Dança, pesquisa e criação artística em foco

11/04/2023

Compartilhe:

Projeto “Dança em Pesquisa”, do Sesc Campinas, enfatiza discussão sobre o pensamento e a produção contemporâneos na dança em ano de quinta edição da Bienal Sesc de Dança na cidade.

Pela quinta vez, o Sesc Campinas vai abrigar, ainda em 2023, mais uma edição da Bienal Sesc de Dança, que tem por objetivo fomentar e apresentar a produção de dança contemporânea, tanto nacional quanto estrangeira. Campinas é um campo fértil no que se refere a produção contemporânea de dança, em decorrência da criação, em 1985, do curso de graduação em Dança da Unicamp. E o Sesc contribui para esse cenário com sua programação regular presencial e on-line na linguagem.

Para aprofundar essa relação e investir na formação de plateia, o Sesc inicia este mês, o projeto “Dança em Pesquisa”, voltado à apresentação e reflexão sobre a relação entre o ensino, o aprendizado e a criação artística em dança. “Composto por diferentes apresentações, bate-papos e oficinas, o “Dança em Pesquisa” enfatiza o olhar e o protagonismo da pessoa que faz a direção, a orientação e a pesquisa das ações apresentadas e sua relação com quem estuda, aprende e se forma como bailarino/a profissional”, explica Cássio Quitério, técnico de programação de Dança. “A proposta é avaliar como essa relação se converte na criação artística, contribuindo para o desenvolvimento no cenário da dança contemporânea profissional na região e no Brasil”.

Até junho, a primeira etapa do projeto traz cinco apresentações com intérpretes formadas e formados na Unicamp, e dirigidas por professoras de Dança daquela universidade. Complementam as apresentações bate-papos e mais quatro oficinas práticas e teóricas oferecidas pelas mesmas professoras. Segundo Quitério, a parceria beneficia as duas instituições. “O processo objetiva aproximar o público do processo criativo de um espetáculo. E para a universidade interessa ampliar o acesso aos desdobramentos do trabalho que foi desenvolvido em sala de aula fora do ambiente acadêmico”, aponta.

A coordenadora  de Graduação do Curso de Dança do Instituto de Artes da Unicamp, Larissa Turtelli, reitera a importância da parceria. “O Curso de Dança da Unicamp existe há quase 40 anos e, nesses anos todos, nós formamos diversos profissionais da Dança que estão atuando efetivamente em diferentes áreas, por exemplo, como intérpretes-criadores de grupos independentes, curadores, coreógrafos, professores de dança, entre outros. A gente desenvolveu um saber construído por meio de muita pesquisa em dança, que envolve laboratórios de dança, pesquisas de campo, leitura e escrita de artigos, pesquisas com as novas tecnologias… A gente quer, por meio dessa parceria com o Sesc Campinas, difundir essas pesquisas desenvolvidas para a população de Campinas. Muitas vezes os trabalhos vão para outras cidades e são apresentados dentro da universidade e acabam não tendo uma visibilidade para as pessoas da própria cidade que sedia a Unicamp. Vemos essa parceria com o Sesc como algo muito enriquecedor para fomentar a área profissional da dança na cidade de Campinas e região”, afirma Larissa.

Sobre saias - cred Letícia Campos
Sobre Saias, Chifres e Bandeiras. cred. Letícia Campos

Criado para ser permanente na programação do Sesc, o “Dança em Pesquisa” começa com o espetáculo Sobre Saias, Chifres e Bandeiras (Dia 14/4, sexta, às 20h, no Teatro, entrada franca). O espetáculo de dança-teatro foi criado dentro do método Bailarino-Pesquisador-Intérprete (BPI) a partir de pesquisas de campo realizadas em conjunto pelas intérpretes na manifestação cultural da Catira, e pesquisas individuais feitas em Folias de Reis e com Vaqueiros, em caráter de Iniciação Científica. Permeado pelo afeto à flor da pele do universo da cultura caipira e sertaneja, a montagem traz um entrelaçamento do que as vivências em campo despertaram nos corpos das intérpretes, com suas histórias de vida pessoais e histórias inventadas. Nesse processo surgiram as personagens Rosa e Maria. Rosa carrega a dicotomia entre controle e liberdade de um corpo humano-bicho que se sente invadido, incompleto; e Maria, que é moradora de rua, busca pelo seu espaço, por visibilidade. Poder, domínio, defesa de seu território, orgulho, medo, julgamentos, raiva e revolta movem Rosa em sua história que se encontra com a de Maria. Juntas, elas são mais fortes, se apoiam e se respeitam em suas diferenças, dançam a liberdade de ser inteiras em suas existências. Com direção de Larissa Turtelli e Paula Caruso, professoras de Dança da Unicamp, a montagem tem Cami Felice e Letícia Araujo de Andrade no elenco. Retirada de ingressos limitados na Loja Sesc, no dia da atividade, a partir das 18h.

Ainda em abril, será apresentado o espetáculoInterferências(Dia 28/4, sexta, às 20h, no Teatro, entrada franca). A montagem integra as linguagens de dança contemporânea, música, novas mídias e tecnologia, investigando as relações interpessoais a partir do contato tecnológico, evidenciando as facilidades e vícios provocados por tal interação. Elementos de captura de movimento, de interferência sonora, de transmissão ao vivo e de iluminações que se entrecruzam compõem a visualidade da obra. Com direção da bailarina, pesquisadora e professora de Dança da Unicamp Daniela Gatti e do artista multimídia Guilherme Zanchetta, o espetáculo é encenado por Ana Luiza Gomes Przsiczny, Isadora Alonso Faustino, Maria Isabel Torres dos Santos, Nicolly Karoline Moreno Lapa e Rafaella Ferreira Costa. Retirada de ingressos limitados na Loja Sesc, no dia da atividade, a partir das 18h.

Na sequência da primeira apresentação, será realizada a oficina Corpo Território (Dia 16/4, domingo, das 11h às 14h, no Espaço Arena, com entrada franca). A oficina propõe uma reflexão sobre encontrar o movimento que vive no corpo pelo contato com o solo, da escuta dos tambores reverberando no peito e do despertar de memórias ancestrais. A coragem da investigação das memórias pessoais e inventadas que estão impregnadas no próprio corpo. Uma vivência com base no método de criação em dança BPI tendo como fundamento sentidos e simbolismos presentes em tradições ancestrais brasileiras. Com Larissa Turtelli, bailarina, pesquisadora e professora de dança da Unicamp. Inscrições limitadas no local e no horário do início da atividade.

oficina impulsos - cred Letícia Campos
Impulsos – Movimento, Som, Tecnologia. cred. Letícia Campos

A segunda oficina é Impulsos – Movimento, Som, Tecnologia (Dia 29/4, sábado, das 11h às 14h, no Teatro, com entrada franca). Nesta oficina o objetivo é explorar a dança a partir da interação com dispositivos tecnológicos. Será utilizado o aplicativo Movie Guitar, criado por Jonatas Manzolli (professor do departamento de Música da universidade), fazendo explorações sonoras com os celulares dos participantes; além de projeções de imagens para explorar a sobreposição de movimentos entre vídeo e dança. Com a professora Daniela Gatti e o artista multimídia Guilherme Zanchetta. Inscrições limitadas no local e no horário do início da atividade.

Maio e Junho

Já na primeira sexta-feira de maio, dia 5/5, será a vez das apresentação “Ferida, um encontro em dois Atos”, dirigido pela professora Silvia Geraldi, que também oferece a oficina “Improvisação na cena: um encontro para com/por dança”, no dia 6/5.

Desvaneio”, dirigido pela professora Ângela Nolf é a apresentação do dia 19/5, seguida da oficina “O corpo contemporâneo e técnicas da dança clássica”, no dia 20/5.

A primeira etapa do “Dança em Pesquisa”, se encerra com a apresentação de “Katharsis”, com direção de Mariana Baruco, que será apresentado no Espaço Arena do Sesc Campinas no dia 2/6.

Serviço

Sobre Saias, Chifres e Bandeiras (Espetáculo)
Dia 14/4, sexta, às 20h
Teatro. Grátis. 12 anos
Retirada de ingressos limitados na Loja Sesc, no dia da atividade, a partir das 18h.

Corpo Território (Oficina)
Dia 16/4, domingo, das 11h às 14h
Espaço Arena. Grátis. 14 anos
Com Larissa Turtelli, bailarina, pesquisadora e professora de dança da Unicamp.
Inscrições limitadas no local e no horário do início da atividade.

Interferências (Espetáculo)
Dia 28/4, sexta, às 20h
Teatro. Grátis. 14 anos
Retirada de ingressos limitados na Loja Sesc, no dia da atividade, a partir das 18h.

Impulsos – Movimento, Som, Tecnologia (Oficina)
Dia 29/4, sábado, das 11h às 14h
Teatro. Grátis. 16 anos
Com Daniela Gatti, bailarina e professora de dança da Unicamp e Guilherme Zanchetta, artista multimídia.
Inscrições limitadas no local e no horário do início da atividade.

Ferida, um encontro em dois Atos (Espetáculo)
Dia 5/5, sexta, às 20h
Teatro. Grátis. 14 anos
Retirada de ingressos limitados na Loja Sesc, no dia da atividade, a partir das 18h.  

Improvisação na cena: um encontro para com/por dança (Oficina)
Dia 6/5, sábado, das 11h às 14h
Teatro. Grátis. 16 anos
Com Silvia Geraldi, bailarina e professora da Unicamp e participação de intérpretes do espetáculo “Ferida”.
Inscrições limitadas no local e no horário do início da atividade.

Desvaneio (Espetáculo)
Dia 19/5, sexta, às 20h
Teatro. Grátis. 14 anos
Retirada de ingressos limitados na Loja Sesc, no dia da atividade, a partir das 18h.  

O corpo contemporâneo e técnicas da dança clássica (Oficina)
Dia 20/5, sábado, das 11h às 14h
Teatro. Grátis. 16 anos
Com Ângela Nolf, bailarina e professora da Unicamp.
Inscrições limitadas no local e no horário do início da atividade.

Katharsis (Espetáculo)
Dia 2/6, sexta, às 20h
Espaço Arena. Grátis. 14 anos
Retirada de ingressos limitados na Loja Sesc, no dia da atividade, a partir das 18h.

Conteúdo relacionado

Utilizamos cookies essenciais, de acordo com a nossa Política de Privacidade, para personalizar e aprimorar sua experiência neste site. Ao continuar navegando, você concorda com estas condições.