Está no ar o podcast “Eh Familiar!”

01/02/2022

Compartilhe:

Na composição de suas famílias, o que pessoas LGBTQIA+* experienciam? Que avanços têm resultado de sua organização e luta pela visibilidade de seus corpos no mundo? Como a garantia ou a negligência a estes direitos as afeta e impacta suas parentalidades?

Com esse panorama de perguntas, em busca de reflexões e alternativas se constrói o Eh Familiar, um podcast realizado pela equipe de educadoras e educador do núcleo infantojuvenil do Sesc Avenida Paulista, com a consultoria de Saulo Amorim e produção de Thiago Theodoro e Felipe Dantas, para compor o “Cuidar de quem Cuida: exercícios do cuidar na primeira infância – Políticas públicas”, projeto institucional do Sesc São Paulo.

Os quatro episódios da série são apresentados pela educadora Laís Bim, que recebe e entrevista famílias LGBTQIA+ e profissionais de referência na temática. Trazem também blocos informativos narrados pelo educador Fernando Ogushi, com indicações de conteúdos, organizações sociais e serviços de atendimento à população. O poscast foi ao ar entre os dias 26 de novembro e 17 de dezembro, no YouTube do Sesc Avenida Paulista.

Confira abaixo cada episódio com a transcrição na íntegra, bem como os links externos para as referências citadas nos episódios.

*Nos episódios do Podcast Eh Familiar a sigla utilizada é LGBTI+, convencionada em 2017, durante evento realizado pela Aliança Nacional LGBTI+ com a participação de entidades nacionais, representantes de coletivos e diretórios sociais e políticos.

Episódio 1: o lugar da pessoa LGBTI+ em sua família de origem 

Dionne Freitas Terapeuta Ocupacional especialista em atenção hospitalar; Mestre em Desenvolvimento Territorial Sustentável – Redes Sociais e Políticas Públicas. Diretora Consultora de Saúde da Associação Brasileira de Intersexos, Diretora da Área de Intersexos da Aliança Nacional LGBTI+.

Acervo pessoal de Dionne Freitas

Erick Barbi pai, cantor, ator e compositor; palestrante, escritor, suas composições e palestras trazem temas como a diversidade, aceitação e autoestima. É proprietário da EB Produções e também sócio da DIFERENTES, especializada em orientação corporativa com foco na diversidade.

De baixo para cima: Erick, Barbara, Vinicius e Rafael

Transcrição do episódio 1

Links indicados neste episódio: 

1.1 Guia Todxs Nós criado por Pri Bertucci em conjunto com Andrea Zanella para a HBO
1.2 Politize!, organização da sociedade civil de cunho educativo e comprometida com a democracia: www.politize.com.br/ 
1.3 Manual de Comunicação LGBTI+
1.4 Coletivos ligados ao exercício da parentalidade: www.maespeladiversidade.org.br
1.5 Famílias Pela Diversidade
1.6 Mães da Resistência


Complementos ao Episódio 1 do Podcast Eh Familiar

Além das entrevistas, o episódio traz blocos informativos e a explicação sobre a opção pela sigla LGBTI+.
Praticar uma linguagem respeitosa e inclusiva também é um exercício de cuidado!

Agora, sobre a versão expandida, você sabe o que signica a sigla LGBTTTQQIAAACPPF2K+?

O LGB é referente a Lésbicas, Gays e Bissexuais
TTT sobre Transgênero, Transexuais e Travestis
QQ Queer e Questionando-se
AAA Agêneros, Assexuais e Aliados/as/es
CP Curiosos e PansexuaisPF Polissexuais e Familiares
2K Sistema 2 espíritos, tripartite e Kink
+” (Sobre todas as outras possíveis formas que já existem e que ainda iremos descobrir com relação a outras orientações sexuais, identidades e expressões de gêneros, ampliando conceitos e diversidades no existir).

Como objetivo de sempre fazer chegar a informação completa a todas as pessoas, sugerimos os links para os vídeos bem humorados e super didáticos da Rita Von Hunty: “Rita em 5 minutos: LGBTQIA+ (clique para ver) e “LGBTQIA+: Parte II (clique para ver).


Episódio 2: Reprodução assistida, parentalidade por vínculo biológico e o impasse de registros públicos que desconsideram a existência de famílias com duas mães e dois pais 

Transcrição do episódio 2

Beatrice Marinho  psicóloga, advogada, professora, Doutora em Psicologia Clínica, Mestre em Direito e Psicologia, Especialização em Psicologia Jurídica e em Direito da Criança e do Adolescente, foi Psicóloga Perita no Ministério Público do RJ. Associada da ABRAFH, da ABPJ e do IBDFAM, participante do PAPPADIS, projeto da OAB-RJ em parceria com a ABRAFH.

Acervo pessoal de Beatrice Marinho

Marcela Tiboni artista plástica, mãe, escreve e mobiliza ações sobre maternidade e vivência lésbica; autora do livro “Mama: um relato de maternidade Homoafetiva” e coautora de “Maternidades no plural”.

Marcela, Melanie, Bernardo e Iolanda. Foto: Rapha Moraes

Links indicados neste episódio: 

2.1 Guia sobre Reprodução Assistida
2.2 Caso da liberação judicial do FGTS para custeio do processo de FIV
2.3 Fertilização InVitro pelo SUS
2.4 Setor de reprodução Humana Hospital das Clínicas


Episódio 3: Adoção legal, segura e para sempre

Transcrição do episódio 3

Alexya Salvador mãe por adoção, pastora e professora por vocação e pedagoga por titulação. Paulista heteroafetiva, transgênera e casada.

Alexya Salvador com o companheiro Roberto, o filho Gabriel e as filhas Ana Maria e Dayse. Foto: Mariana Pekin

Saulo Amorim pai, advogado e professor; mestre em desenvolvimento; blogueiro autor do Diário de Pai; ex-Presidente e atual Diretor de Relações Institucionais da Associação Brasileira de Famílias Homotransafetivas – ABRAFH; Coordenador do Grupo de Apoio à Adoção Cores da Adoção no Rio de Janeiro e membro do Observatório Nacional da Adoção.

A imagem é um “frame” do Curta Metragem “O que eles têm a dizer?” produzido e dirigido por Pedro Murad.

Transcrição do episódio 3

Links indicados neste episódio: 

3.1 Dados sobre a Adoção no Brasil – Sistema Nacional de Adoção e Acolhimento – SNA, plataforma do Conselho Nacional de Justiça
3.2 Atualizações pós período pandêmico
3.3 Sistema Nacional de Adoção e Acolhimento – SNA
3.4 Adoção legal, segura e para sempre
3.5 Palestras promovidas pelo Grupo de Apoio Cores da Adoção:
Sobre paternidades, com Marco Piangers
Sobre adoção direta (consensual), em contraponto às adoções ilegais, irregulares
Sobre adoção de crianças com Deficiência
3.6 Associações e organizações:
ABRAFH
ANGAAD
Movimento Nacional da Adoção
Cores da Adoção


Episódio 4: as dificuldades que crianças e famílias LGBTI+ enfrentam no contexto escolar 

Tanscrição do episódio 4

Paula Beatriz de Souza Cruz é educadora há 31 anos, formada em pedagogia, pós-graduada em gestão educacional e em Docência no Ensino Superior. Professora e diretora da Escola Estadual Santa Rosa de Lima, no Capão Redondo, na Zona Sul de São Paulo. Primeira diretora trans de uma escola pública em São Paulo.

Paula Beatriz. Foto: Renata Teófilo

Carolina Mary Medeiros é professora de História, graduada pela UFRJ, mestre em Sociologia pela UERJ, membro do Núcleo Elos de Estudos e Ações em Gênero e Sexualidade e atual Diretora Geral do Campus Engenho Novo II do Colégio Pedro II no Rio de Janeiro. Esposa da Andreia e mãe da Luiza.

Acervo pessoal de Carolina Medeiros



Links indicados no episódio:

4.1 Educação para Sexualidade nas Escolas:
Nova Escola
Jornal Edu
Revista Educação
4.2 Cartilha – Risco, violência e acolhimento de Crianças e adolescentes no Estatuto da Criança e do Adolescente
4.3 Ensinando sobre consentimento na infância
4.4 Uniforme fluido no Colégio Pedro II
4.5 Associações e organizações:
CASA UM
ANTRA BRASIL

Conteúdo relacionado

Utilizamos cookies essenciais para personalizar e aprimorar sua experiência neste site. Ao continuar navegando você concorda com estas condições, detalhadas na nossa Política de Cookies de acordo com a nossa Política de Privacidade.