasiar algo amedrontador.

Presencial no Sesc Santo Amaro
Dia 11/3, sábado, 14h
Com interpretação em Libras

O estranho mundo dos guarda-chuvas

Pra cego ver: Foto horizontal colorida. Um homem e uma mulher cantam e tocam pandeiro. A mulher tem cabelos cacheados presos em coque, usa um a gargantilha grande no pescoço e um vestido e um vestido rosa de alças com botões na frente. O homem tem cabelos cacheados com entrada, usa bigode e cavanhaque re veste um paletó creme com uma camisetea verde musgo por baixo. Atrás deles, um cabideiro com roupas e chapéus. Ao fundo, a estrutura da tenda branca onde se encontram. Foto: Jordana Ferri

Luli e Luka são caçadores de histórias de guarda-chuvas. Luli se prepara para a Primeira Grande Conferência do Clube dos Caçadores de Histórias de Guarda-chuvas, porém Luka está atrasado.

Enquanto ele não chega, Luli apresenta à plateia as tantas histórias encontradas por eles, histórias como a de um guarda-chuva azul que ajuda a filha de um casal brasileiro em busca de uma vida melhor no estrangeiro, ou de como um guarda-chuva chinês sofre ao chegar em uma distinta loja de guarda-chuvas em Paris, e por fim contam todo o descaso que uma sombrinha quebrada sofre até que se descobre o potencial criativo que ela carrega para as artes. Luli conta na verdade a história do nosso próprio estranho mundo.

Presencial no Sesc Jundiaí
Dia 12/3, domingo, 16h
Com interpretação em Libras

Contos Populares

Contar histórias como quem tece uma colcha de retalhos, alinhavar contos de esperteza e de sabedoria, com canções e expressões populares. Nesta contação são apresentadas as histórias “Os compadres corcundas” e “Um presente para o rei”.

Presencial no Sesc Santo Amaro
Dia 18/3, sábado, 14h
Com interpretação em Libras

A Loja de Relógios

Esta contação traz a história do dono de uma loja de relógios, Seu Pedin, que se dedica a consertar o tempo dos relógios. Em seus momentos de folga, ele ensina a neta Maria a construir aviões de papel e compartilha histórias do tempo em que ele era criança no interior de Pernambuco. A partir daí, memórias e afetos sobrevoam na imaginação de Maria.

Presencial no Sesc Santo Amaro
Dia 25/3, sábado, 14h
Com interpretação em Libras

CINEMA

Cine Azul – Sing: Quem Canta Seus Males Espanta

Um empolgado coala chamado Buster decide criar uma competição de canto para aumentar os rendimentos de seu antigo teatro. A disputa movimenta o mundo animal e promove a revelação de diversos talentos da cidade, todos de olho nos 15 minutos de fama e no polpudo valor do prêmio. 

Cine Azul

Esta exibição integra a programação Cine Azul, que propõe a realização de sessões de cinema adaptadas para crianças com distúrbios sensoriais e suas famílias. Durante toda a exibição do filme, a sala de cinema ficará com as luzes acesas, o som ficará mais baixo e a plateia poderá andar, dançar, gritar ou cantar.

Presencial no Sesc Bertioga
Dia 19/3, domingo, 16h às 17h30
Atividade destinada para crianças com distúrbios sensoriais e suas famílias

ESPORTE E ATIVIDADE FÍSICA

Esportes e a experiência das pessoas surdas

Alan Santos, Denilson Bastos e Stefany Krebs são referência na comunidade surda na área do esporte para surdos. Eles têm representado o Brasil nas competições nacionais e internacionais pela Confederação Brasileira de Desportos de Surdos (CBDS) e trazido orgulho para o Brasil nas competições. Nesse bate-papo abordam a importância do esporte, as dificuldades enfrentadas e as vitórias conquistadas.

Presencial no Sesc Piracicaba
Dia 18/3, sábado, 15h às 17h
Com interpretação em Libras

Recreação futsal para surdos

Recreação livre (não orientada) da modalidade futsal, exclusivo para surdos.

Presencial no Sesc Piracicaba
Sextas, das 18h30 às 20h30 (atividade fixa)

MEIO AMBIENTE

Trilha do Sentir – Reserva Natural do Sesc Bertioga

Entre os passeios disponíveis na Reserva Natural do Sesc Bertioga, é possível visitar a Trilha do Sentir, composta por um deque suspenso de madeira com 960 metros lineares, sem degraus e, com corrimãos em três alturas. Bancos e áreas para descanso permitem momentos de contemplação e interação com a floresta. Um conjunto de recursos de acessibilidade com placas interpretativas táteis com textos, ilustrações e Braille auxiliam na mediação com o público.

Além disso, o projeto expográfico do receptivo da Reserva também é composto por mapas táteis, vídeos com recursos de audiodescrição, legendas, interpretação em LIBRAS e peças de comunicação com leitura em Braille.

Saiba mais sobre a Reserva Natural do Sesc Bertioga clicando neste link.

TEATRO

Um Dia, Um Rio

Espetáculo cênico musical que narra a vida de um rio, desde o seu nascimento como um riacho à exuberância de suas águas que desenham lindas paisagens. Ao longo de seu percurso, o rio encontra um grande desafio para preservar suas águas, as formas de vida que ele abriga e as que surgem ao seu redor. Adaptação teatral a partir da obra homônima de Leo Cunha e André Neves (2017), peça e livro abordam o desastre ambiental que destruiu a Bacia do Rio Doce, em 2015.

Presencial no Sesc Ipiranga
Dia 26/3, domingo, 11h
Com interpretação em Libras

ACESSIBILIDADE NAS BIBLIOTECAS DO SESC

Pra cego ver: Foto horizontal colorida. Uma lupa eletrônica em cima de uma mesa de madeira amplia o texto de um folheto. Na tela da lupa estão os dizeres “destaques da programação de maio de 2018”. Ao lado da lupa há livros e um scanner de linha braile. Fim da descrição. Foto: Ricardo Ferreira

O Sesc São Paulo oferece gratuitamente recursos de acessibilidade nas bibliotecas, para pessoas com deficiência visual e baixa visão. São eles: 

Lupa eletrônica, que amplia textos e alto contraste  

Scanner com linha braile, que lê textos e converte em áudio e em braile simultaneamente. 

Cães-guia e cães de serviço acompanhantes de pessoas com deficiência são bem-vindos aos espaços do Sesc. 

Procure o atendimento nas Bibliotecas e Espaços de Leitura nas seguintes Unidades do Sesc:

  • 24 de Maio
    Rua 24 de Maio, 109, Centro, São Paulo
  • Avenida Paulista
    Avenida Paulista, 119, Bela Vista, São Paulo
  • Belenzinho
    Rua Padre Adelino, 1.000, Belenzinho, São Paulo
  • Birigui
    Rua Manoel Domingos Ventura, 121, Vila Xavier,
  • Bom Retiro
    Alameda Nothmann, 185, Bom Retiro, São Paulo
  • Carmo
    Rua do Carmo, 147, Sé, São Paulo
  • Centro de Pesquisa e Formação
    Rua Dr. Plínio Barreto, 285 – 4º andar, São Paulo
  • Guarulhos
    Rua Guilherme Lino dos Santos, 1.200, Jardim Flor do Campo, Guarulhos
  • Jundiaí
    Av. Antônio Frederico Ozanan, 6600, Jardim Botânico, Jundiaí
  • Santo Amaro
    Rua Amador Bueno, 505, Santo Amaro, São Paulo
  • Santo André
    Rua Tamarutaca, 302, Vila Guiomar, Santo André
  • Santos
    Rua Conselheiro Ribas, 136, Aparecida, Santos
  • Sorocaba
    Rua Barão de Piratininga, 555, Jardim Faculdade, Sorocaba

Utilizamos cookies essenciais para personalizar e aprimorar sua experiência neste site. Ao continuar navegando você concorda com estas condições, detalhadas na nossa Política de Cookies de acordo com a nossa Política de Privacidade.