Em outubro Sesc integra a programação do evento mundial Diálogos da Cultura Oceânica

07/10/2022

Compartilhe:

Pra cego ver: Foto horizontal colorida. Em primeiro plano uma onda em tons de azul, quebrando em alto mar. Atrás desta já uma outra onda e ao fundo, o céu azul com nuvens. Fim da descrição.

O Sesc, por meio das unidades Santos e Bertioga, apoia e integra a programação do evento internacional Diálogos da Cultura Oceânica, que acontece de 10 a 14 de Outubro de 2022. A unidade de Santos conta ainda com uma programação no dia 15 deste mês.

O Sesc São Paulo desenvolve permanentemente uma série de ações de educação para a sustentabilidade e a participação no evento reforça o compromisso do Sesc nesse âmbito.

Sobre o evento

Diálogos da Cultura Oceânica é organizado pela Unesco, Programa Maré de Ciência (Unifesp) e Prefeitura de Santos. Como parte das discussões da Década do Oceano, firmada pela ONU até 2030, o evento vem para celebrar, sensibilizar, engajar, debater, vivenciar e comunicar a Cultura Oceânica e promover a troca de conhecimentos sobre a conexão da sociedade com o oceano e a sustentabilidade.

A Cultura Oceânica aborda múltiplos assuntos que envolvem a influência do oceano em nossas vidas e como nós, enquanto sociedade, influenciamos no oceano, considerando suas características e especificidades. A iniciativa teve origem na Conferência dos Oceanos da ONU, realizada em junho deste ano em Lisboa, quando a UNESCO promoveu a primeira edição do Diálogos da Cultura Oceânica, que agora passa a acontecer em diversos países, a começar pelo Brasil.

A programação é composta por uma série de atividades destinadas a integrarem o conhecimento científico por temas e públicos específicos, como: comunicadores, educadores do ensino formal e ensino não formal, setor portuário, comunidades tradicionais, como caiçaras, quilombolas e indígenas, gestores públicos, empresas e sociedade em geral. Estão programadas sessões de discussão e uma ampla variedade de ações de integração e divulgação em diferentes espaços da cidade de Santos, com o intuito de oferecer opções únicas de envolvimento com a Cultura Oceânica.

É possível conferir a programação completa do evento dialogosdaculturaoceanica.com.br

Programações das Unidades do Sesc

Sesc Santos

Projeto Água Viva

Veículo itinerante, com equipamentos e informações sobre conservação, que traz aos espaços a discussão sobre a conservação da água desde a sua captação até o destino final, os oceanos. Veículo comprado pela Secretaria de Meio Ambiente (SEMAM) de Santos e adquirida com investimento do Fundo Estadual de Recursos Hídricos (FEHIDRO). Mediada pela educadora e bióloga da Secretaria do Meio Ambiente Santos, Sandra Pivelli.  Os recursos hídricos são necessários para nossa existência, a saúde dessa água está diretamente ligada como a forma que cuidamos desse recurso e seu destino final acaba sendo o oceano, parar para refletir sobre o percurso dessa água é entender como podemos influenciar as condições dos oceanos e assim perceber que apodemos interagir, agir e prever o oceano que queremos trocando conhecimentos e conexão para um movimento sustentável.

Presencial no Sesc Santos – Livre
Dia 11/10, terça, das 9h às 11h e 15h às 17h 
Grátis

Encontros de Saberes: Oceanos e Mudanças Climáticas

Ciclo de debates sobre a relação entre mudanças no oceano e no clima, unindo conhecimentos científicos e saberes ancestrais de povos e comunidades tradicionais.      

Abertura às 15h30 – Apresentação Coral Guarani Mborai Mirim   

16h às 18h: MESA 1 – PASSADO-PRESENTE
O que o passado e a formação do planeta nos ensinam sobre o clima? Como a ação humana transformou o mundo, e o clima? Quais as teorias presentes na academia e nas cosmogonias originárias? Em que ponto estamos, o que está acontecendo hoje: eventos climáticos extremos que antes não havia… Quais as consequências socioambientais das mudanças climáticas? O que já não é mais possível reverter? Como isso impacta as comunidades tradicionais?  

Convidades
Cristine Takuá, liderança indígena do povo Maxakali, e do geólogo Cristiano Chiessi. Mediação do geólogo Vinícius Ribau Mendes.

Intervalo – das 18h às 19h: Exposição de artesanato indígena e caiçara       

19h às 21h: MESA 2: FUTURO-PRESENTE
Quais as previsões para o futuro, pela ciência e pelas cosmovisões tradicionais? Quais as ações possíveis para transformar esse futuro e reduzir os danos? O que é possível reverter, ou refrear? Como os povos e comunidades estão modificando seus meios de vida e incorporando novas abordagens para lidar com essas transformações trazidas pelas mudanças climáticas? Quais tecnologias a ciência e as comunidades tradicionais possuem ou têm desenvolvido para atuar nesse futuro-presente?

Convidades
Sineia Wapichana, gestora ambiental, e do antropólogo Renzo Taddei. Mediação de Marina Guzzo, Professora Associada da Unifesp no Campus Baixada Santista.

21h: Encerramento – Apresentação de Fandango Caiçara Raízes da Jureia

Presencial no Sesc Santos – Livre
Dia 13/10, quinta, das 15h30 às 21h30
Grátis

Observação de Aves Limícolas na orla de Santos

Pra cego ver: Foto horizontal colorida. Ave maçarico-branco anda sobre a areia molhada. Ao fundo, a orla do mar. Fim da descrição. Karina Ávila, do Projeto Aves Limícolas/Wader Quest Brasil

Caminhada na orla para entender e identificar as aves limícolas e sua relação como indicadores das mudanças climáticas. Com Carla Loba, agente de educação ambiental do Sesc Santos, e os ornitólogos (especialistas em aves) Odemir de Freitas e Bruno Lima.  

 Observar as aves é uma forma de nos atentar de como estamos nos relacionando com o nosso entorno, se é diverso e inclusivo ou restrito e excludente. Nessa caminhada com os ornitólogos pela orla de Santos, conheceremos aves que dependem do ambiente marinho e quais suas estratégias de sobrevivência.

Presencial no Sesc Santos – 12 anosCaminhada na Praia de Aparecida, com saída da convivência do Sesc Santos
Dia 14/10, sexta, das 8h às 9h30 
Grátis

Encontro de Saberes: Oceanos e Mudanças Climáticas – Laboratório de Ideias

Laboratório de inovação cidadã para criação de projetos e propostas de ações práticas, com foco nos impactos das mudanças climáticas na Baixada Santista. Quais as problemáticas na Baixada Santista em relação às mudanças climáticas? Quais recursos (materiais, humanos e de saberes) temos disponíveis para atuar diante disso? O que é possível mobilizar coletivamente, juntando recursos e fazeres?

Presencial no Sesc Santos – 12 anos
Dia 14/10, sexta, das 10h às 18h  
Grátis. Inscrições até 10/10 em: inscricoes.sescsp.org.br

Ser Oceanos – Tchibum, tchuá, no oceano o que há?

O oceano é tão grande, gigante, que se divide em mais de um. O oceano é tão fundo, profundo que pouco se sabe desse mundo. Tão misteriosa quanto o oceano, é Olókun, rainha sereia que reina em suas profundezas. Mãe de todas as águas, Olókun é metade peixe e metade humana, sabe dos segredos dos bichos gente, sabe dos segredos dos bichos do mar… o que será que ela vem nos contar? 

Inspirados pelo mito de Olókun (em Yourubá, Olo:Dona – Okún: Oceano), os artistas contam curiosidades e abordam sobre a importância da preservação dos oceanos para a manutenção da vida do planeta. 

Presencial no Sesc Santos – Livre
Dia 15/10, sábado, das 17h às 18h   
Grátis. Retirada de ingressos 1h antes da atividade.

Sesc Bertioga

Mar sem Limites

Pra cego ver: Foto horizontal colorida. Duas mulheres em trajes de banho e sentadas em cadeiras de rodas semelhantes a triciclos são conduzidas na praia pelos realizadores da atividade. Os condutores e mais um grupo de outros realizadores ao redor usam colete amarelo com o logo do grupo. O dia está ensolarado. Ao fundo, o mar. Fim da descrição. Foto: Diego Bachiega

Aproveitar o dia próximo ao oceano. Vamos promover atividades adaptadas para pessoas com deficiência e mobilidade reduzida: banho de mar, vôlei sentado, remada com catamarãs adaptados e passeios de caiaque e canoa havaiana. Em parceria com o bicampeão sul-americano de kaiaksurf Bruno Guazelli Filho, que criou e adaptou equipamentos feitos com materiais flexíveis, proporcionando conforto e segurança.

Presencial no Sesc Bertioga – Livre – Praia da Enseada de Bertioga, em frente à portaria da praia do Sesc Bertioga
Dia 12/10, quarta, das 9h às 12h.
Grátis

Utilizamos cookies essenciais para personalizar e aprimorar sua experiência neste site. Ao continuar navegando você concorda com estas condições, detalhadas na nossa Política de Cookies de acordo com a nossa Política de Privacidade.