Está no ar a REVISTA E de maio de 22! Confira os destaques do mês

01/05/2022

Compartilhe:
   Leia a edição de maio/22 da Revista E na íntegra   

NESTA EDIÇÃO: NOVOS ROTEIROS PARA REPENSAR O TURISMO, A IMPORTÂNCIA DO BRINCAR, FIGURINOS DE ESPETÁCULOS DO CPT_SESC, MARIA FIRMINA DOS REIS, DENISE STOKLOS, SEBASTIÃO SALGADO, MULHERES INDÍGENAS NA LITERATURA E MUITO MAIS!

Viaje pelas páginas da Revista E de maio de 2022. A nova edição da publicação mensal do Sesc São Paulo está no ar!

A CAPA é ilustrada pela obra que ambienta uma das paredes do JAMAC – Jardim Miriam Arte Clube. Impressa em estêncil, a imagem foi produzida, em 2017, pelos artistas que compõem o coletivo fundado há quase duas décadas pela pintora, desenhista e gravadora Mônica Nador. A potência artístico-social deste espaço cultural é celebrada na mostra blz | ocupação Mônica Nador + JAMAC, em cartaz no Sesc Santo Amaro com pinturas em tecidos e uma série de atividades práticas nos próximos meses.

A REPORTAGEM PRINCIPAL (Repensar o Turismo – LEIA AQUI) reflete sobre o retorno da atividade turística a partir de novos mapas e roteiros que fomentam a economia local e valorizam a diversidade cultural de uma região. Convidamos o leitor a dobrar a esquina, descobrir outras narrativas e visitar novos universos dentro da sua própria cidade. Aproveite para conferir as novidades do processo de retomada dos roteiros do Turismo Social do Sesc São Paulo.

Repensar o Turismo, reportagem principal da edição de maio/22 da Revista E. Foto: Ricardo Ferreira
Repensar o Turismo, reportagem principal da edição de maio/22 da Revista E. Foto: Ricardo Ferreira

Outra REPORTAGEM deste mês (A Arte de Brincar – LEIA AQUI) defende a importância de se confiar no LIVRE BRINCAR, seja qual for o suporte ou local, como ação essencial para o desenvolvimento e expressão das crianças. Ao longo do texto, o leitor tem acesso aos destaques da programação da Semana Mundial do Brincar, evento que, anualmente, promove uma série de ações que reforçam a importância das atividades lúdicas na infância.

Reportagem defende a importância de se confiar no livre brincar. Imagem: Freepik
Reportagem da Revista E defende a importância de se confiar no livre brincar. Imagem: Freepik

Na ENTREVISTA desta edição (Essência Teatral – LEIA AQUI), a atriz e performer Denise Stoklos fala sobre processo criativo, influências artísticas, reflexos da pandemia na arte, velhice e família. Ela esteve recentemente em cartaz no Sesc 24 de Maio com o espetáculo Abjeto-Sujeito, no qual celebra o indizível da condição humana com textos de Clarice Lispector e canções de Elis Regina.

Denise Stoklos é a entrevistada de maio da Revista E. Foto: Matheus José Maria
Denise Stoklos é a entrevistada de maio da Revista E. Foto: Matheus José Maria

A seção ENCONTROS deste mês (Vozes Afroempreendedoras – LEIA AQUI) recebe a gestora cultural Adriana Barbosa. Uma das principais vozes do empreendedorismo negro no país, ela criou, com 20 e poucos anos de idade, a Feira Preta, um evento econômico-cultural com caráter étnico que se tornou o maior empreendimento do gênero na América Latina, movimentando mais de R$ 6,5 milhões em produtos feitos por e para negros. Neste papo, Adriana fala sobre o cenário do empreendedorismo negro no Brasil, aborda os desafios para a inclusão racial no ambiente organizacional e reflete sobre o combate ao racismo e ao machismo no mercado de trabalho.

Ouça o Encontros com Adriana Barbosa. Quem media o papo é a jornalista e editora da Revista E, Adriana Reis Paulics

No PERFIL deste mês (Insurgências de uma Pioneira – LEIA AQUI), conheça a trajetória única da escritora maranhense Maria Firmina dos Reis (1822-1917), primeira romancista negra brasileira e fundadora da literatura abolicionista no país. Ao longo das páginas, leia sobre os primeiros relatos escritos por Maria e reflita sobre o seu legado para a cultura brasileira. A fim de celebrar a obra de Maria Firmina dos Reis, damos dicas de debates, espetáculos e leituras que homenageiam o bicentenário de nascimento da escritora.

A GRÁFICA de maio (Vestir a Cena – LEIA AQUI) propõe um passeio fotográfico por 15 figurinos de espetáculos encenados pelo Centro de Pesquisa Teatral – CPT_SESC, criado, em 1982, por Antunes Filho (1929-2019). Passeie por diversas imagens que registram o processo de restauração e catalogação dos trajes, numa iniciativa conjunta entre o Sesc Memórias e o Sesc Consolação.

Trajes dos cangaceiros, personagens da peça A hora e a vez de Augusto Matraga (1986). Foto: Acervo Sesc Memórias | Bob Sousa
Trajes dos cangaceiros, personagens da peça A hora e a vez de Augusto Matraga (1986). Foto: Acervo Sesc Memórias | Bob Sousa

Em DEPOIMENTO para a Revista E (Amazônia Viva – LEIA AQUI), o fotógrafo Sebastião Salgado clama pela preservação da biodiversidade amazônica e narra sua experiência com comunidades indígenas na última década. A imersão de Salgado na floresta gerou a exposição Amazônia, em cartaz no Sesc Pompeia.

Exposição Amazônia, no Sesc Pompeia. Foto: Matheus José Maria
Exposição Amazônia, no Sesc Pompeia. Foto: Matheus José Maria

EM PAUTA na edição de maio (Mulheres Indígenas na Literatura – LEIA AQUI), os artigos “A Literatura Indígena Contemporânea: as mulheres originárias”, assinado por Julie Dorrico (do povo Macuxi), e “Autoras indígenas e o mundo literário”, escrito por Paolla Vilela (do povo Puri), abordam as conquistas e desafios da presença das mulheres indígenas na literatura.

Na seção INÉDITOS (LEIA AQUI), convidamos o escritor João Anzanello Carrascoza, autor de Inventário do Azul (2022) e Elegia do irmão (2019), narra o reencontro com a mãe no conto inédito As Substitutas.

Por fim, o ALMANAQUE PAULISTANO (Acolhimento Materno – LEIA AQUI) aproveita o mês em que se celebra o Dia das Mães para apresentar uma lista de espaços e projetos que praticam o acolhimento materno na capital paulista.  Entre os exemplos estão a Casa Curumim, a Casa Moara, a Lumos Cultural, o Centro de Acolhimento para Gestantes, Mães e Bebês, o Reciclázaro, o aplicativo Mãe Fora da Caixa, o CineMaterna e a ação Cuidar de quem Cuida, do Sesc São Paulo.

A Casa Moara promove diversas atividades para celebrar o maternar, entre elas a oficina de dança materna. Foto: Katia Ribeiro
A Casa Moara promove diversas atividades para celebrar o maternar, entre elas a oficina de dança materna. Foto: Katia Ribeiro

A Revista E deste mês traz ainda o DOSSIÊ, com destaques da ação cultural do Sesc São Paulo em todo o Estado ao longo de maio de 2022 (série documental Monumentos, do Sesc TV; websérie Diálogo entre dois Mundos, do Sesc Bertioga; lançamento do disco Chama, do percussionista Paulo Santos (ex-Uakti), pelo Selo Sesc; Choraço, projeto musical do Sesc 24 de Maio em homenagem aos 125 de nascimento do Pixinguinha; espetáculo Esperando Godot, da Companhia Teat(r)o Oficina Uzyna Uzona, que esteve em cartaz do Sesc Pompeia; e a temporada de dança c h ãO, no Sesc Santana). Além disso, leia a seção P.S. (De volta ao “velho normal” turístico?), texto em primeiro pessoa no qual a assistente de Turismo Social do Sesc em São Paulo Roberta Oliveira dos Santos reflete sobre a retomada da atividade turística no pós-pandemia. Boa leitura!

A EDIÇÃO DE MAIO/22 DA REVISTA E ESTÁ NO AR!

Acesse a nossa página no Portal do Sesc ou baixe grátis o app Sesc SP no seu celular! (download disponível para aparelhos Android ou IOS).

Siga a Revista E nas redes sociais:
Instagram / Facebook / Youtube

A seguir, leia a edição de MAIO na íntegra. Se preferir, baixe o PDF para levar a Revista E contigo para onde você quiser!

Conteúdo relacionado

Utilizamos cookies essenciais para personalizar e aprimorar sua experiência neste site. Ao continuar navegando você concorda com estas condições, detalhadas na nossa Política de Cookies de acordo com a nossa Política de Privacidade.