Fique por dentro do que aconteceu na Edição de 2019

28/07/2021

Compartilhe:

A 20ª Edição do Simpósio de Atividades Físicas Adaptadas teve como tema “A Pessoa com Deficiência e as Atividades Físico-Esportivas e de Lazer: Direito, Empoderamento e Participação Plena”. O intuito foi trazer à pauta competências e fatores que poderiam influenciar de maneira positiva a oferta eficaz de atividades físico-esportivas e de lazer para pessoas com deficiências.

Em 2019, o evento possibilitou aos participantes interessados fazerem uma visita técnica a espaços culturais e esportivos que trabalham na perspectiva da Inclusão e Acessibilidade, na capital paulista, entre os quais o Museu do Futebol, a Pinacoteca do Estado e o Centro Desportivo Paralímpico.

A abertura do evento contou com a participação do Dr. John Dattilo, Professor no Departamento de Gestão de Recreação, Parques e Turismo da Pennsylvania State University (EUA), onde ministra disciplinas sobre metodologia de pesquisa, serviços inclusivos de lazer, filosofia e sócio psicologia do lazer. O convidado abordou a importância da redução das barreiras enfrentadas pelas pessoas com deficiências frente às ofertas no campo do esporte e do lazer e a sensibilização necessária dos profissionais que atuam neste campo a agirem com ética e coerência, de forma a assegurar o direito de igual oportunidade para a participação plena das pessoas com deficiências e necessidades especiais em atividades físico-esportivas e de lazer.

Foram realizadas duas mesas temáticas, uma com o Prof. Dr. John Dattilo (Universidade da Pensilvânia/EUA), Profa. Dra. Joslei Viana de Souza (UESC), e Prof. Dr. Junior Vagner Pereira da Silva (UFMS), com a mediação do Prof. Me. Paulo Henrique Verardi (Sesc São Carlos), em que foi abordado o Esporte e Lazer para Pessoas com Deficiência: Políticas Públicas, Projetos e Serviços, promovendo o debate sobre os aspectos e desafios atuais da concretização de políticas públicas, o desenvolvimento de projetos e a oferta de serviços voltados para as Pessoas com Deficiências. A discussão foi construída a partir dos pontos de vista de três profissionais com diferentes experiências nos tópicos que compõem o referido eixo temático. 

A segunda mesa foi composta pela Profa. Dra. Aija Klavina (Academia Letoniana de Esporte e Educação/Letônia) e Profa. Dra. Neiza Fumes (SOBAMA/UFAL), com a mediação do Prof. Dr. Edison Miron (UNICEP). Foram abordados os Desafios da Formação Profissional para Atuação no Campo das Atividades Físico-Esportivas de Lazer para Pessoas com Deficiência. O objetivo foi incentivar a reflexão sobre as diferentes realidades da formação dos profissionais da Educação Física e áreas correlatas no Brasil e no mundo, para atuação em espaços educativos mais inclusivos, a partir da avaliação, identificação e atendimento das necessidades das pessoas com deficiência durante a prática de atividades físicas e esportes no âmbito do lazer.

 Os interessados em Políticas Públicas de Esporte e Lazer para Pessoas com Deficiência participaram de um grupo de trabalho liderado pela Profa. Dra. Ruth Cidade (ADFP), com o objetivo de promover o debate sobre os aspectos e desafios atuais na concretização de políticas públicas voltadas para a prática de atividades físico-esportivas e de lazer para as pessoas com deficiências, bem como a elaboração de propostas voltadas à implementação de tais políticas e projetos no âmbito das instituições públicas e privadas.

Os Processos Colaborativos no Ensino da Educação Física Inclusiva foram tema de um curso, ministrado pela Professora na Academia Letoniana de Esporte e Educação da Letônia, Dra. Aija Klavina.

Já as Práticas Corporais e Esportivas para Pessoas com Transtornos do Espectro do Autismo constituíram a temática do curso ministrado pelos professores Vagner Martins do Sesc Ipiranga e Felipe Ribeiro da Divertidamente Escola de Circo.

O público pode contar também com vivências de modalidades esportivas adaptadas: Zaxis Tools, apresentou uma experiência com equipamentos simuladores de handbikes e levou o participante bem próximo da realidade de uma competição nesta modalidade. Uma segunda vivência foi o Torneio Regional de Futsal para Surdos, que contou com jogadores representantes da Associação de Surdos de São Carlos e mais 3 equipes convidadas da região.
 

O Simpósio acolheu ainda a reunião da Associação Brasileira de Atividade Motora Adaptada (antiga Sociedade Brasileira de Atividade Motora Adaptada) – SOBAMA. Nesse encontro os associados participantes discutiram questões e iniciativas dessa entidade.

Os participantes puderam também acompanhar a programação cultural com Cinema & Vídeo, Teatro, Literatura, Música e Turismo Social.

Conteúdo relacionado

Utilizamos cookies essenciais para personalizar e aprimorar sua experiência neste site. Ao continuar navegando você concorda com estas condições, detalhadas na nossa Política de Cookies de acordo com a nossa Política de Privacidade.