Conheça a exposição Cidadela Corpo, voltada ao público infantil, em cartaz no Sesc Pompeia

11/10/2022

Compartilhe:

Foto: Ivan Cruz

“Cidadela corpo”, exposição lúdica de casas-corpos, estará aberta ao público gratuitamente a partir do dia 12/10

Brincando na intersecção de vários campos artísticos (artes têxteis, teatro, autômatos), Cidadela Corpo é uma exposição voltada ao público infantil, onde os espectadores-atuantes passeiam por um território composto de casas-corpos, experimentando os limites do visível, do tátil, do audível e do palatável. A exposição se inicia no dia 12/10, quarta-feira, e deve permanecer até 18/12, domingo, no Sesc Pompeia.

“Cidadela” é um tipo de fortaleza ou fortificação, situada num lugar estratégico, visando a proteção de uma cidade. O projeto, concebido, criado e coordenado pela artista, cenógrafa e figurinista Maria Zuquim, é formado por 15 miniaturas de casas construídas sobre o corpo da artista; reunidas, as casas-corpos são dispostas numa pequena fortificação, em formato concêntrico, onde os detalhes de cada objeto atraem a atenção dos visitantes às noções de pluralidade, alteridade, inclusão e cultura de sustentabilidade.

O percurso será guiado pelo som da água, do vento, do pisar na terra e do crepitar do fogo. “O momento em que estamos vivendo evidencia a necessidade de estimular na infância o senso crítico fundamentado nestes conceitos e de fortalecer o potencial transformador da arte e da educação para romper padrões arraigados em nossa sociedade”, comenta a idealizadora.

Foto | Mônica Cardim

As casas são estruturadas com metal e bambu recobertos por tecido, utilizando técnicas de modelagem de vestuário para dar a tridimensionalidade ao material. A proposta para o acabamento do interior das casas é de criar uma relação altamente lúdica entre as texturas do corpo e as texturas dos materiais estampados, bordados e costurados. Com portas, janelas e mobiliário, cada casa conta uma história, utilizando recursos de teatro de animação, arte eletrônica e construção de autômatos. As histórias narradas serão acompanhadas por trilha sonora autoral, assinada por Leonardo Martinelli.

“Nossa casa é o corpo que habitamos”: a ideia do corpo como um espaço de diversidade no funcionamento orgânico, subjetivo e social é exteriorizada na construção artística de uma cidade viva e múltipla, que, muito além de passível à contemplação, instiga o criar. A base dos roteiros – criada por Maria Zuquim, Heloisa Pires Lima e Juliana Notari – das casas seguirá a estrutura entrelaçada entre casa, corpo e natureza. Na recepção e na saída do público, estarão as Casa Infância (quintal/tato/vento) – distribuindo as sementes e iniciando o enraizamento da exposição – e Casas Memória (janela/olhos/cavernas) – entre monóculos e caleidoscópio, o espectador-atuante poderá abrir os olhos à confecção dos objetos ali expostos.

Segundo Maria Zuquim, “imagina-se que ao entrar em contato com cada detalhe da exposição, toda pensada na escala infantil, as crianças se sintam à vontade para expressar seus próprios olhares sobre seus corpos, desejos e sobre a cidade. E, para isso, o espaço irá proporcionar ainda um momento em que elas possam desenhar e compartilhar esses seus olhares.”

Haverá ainda no local uma oficina ministrada por Maria chamada “Mini-Mundos: construção de espaços”; além desta, “Habitantes: construção de marionetes de vara” (Juliana Notari), “Poemas Mecânico-Visuais” (Eduardo Salzane) e “Vídeo Memória” (Paulo Pereira). Artistas participantes da exposição e equipe do Sócio-Educativo do Sesc Pompeia participarão do ciclo de debates “Território da Infância e a Arte”. Para mais informações, acesse o site do Sesc.

No fim, o desejo é de criar em si mesmo a própria obra e, usando os versos de Arnaldo Antunes, chamar:

A casa é sua

Por que não chega agora?

Até o teto tá de ponta cabeça porque você demora

SOBRE MARIA ZUQUIM

Foto | Mônica Cardim

Premiada artista, cenógrafa, figurinista e educadora entende a arte e a educação como potências transformadoras. Com sua trajetória dedicada em grande parte ao público infantil, trabalha com o universo onírico e fantástico para contar histórias. É uma criadora que se ramifica entre muitos suportes, matérias, técnicas e expressões, quase sempre costuradas pelas artes têxteis. A amplitude de sua produção aparece em seus distintos trabalhos como: o quadro bordado vencedor do Concurso CONTRASTES MAB FAAP; intervenção interativa “Fauna InFesta”, na exposição Augusto de Campos no Sesc Pompeia; e as direções de arte dos espetáculos “O Príncipe Feliz”, premiado pelo 13° Festival Cultura Inglesa; “Mário e as Marias”, premiado pelo APCA; “Os Saltimbancos”, indicado ao prêmio FMSA. Atualmente dedica-se à “Cidadela”, exposição aprovada e captada pela Lei Rouanet.

SERVIÇO

Exposição
Cidadela Corpo
https://www.exposicaocidadela.art/
11 de outubro a 18 de dezembro de 2022
Terça a domingo (e feriados), das 10h às 17h
Local: Espaço de Brincar (Área de Convivência)
Grátis. Livre

Oficinas gratuitas, com retirada de senhas com 30 minutos de antecedência 
Mini Mundos
 
com Maria Zuquim
Dia: 12/10, Quarta-feira, das 11h às 13h e 23/10, Domingo, das 15h às 17h.
Local: Oficinas de Criatividade. Livre. Grátis

Habitantes – Construção de marionetes de vara
com Juliana Notari
Dia: 12/10, Quarta-feira, das 15h às 17h.
Local: Oficinas de Criatividade. Livre. Grátis

Imaginários da CIDADELA – Vídeo Memória
com Paulo Pereira
Dia: 12/10, Quarta-feira, 16 e 30/10, Domingos, das 15h às 17h
Local: Oficinas de Criatividade. Livre. Grátis

Poemas Mecânicos-Visuais
com Du Salzane
Dia: 12/10, Quarta-feira, 16 e 30/10, Domingos, das 15h às 17h
Local: Oficinas de Criatividade. Livre. Grátis

Sesc Pompeia
Rua Clélia, 93 – São Paulo – Tel. +55 11 3871.7700 

sescsp.org.br/pompeia 

Conteúdo relacionado

Utilizamos cookies essenciais para personalizar e aprimorar sua experiência neste site. Ao continuar navegando você concorda com estas condições, detalhadas na nossa Política de Cookies de acordo com a nossa Política de Privacidade.