Cultura no Prato: História da Gastronomia

10/03/2017

Compartilhe:

Uma garfada basta para sermos transportados: o gosto acolhedor da infância em um pedaço de bolo, o tempero inconfundível do destino das últimas férias.

Os sabores, afinal, podem ser deliciosos condutores de viagens no tempo e espaço. É essa a proposta do projeto Cultura no Prato, que desde 2012 alia cultura e culinária em almoços regados a conhecimento no Sesc Bom Retiro.

Já foram apresentadas as culinárias de diferentes regiões e estados do Brasil e de outros países. Neste ano, vamos abordar a relação entre a comida e temas como história, arte, cinema e religião”, conta Cleizer Aliete Marques, nutricionista e coordenadora da área de Alimentação do Sesc Bom Retiro.

primeira edição de 2017, em fevereiro, teve a presença de Cintia Alfieri Gama Rolland, historiadora, mestre em arqueologia e doutora em religião egípcia pela EPHE – Sorbonne. Durante o encontro, ela relacionou história e gastronomia, apresentando mitos da Antiguidade Greco-romana. Alguns costumes da época reverberam na nossa alimentação até hoje, a começar pela tríade alimentar – azeite, trigo/pão e vinho.

Após a vivência, a EOnline conversou com Cintia sobre o ato de comer como laço social e os mitos da alimentação – da feijoada à dieta paleolítica. Além disso, o chef Marcelo Malta, responsável pela elaboração do menu, explicou como criou os pratos a partir dos ingredientes elencados pela historiadora.

Logo abaixo do vídeo, você encontra a receita do prato principal, o Cozido de carne de porco com legumes.

(Vídeo: Cris Komesu e Nadya Librelon)

Curiosidade: O primeiro livro de receitas do ocidente de que se tem notícias é chamado de De Re Coquinaria ( a Arte de cozinhar) e teria sido escrito por Marco Gávio Apício, um epicurista que viveu durante o reinado de Tibério, no primeiro século d.C. Ele traz um compêndio das receitas culinárias da Roma Antiga, embora a descrição dos pratos não apresente a quantidade de nenhum ingrediente. Durante a oficina, Cintia apresentou uma das receitas do livro: Ovos com mel. Assista: 

Um trecho traduzido do livro você encontra aqui.
 

>>> A próxima edição do Cultura no Prato acontece em 27 de Abril, com o tema Comida de Cinema e participação do chef Luís Fernando Perin.

Conteúdo relacionado

Utilizamos cookies essenciais para personalizar e aprimorar sua experiência neste site. Ao continuar navegando você concorda com estas condições, detalhadas na nossa Política de Cookies de acordo com a nossa Política de Privacidade.