Ed. 81 – Envelhecimento Humano: A Perspectiva de Filósofos e Pintores da Antiguidade

05/01/2022

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Por Marcelo de Maio Nascimento

Resumo
O envelhecimento humano se apresenta como um dos principais fenômenos da sociedade moderna e grande desafio futuro para os governantes. Dentre os obstáculos para o tratamento da questão há o preconceito criado ao longo dos anos, que considera o idoso titular de um desempenho físico e cognitivo deficitário, logo um indivíduo frágil. Entretanto, a idade cronológica não pode ser assumida como um indicador do envelhecimento. O presente trabalho teve como objetivo abordar a visão de filósofos e pintores sobre o envelhecimento, em especial conhecer como a idade foi apresentada nas obras e discutir a origem do termo velho e velhice e suas relações com o envelhecimento. O texto foi dividido em duas partes, o modo como filósofos das civilizações orientais e ocidentais descreveram o envelhecimento ao longo dos séculos e a relação de pintores do período renascentista e expressionista com as questões do estudo. Concluiu-se que a forma como filósofos e pintores destacaram o envelhecimento pode ser assumida como reflexo de aspectos sociais, culturais e políticos de suas épocas. Suas impressões transitaram desde a valorização da sabedoria e respeito às gerações antigas até as visões depreciativas que fortaleceram o termo velho-velhice.

Palavras-chave: envelhecimento; filosofia; arte; gerontologia.

Abstract
Human aging presents itself as one of the main phenomena of modern society and a major future challenge for government officials. Among the obstacles to addressing the issue are the prejudices created over the years that consider older adults holding a deficient physical and cognitive performance, therefore a fragile individual. However, chronological age cannot be taken as an indicator of aging. The present text had as objective to approach the philosophers and painters vision about the aging, in particular, to know the ways in which the age was presented in the works, and to discuss the origin of the term old and old age and its relations with the aging. The text was divided into two parts, the way in which philosophers of Eastern and Western civilizations described aging over the centuries, and the relationship of painters from the Renaissance and Expressionist periods to the issues of study. It was concluded that the way in which philosophers and painters highlighted aging can be assumed as a reflection of social, cultural and political aspects of their times. His impressions went from the valorization of wisdom and respect for the old generations to derogatory visions that strengthened the term old-age.

Keywords: aging; philosophy; art; gerontology.

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