Das ruas para o Sesc Verão: experimente movimentos do passinho ao parkour

12/01/2022

Compartilhe:

Foto: Claudia Oliveira (foto tirada antes da pandemia de Covid-19)

Quer dançar, saltar ou grafitar? O Sesc Verão vai te ensinar! Pra te ajudar a praticar de forma constante atividades que trazem prazer e bem-estar, selecionamos seis programações para você experimentar e ainda conhecer melhor algumas culturas urbanas. Preparado?  

#1 Breaking 

Foto: Divulgação (foto tirada antes da pandemia de Covid-19)

Nosso primeiro passo é de Breaking! A dança urbana vai virar esporte olímpico em 2024, mas, antes, chega à programação do Sesc Verão para você conhecer.   

No Sesc Itaquera, acontece o Breaking na Quebrada – São Mateus Em Movimento, com a Confederação Brasileira de Breaking – CBRB. Em uma aula aberta, o público conhece um pouco mais sobre os quatro elementos que compõem a cultura hip-hop: dança DJ, MC e grafitti.  

Sesc Santo André também realiza uma aula aberta de Breaking em que os participantes conhecem movimentações chamadas de Top Rocks, Footworks e Freezes.  

>> Saiba como participar em Itaquera 

>> Saiba como participar em Santo André  

#2 Hip Hop 

Hip Hop
Fotos: Bia Patrocínio, Felix Pimenta e Black One

Que tal se aprofundar mais na cultura Hip Hop? Então se liga que o Sesc Santo Amaro vai realizar a atividade Vivências de Hip-hop e Danças de Rua. A proposta é divulgar e experimentar diferentes danças no contexto da black music. 

As rodas de Hip Hop também acontecem no Sesc Pinheiros. Black Onee, Bianca Patrocínio e Felix Pimenta ajudam os participantes a desenvolver a autoestima e quebrar as barreiras da timidez. Os encontros são finalizados com uma batalha, ou uma roda, para apresentar os movimentos desenvolvidos e estimular os participantes a novos desafios.   

E no Sesc Avenida Paulista, a Jam de Danças Urbanas apresenta ao público o trabalho de improvisação das linguagens das danças urbanas: Breaking, Popping, Locking e Waacking. Envolve diversão, atividade física, interatividade e aprendizado.  

>> Saiba como participar no Avenida Paulista 

>> Saiba como participar em Pinheiros 

>> Saiba como participar em Santo Amaro 

#3 Passinho 

d
Foto: canva.com

Quer se jogar no passinho? Então vem que a dança está em alta neste verão! Considerado uma variação do funk carioca, o passinho mistura movimentos de diversos estilos, como break, hip hop, frevo e afro. Você pode montar sua coreografia no Sesc BauruPinheiros Santana. As unidades prepararam atividades que possibilitam uma imersão neste universo, com trabalhos que expressam os movimentos e a força da cultura periférica. 

>> Saiba como participar em Bauru 

>> Saiba como participar em Pinheiros 

>> Saiba como participar em Santana 

#4 Vogue 

Foto: Pixabay

Vogue ou voguing é uma dança altamente estilizada que se caracteriza por posições típicas de modelos com movimentos angulares e lineares de braços, pernas e tronco. Nesta atividade do Sesc Araraquara, o espaço é livre para dançar, desafiar-se e movimentar-se. Chame aquela pessoa que gosta de dançar e venham juntos curtir esse movimento! 

>> Saiba como participar 

#5 Grafitti  

Foto: Divulgação

Para quem quer aprender técnicas de grafite, o Sesc Birigui preparou a Oficina de Grafite. No curso introdutório, o designer Carlão Bernini apresenta técnicas artísticas básicas e contextualiza a importância da street art na comunicação e expressão no meio urbano. 

>> Saiba como participar 

#6 Parkour 

Foto: canva.com

A nossa última dica é para praticar algo em área urbana ou rural: o Parkour, uma atividade recreativa e desportiva, desenvolvida como um método de treinamento que permite ao indivíduo ultrapassar obstáculos e deslocar-se de forma rápida, eficiente e segura utilizando somente as habilidades e capacidades do corpo. A atividade, que acontece no Sesc Piracicaba, terá monitoria permanente para ajudar e orientar os participantes.   

>> Saiba como participar  

E o Sesc Verão não para! Até o dia 14 de fevereiro, as unidades do Sesc em São Paulo recebem programação da campanha mais quente do ano.  

E LEMBRE-SE: A entrada em todas as unidades do Sesc SP só é permitida após a apresentação do comprovante das duas doses (ou dose única) da vacina contra a Covid-19, para maiores de 12 anos, e documento com foto. O uso de máscara cobrindo boca e nariz continua obrigatório. 

— 

Sesc Verão é uma ação em rede do Sesc São Paulo que está em sua 27ª edição. Neste ano, o objetivo da campanha é convidar o público a pensar sobre a importância do lazer no seu cotidiano, com diversas atividades on-line e presenciais. Além de reforçar o lugar do Sesc como um espaço que favorece o direito ao lazer, de forma ampla, plural, com respeito, cuidado e segurança para pessoas de todos os perfis.    

Acompanhe a programação em sescsp.org.br/sescverao

Conteúdo relacionado

Utilizamos cookies essenciais para personalizar e aprimorar sua experiência neste site. Ao continuar navegando você concorda com estas condições, detalhadas na nossa Política de Cookies de acordo com a nossa Política de Privacidade.