Faz Escuro mas Eu Canto

01/04/2022

Compartilhe:

Qual é o papel da arte diante de um mundo em profunda transformação? 

Atenta a essa provocação, a 34ª edição da Bienal Internacional de Arte de São Paulo adotou como título o verso publicado, em 1965, pelo poeta amazonense Thiago de Mello: “Faz escuro mas eu canto”. A escolha desse enunciado pela curadoria coloca a arte como resistência, ruptura e transformação diante das urgências de um mundo de crises e incertezas. É a arte que responde ao ser desafiada pelo momento, que é atravessado por uma das mais graves crises sanitárias da história, além das instabilidades políticas, sociais, ambientais e econômicas cada vez mais evidentes. 

Em abril, o Sesc Campinas receberá um recorte de obras da exposição, já consagrada no calendário internacional por sua relevância no cenário das artes plásticas e visuais. A itinerância da mostra permanecerá até o final de julho no Galpão Multiuso da Unidade, que voltará a receber escolares e grupos previamente agendados para visitação, com mediação realizada por uma equipe de educadores. 

O contexto ímpar que vivemos é também ponto de partida para o “Inspira”, projeto que estimula os hábitos saudáveis e enfatiza a importância da promoção da saúde para o bem-estar. Através das atividades propostas pelo projeto, a edição 2022, que será realizada em abril, traz reflexões a respeito da qualidade de vida diante do tripé indivíduo-sociedade-trabalho. 

Durante o mês segue ainda uma série de projetos como o “Mulher Esportista”, que discute a relação da mulher com o esporte; o “Diversos 22”, que reflete sobre a importância e a permanência da Semana de Arte Moderna; o “Na Estante”, que sugere uma prateleira de livros temáticos concebida por uma seleção de autores e autoras; e tantas outras propostas de diferentes matizes que podem ser folheadas aqui através de nosso Caderno de Programação, programações de diferentes matizes mostrando que é possível e preciso seguir a cantar. 

Utilizamos cookies essenciais, de acordo com a nossa Política de Privacidade, para personalizar e aprimorar sua experiência neste site. Ao continuar navegando, você concorda com estas condições.