Filmes clássicos da década de 80 são exibidos em formato Drive-In, no Sesc Rio Preto

07/06/2022

Compartilhe:

Os cinemas drive-in tiveram seu auge nos anos 50 e 60, principalmente nos EUA. O formato de assistir filmes de dentro do automóvel, proporcionou não só uma experiência mais livre para famílias e grupos, como também permitiu que populações mais periféricas tivessem acesso ao cinema, uma vez que os drive-ins eram realizados em estacionamentos em áreas rurais. 

Nos dias 8 e 9 de junho, o Sesc Rio Preto apresenta o seu Cine Drive-in, com a exibição de obras cinematográficas da década de 80, dentro da temática cringe. O projeto acontece no Centro Regional de Eventos, onde o público pode estacionar o carro e curtir a seleção de clássicos que marcaram uma geração de espectadores. A entrada é gratuita e os ingressos podem ser retirados na Central de Atendimento do Sesc Rio Preto ou no site sescsp.org.br/riopreto.  

A escolha pelo formato de exibição tem suas justificativas. Ana Paula Dias, técnica de programação do Sesc, explica uma das ideias do projeto: “Para além de uma experimentação nostálgica, o projeto propicia um encontro entre gerações, uma vez que a as sessões são assistidas de dentro de um automóvel, possibilitando a troca de experiências.” 

Criado na década de 30 pelo norte-americano Richard Hollingshead, o estilo drive-in inovou a vivência cinematográfica. Muitos experimentos na garagem da sua casa, com lençóis e um projetor Kodak, levaram Richard a patentear a ideia em 1932. 

Diante de tanta nostalgia, o tema que envolve o projeto do Sesc Rio Preto, no mês de junho, também tem ares de saudade: cringe, termo em inglês que virou polêmica entre gerações, no ano passado. 

Os quatro filmes escolhidos para a programação podem ser classificados como cringe: Curtindo a Vida Adoidado (1986) e Edward: Mãos de Tesoura (1990), que serão exibidos no dia 8 de junho, quarta, e Os Goonies (1985) e Convenção das Bruxas (1990), com exibições no dia 9 de junho, quinta. 

Clássicos para uma geração de espectadores, “vergonha alheia” para os mais jovens. A gíria cringe – que foi adaptada ao contexto brasileiro como algo vergonhoso, sem noção, brega, ultrapassado e até forçado – é usada aqui para as obras cinematográficas, já que são queridinhas entre pessoas nascidas nas décadas de 80 e 90. Se você nunca fez um teste para saber se é cringe ou não, vale se divertir um pouco e tirar a dúvida aqui

O primeiro filme da programação é Curtindo a Vida Adoidado, que será exibido no dia 8 de junho, quarta, a partir das 19h. Dirigido por John Hughes e lançado em 1986, foi considerado um grande sucesso de bilheteria nos EUA, na época. O filme narra a história do adolescente Ferris Bueller (interpretado por Matthew Broderick), que decide fugir da rotina e finge estar doente para matar aula com sua namorada, Sloane, e seu melhor amigo Cameron. Os três saem juntos pelas ruas de Chicago usando a Ferrari do pai de Cameron. Porém, a irmã de Ferris e o diretor da escola decidem desmascarar a farsa e vão atrás dele. 

Ainda no dia 8 de junho, a segunda sessão do Cine Drive-in começa às 21h com a exibição do filme Edward, Mãos de Tesoura, do diretor Tim Burton. Estrelado por Johnny Depp e Winona Ryder, o longa possui uma narrativa que parece um conto de fadas moderno, com o toque monstruoso característico do estilo do diretor. Na história, uma vendedora de cosméticos (Peg Boggs) descobre o jovem Edward, que vive sozinho em um castelo no topo da montanha. Edward foi criado por um inventor que morreu antes de lhe dar mãos, por isso ele possui enormes lâminas no lugar delas. Essa qualidade peculiar impede Edward de se aproximar dos humanos, a não ser para criar revolucionários cortes de cabelos. O personagem representa a metáfora do garoto desajustado, com coração inocente e alma desajustada.  

Dia 9 de junho, quinta, mais dois filmes serão exibidos em formato drive-in. A primeira sessão começa às 19h com Os Goonies, clássico de 1985, dirigido por Richard Donner. O filme de comédia e aventura conta a saga de um grupo de crianças, que se autodenominam “os goonies”, tentando salvar o bairro onde moram da execução hipotecária. Elas encontram um misterioso mapa do tesouro e começam a seguir as pistas em busca do tesouro perdido de Willy Caolho, um lendário pirata, entrando em um fabuloso mundo subterrâneo de passagens secretas, perigosas armadilhas e um antigo galeão pirata que esconde moedas de ouro. 

A segunda sessão no dia 9 de junho, às 21h30, apresenta o filme Convenção das Bruxas, do diretor Nicolas Roeg. Nessa comédia de terror, o garoto Luke viaja à Inglaterra com sua avó e se hospeda em um hotel. Lá ele descobre uma convenção de bruxas que está traçando um plano para transformar todas as crianças em ratos. As bruxas percebem que Luke está espionando tudo e lançam sobre ele o feitiço. Mesmo assim, o garoto resolve impedir que o plano seja colocado em prática e conta com a ajuda da avó.  

As exibições dos filmes acontecem no Centro Regional de Eventos (Av. José Munia, 5650 – Nova Redentora) e os ingressos podem ser retirados a partir do dia 7/6, às 13h. Confira todas as informações da programação aqui

Conteúdo relacionado

Utilizamos cookies essenciais para personalizar e aprimorar sua experiência neste site. Ao continuar navegando você concorda com estas condições, detalhadas na nossa Política de Cookies de acordo com a nossa Política de Privacidade.