Esporte e Atividade Física do Sesc Santo André

01/01/2024

Compartilhe:

As atividades aqui definidas visam a estimular a ampliação das experiências relacionadas aos esportes e às atividades físicas, assim como a conscientizar para a importância da continuidade dessas práticas na vida cotidiana, para a melhoria da qualidade de vida e o bem-estar. A autonomia dos participantes, a integração, o respeito à diversidade e à inclusão social, o aprendizado e o desenvolvimento de habilidades corporais e cognitivas são pontos enfatizados.

Considerando-se que o Sesc entende os esportes e as atividades físicas como manifestações da cultura, busca-se uma abordagem que permita valorizar os aspectos simbólicos e suas possibilidades de apropriação em cada circunstância. Tal perspectiva pode agregar uma outra percepção sobre o corpo, reconhecendo-o em sua singularidade e na potência de inter-relações do indivíduo com o mundo.

Nesse sentido, diante do contexto atual, no qual múltiplos fatores têm contribuído para um aumento nos índices de sedentarismo mundial, as práticas esportivas e corporais são aliadas estratégicas para promover mudanças significativas.

Se você possui inscrição em um dos cursos do Sesc SP e ainda não retomou seus treinos, chegou a hora! Para participar, é necessário que a credencial esteja válida. No caso dos cursos de piscina, também é preciso estar com o exame dermatológico em dia. Pessoas com 60 anos ou mais devem apresentar atestado médico liberando para a prática de atividade física.

Para atualização de cadastro e documentação agende o atendimento na Central de Relacionamento Digital pelo site centralrelacionamento.sescsp.org.br ou app Credencial Sesc SP. É necessário fazer login no app ou no portal e acessar a opção Agendamento > Central de Atendimento.

Além disso, as unidades podem receber novas matrículas em todos os cursos da área esportiva. Mas atenção: as novas vagas serão disponibilizadas pelas unidades conforme distribuição e capacidade de atendimento. Então, caso não encontre vagas na unidade ou no curso que você deseja, pode ser que o início do atendimento seja feito futuramente.

PROGRAMA DE GINÁSTICA MULTIFUNCIONAL

Conhecido por GMF, o Programa de Ginástica Multifuncional vai além do trabalho que é feito numa academia convencional. Baseado em seu estilo de vida, cada aluno recebe um roteiro personalizado de exercícios e também pode participar de diferentes aulas coletivas. A GMF promove o desenvolvimento de habilidades motoras e de capacidades físicas de forma equilibrada. 

PROGRAMA DE PRÁTICAS CORPORAIS

Atividades que valorizam o autoconhecimento, a concentração e o controle respiratório por meio de práticas integrativas. As aulas utilizam diversas técnicas corporais orientais e ocidentais, como Yoga, Tai Chi Chuan, Pilates, Danças Circulares e Ritmos.

PROGRAMA DE ATIVIDADES AQUÁTICAS

Com os cursos de Condicionamento Físico Aquático e Práticas Aquáticas (natação e modalidades como nado artístico, surfe e mergulho) o Programa oferece experiências adequadas para cada faixa etária com o aprendizado e/ou o aperfeiçoamento de técnicas. O objetivo é desenvolver a autonomia e promover o prazer em estar e se movimentar na água. Para acessar as piscinas é preciso realizar exame dermatológico. Se necessário, agende um horário na Central de Relacionamento Digital.

PROGRAMA SESC DE ESPORTES

Cursos esportivos de modalidades individuais e coletivas com turmas a partir de 3 anos de idade. As aulas são pensadas de acordo com cada faixa etária. São mais de 20 modalidades entre esportes com Bola, Raquetes, Lutas, Ciclismo, Corrida, Ginástica Para Todos e multimodalidades. 

PERÍODO DE LIBERAÇÃO DE VAGAS REMANESCENTES

Toda 1ª e 3ª quinta-feira do mês, a partir das 14h, as unidades do Sesc São Paulo abrem as vagas que estiverem disponíveis para pré-inscrição nos cursos dos programas de Ginástica Multifuncional, Práticas Corporais, Práticas Aquáticas e o Programa Sesc de Esportes.

COMO CONSULTAR VAGAS DISPONÍVEIS 

Acessando o portal de Inscrições será possível visualizar as vagas disponíveis, filtrar a busca de acordo com o curso, dias da semana e horário de preferência. Além disso, acompanhe as redes sociais do Sesc Santo André e o Portal para ficar por dentro das novidades sobre os cursos que são oferecidos.   

Durante os primeiros 5 dias as vagas são exclusivas para credenciais plenas (titulares e dependentes). Após esse período, se houver vagas remanescentes, elas podem ser disponibilizadas para o público geral. 

O QUE FAZER DEPOIS DA PRÉ-INSCRIÇÃO 

Será necessário concluir a inscrição na Unidade no prazo de até 5 dias após realizar a pré-inscrição. Caso prefira,  é possível agendar um horário antecipadamente na Central de Atendimento através da Central de Relacionamento Digital ou pelo app Credencial Sesc SP – acesse o aplicativo disponível nas lojas Google Play e App Store. Pessoas menores de 18 anos devem estar acompanhadas de um responsável no momento da conclusão da inscrição.  

O QUE LEVAR PARA CONCLUIR A INSCRIÇÃO 

Ao realizar a pré-inscrição será enviado um e-mail com informações sobre a documentação necessária para inscrição.  

Pessoas com 70 anos ou mais devem apresentar atestado médico de liberação para a prática de atividade física. Para cursos de Unidades da cidade de São Paulo, menores de 15 anos também precisarão apresentar atestado médico. Nos municípios de Araraquara, Bauru, Santo André e Sorocaba, a apresentação do atestado médico é obrigatória para todas as idades. 

Certifique-se que o seu cadastro está atualizado antes de fazer a sua pré-inscrição.   
 

Conteúdo relacionado

Utilizamos cookies essenciais para personalizar e aprimorar sua experiência neste site. Ao continuar navegando você concorda com estas condições, detalhadas na nossa Política de Cookies de acordo com a nossa Política de Privacidade.