Uma viagem fascinante: conheça a exposição “Darwin, o original”

03/03/2022

Compartilhe:

De 5 de março de 2022 a 26 de fevereiro de 2023, a zona sul de São Paulo, ganha mais um atrativo cultural, a exposição Darwin, o original, exibida gratuitamente no Sesc Interlagos, de quarta a domingo e feriados, das 10h às 16h30.

Trazida diretamente da França, a mostra, inédita no Brasil, e integralmente acessível, empreende uma fascinante viagem pelas ideias revolucionárias de Charles Darwin (1809-1882) e as reviravoltas científicas que ele ajudou a criar ao elaborar sua teoria da evolução das espécies.

Realizada pelo Sesc São Paulo, em parceria com a instituição francesa Universcience, que concebeu e montou originalmente a mostra em colaboração com o Museu Nacional de História Natural da França. O projeto conta, ainda, com o apoio da Embaixada da França no Brasil e com o patrocínio do Magazine Luiza.

Para o diretor do Sesc São Paulo, Danilo Santos de Miranda, trazer a exposição Darwin, o original ao Brasil evidencia a importância do conhecimento científico que transborda em desenvolvimento social, político e cultural, reiterando o caráter educativo das ações da instituição. “Que possamos, ao tomar ciência do significativo papel desse território de saberes na manutenção de nossa qualidade de vida, colaborar para a construção de futuros mais acolhedores e sustentáveis para as atuais e próximas gerações”, completa o diretor.

O QUE ESPERAR DA EXPOSIÇÃO “DARWIN, O ORIGINAL”

Exposição “Darwin, o original” (Foto: Renata Teixeira)

Ao entrar na exposição, o visitante é imerso na mente e imaginação do cientista, referenciadas pelo último parágrafo da primeira edição de seu livro. Andando pelo percurso expositivo, é possível conhecer as diversas facetas do icônico autor de A origem das espécies: o naturalista, o biólogo, o pai, o humanista, o antiescravagista e o pioneiro da etologia animal e humana.

A partir de então, inicia-se, uma jornada multidisciplinar e interativa por uma vegetação abundante e exuberante que o envolve e o acompanha na descoberta do trabalho de Darwin e do imaginário do período vitoriano.

As estações, compostas por filmes, dispositivos multimídia interativos e jogos, permitem ao visitante explorar as referências históricas, intelectuais e culturais da sociedade da época em que o cientista viveu, além de elementos cronológicos de sua vida familiar.

Entre os destaques está a maquete do navio HMS Beagle, no qual Darwin viajou pelo mundo durante 1741 dias, realizando suas expedições como naturalista. É possível conhecer a biblioteca do cientista, no navio, com mais de 400 títulos, além das atividades que eram realizadas a bordo e suas descobertas em terra.

Maquete do HMS Beagle (Foto: Renata Teixeira)

E tem muito mais novidades ao longo da visita; uma linha do tempo na qual é possível compreender as noções da passagem dos anos e dos séculos, mostrando a evolução de populações em sucessão de gerações ao longo de milhares e até milhões de anos.

Três pequenos teatros animados abordam a vida de Darwin e os fatos significativos de sua biografia, filmes de curta duração que mostram desde os cadernos, rascunhos e esboços da teoria que Darwin que levou quase 20 anos para publicar; os fenômenos da evolução em todas as escalas temporais, segundo a teoria de seleção natural; e ainda a desconstrução de falsas interpretações das ideias de Darwin, como a eugenia e a naturalização do liberalismo econômico.

DARWIN E O BRASIL

Exposição “Darwin, o original” (Foto: André Lerro)

Especialmente criada pelo Sesc para integrar a exposição, a sala Uma viagem no tempo pelo Brasil, dentre diversas obras, peças interativas e vídeos, traz uma “coluna do tempo”, desenvolvida pelo artista visual Márcio Ambrósio, que permitirá ao visitante olhar para o tempo em camadas: um tempo vertical, e não horizontal. Um botão acende uma sequência de luzes na coluna, revelando a porção da coluna relativa à camada de tempo a que um determinado objeto pertence.

É possível conhecer outras eras geológicas do Brasil, por meio de fósseis, da formação dos minerais e da arqueologia indígena, além de amostras de terra do próprio Sesc Interlagos. A sala explora o Brasil do século XIX e a visita de Darwin e de outros viajantes para nosso território (especialmente o Sudeste brasileiro).

A sala com a curadoria de Leda Cartum e Sofia Nestrovski (pesquisadoras, roteiristas e apresentadoras do podcast de ciências e livros Vinte Mil Léguas) e consultoria científica de Flávia Natércia (pós-doutora em Divulgação Científica pela Unicamp-SP), busca direcionar o olhar do visitante para o entorno do Sesc Interlagos, trazendo uma representação da Cratera de Colônia, no extremo sul de São Paulo.

A exposição Darwin, o original, tem a curadoria de Éric Lapie e curadoria científica de Guillaume Lecointre, com o apoio de um comitê científico multidisciplinar e  contrasta dois universos: um predominantemente histórico, configurado no uso sistemático de reproduções de imagens do século XIX, e um contemplativo, que permite que o tema da ciência evolutiva atual seja compreendido de forma diferente e com diversos conteúdos interpretativos atemporais.

Além da exposição, o público também poderá contemplar a Trilhas de Darwin, realizada em parceria com o Avistar Brasil. A intervenção provoca o olhar darwiniano dos visitantes, propondo um exercício de observação das espécies de aves locais, relacionando aquilo que se vê com diversos temas e conteúdos que serão apresentados nas placas instaladas. A ideia é que o público se sinta como um verdadeiro naturalista, criando uma relação com a fauna e flora do Sesc Interlagos.


CONFIRA TAMBÉM O NOVO LANÇAMENTO DAS EDIÇÕES SESC

Para adquirir um exemplar, acesse a Loja Sesc clicando aqui


_______________

Serviços:
O Sesc Interlagos fica na Av. Manuel Alves Soares, 1100 – Parque Colonial, São Paulo/SP
Horário de funcionamento da unidade: quarta a domingo e feriados, das 9h às 17h  

Exposição Darwin, o original
Em cartaz de 5 de março de 2022 a 26 de fevereiro de 2023  
Horário de visitação da mostra: das 10h às 16h30
Área: 700m2  
Idiomas: português, francês e inglês
Recomendação etária: a partir de 08 anos  
Acessibilidade: acessível a deficientes visuais e auditivos
Entrada: Grátis  

Programa de Agendamento Educativo do Sesc Interlagos

Escolares, universitários ou instituições de outra natureza, podem solicitar a visita mediada por meio do contato com o núcleo de agendamento, mediante disponibilidade de vagas.
Clique aqui para conhecer o programa e fazer o pré-agendamento.

Site | Facebook | Instagram | Twitter | Youtube

Conteúdo relacionado

Utilizamos cookies essenciais, de acordo com a nossa Política de Privacidade, para personalizar e aprimorar sua experiência neste site. Ao continuar navegando, você concorda com estas condições.