Diálogos sobre o lançamento da ação Cuidar de Quem Cuida: Redes de Apoio e Cuidados

31/01/2022

Compartilhe:

Integrando o Programa Espaço de Brincar, do Sesc São Paulo, a ação Cuidar de Quem Cuida tem como horizonte cuidadoras e cuidadores de crianças da Primeira Infância (entre 0 e 6 anos). Em sua terceira edição traz o tema Redes de Apoio e Cuidados, considerando que estas redes podem ser formadas por pessoas e instituições com as quais se constituem interações regulares formais ou informais, no sentido de constituir espaços de escuta, diálogos, reconhecimento e pertencimento.

Entre os assuntos destacados para esta edição, estão diferentes atores sociais do cuidado, dentre eles destacamos: outros familiares para além de pai e mãe, profissionais da educação formal e não-formal, profissionais da saúde, cuidadora(e)s de crianças com deficiência e pessoas que auxiliam cuidadora(e)s em situação de vulnerabilidade.

Inclusive, no que tangencia o contexto da Pandemia de Covid-19, vale dizer que trazer para as discussões dos efeitos coletivos e positivos das Redes de Apoio e Cuidados são fundamentais para a recuperação de um modo de ser-estar no mundo baseado no cuidado como determinante para o enfrentamento de situações de adversidade e o processo de resiliência de cuidadoras e cuidadores.

A terceira edição teve seu inicio com um bate-papo virtual, no dia 14 de agosto, pelo canal de Youtube do São Paulo, dentro do Sesc Ideias.

Com a participação de: Clélia Rosa, pedagoga, mestre em Educação pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP), atua nos temas de educação infantil, educação e diversidade cultural, culturas infantis, formação de professores/as e metodologias de promoção da igualdade racial; Maria Beatriz Linhares, psicóloga e professora do Departamento de Neurociências e Ciências do Comportamento da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto, Universidade de São Paulo, coordenadora do LAPREDES – Laboratório de Pesquisa em Prevenção de Problemas de Desenvolvimento e Comportamento da Criança e membro do Comitê Científico do NCPI – Núcleo de Ciência pela Infância e do IVEPESP – Instituto para Valorização da Educação e da Pesquisa no Estado de São Paulo; e Viviane de Paula, assistente social em Varas da Família e Vara da Infância e Juventude do TJSP, mestre e doutoranda em Serviço Social pela PUC-SP, professora dos cursos de graduação e pós-graduação do Centro Universitário Assunção – UNIFAI, militante pela afirmação dos direitos da criança e do adolescente. Mediação e apresentação de Andrea Fonseca, assistente da Gerência de Estudos e Programas Sociais do Sesc São Paulo, no núcleo de Infâncias e Juventudes.

Assista:

Veja mais sobre o assunto aqui.

_________

Sesc Ideias

Ação do Sesc São Paulo, que abre um espaço para troca de ideias nos mais variados campos de atenção das questões do contemporâneo, daquilo que nos sustenta enquanto sociedade e enquanto cidadãos. Assista em youtube.com/sescsp.

A ação se soma às atividades que vêm sendo realizadas para manter a missão educativa do Sesc ativa na internet, no período em que as unidades permanecem fechadas para prevenção ao coronavírus. Fique #EmCasaComSesc e acompanhe o portal, as redes sociais do @SescSP e das unidades.

Conteúdo relacionado

Utilizamos cookies essenciais para personalizar e aprimorar sua experiência neste site. Ao continuar navegando você concorda com estas condições, detalhadas na nossa Política de Cookies de acordo com a nossa Política de Privacidade.