Convidamos o Projeto Horta Comunitária da Faculdade de Saúde Pública da Universidade de São Paulo para contar para a gente as características de algumas espécies da nossa horta, além de receitas apetitosas para inspirar na cozinha. O resultado você confere aqui!
Características: A couve é uma hortaliça que apresenta caule ereto e emite novas folhas ao redor do caule. Propaga-se por sementes ou pelo plantio do broto lateral, que é a forma de propagação mais comum. É um vegetal crucífero do gênero Brassica e pertencente à família Brassicaceae, da qual fazem parte mais de 3.000 espécies, entre elas o repolho, o nabo, o rabanete e a mostarda. Tem origem europeia e pode atingir até 1 metro de altura no período de colheita, o que geralmente ocorre entre 60 a 90 dias a partir da semeadura. Para seu plantio, é importante que o solo seja bem drenado e rico em matéria orgânica, com luz direta ou meia sombra. A rega deve manter o solo úmido, porém não encharcado. Em hortas, o espaçamento entre as plantas geralmente é de 25 a 50 cm, mas ela também pode ser cultivada em jardineiras e vasos.
Benefícios: As espécies de Brassicas são bem conhecidas pelos seus elevados níveis de compostos antioxidantes, importantes para a prevenção de cânceres. As folhas da couve contêm boa quantidade de fibras dietéticas (solúvel e insolúvel), nutriente importante para a saúde intestinal. São também excelentes fontes de folato (vitamina hidrossolúvel B9). Outras vitaminas importantes para a saúde encontradas na couve são a C, a K e as do complexo B. Além disso, tem quantidade considerável de minerais como enxofre, iodo, cobre, cálcio, potássio, ferro, fósforo, magnésio, manganês, selênio e zinco.
Usos: A couve é bem versátil para uso culinário: pode ser consumida crua, refogada, em sucos, saladas e como ingrediente de diversas preparações culinárias. Normalmente, a folha é cortada em tiras finas, mas pode também ser rasgada; os talos devem ser fatiados. Refogada com alho, é o acompanhamento de um dos mais famosos pratos brasileiros, a feijoada. Na culinária caipira, é muito utilizada com o tutu de feijão, o feijão tropeiro e o angu de fubá. Quando crua, na forma de salada, combina bem com temperos à base de limão, azeite e cebolinha. Outros usos interessantes são como charuto, recheada de arroz e carne e como ingrediente do caldo verde e da farofa. Os sucos verdes geralmente são feitos com couve e também há outros sucos com combinações clássicas da hortaliça com limão, maçã, laranja, cenoura e abacaxi. É importante lembrar que para o consumo das folhas cruas são necessárias higienização e sanitização adequadas. Quando congelada, não se recomenda consumi-la crua, por conta da textura resultante do descongelamento; o ideal é descongelar direto no fogo na preparação culinária desejada.
Ingredientes:
Modo de preparo:
Tempo de preparo: até 1 hora
Número de porções: 2
Fontes:
ESALQ. Catálogo Brasileiro de hortaliças. Couve manteiga. (pg. 29). Disponível em: http://www.esalq.usp.br/cprural/flipbook/pb/pb48/assets/basic-html/page29.html
Lana, M. M.; Tavares, S. A. 50 Hortaliças: como comprar, conservar e consumir. Embrapa Informação Tecnológica. 2. ed. rev: Brasília, DF; 2010. 209 p.
Lobo. R. Crepe verde de couve com queijo. Panelinha. Disponível em: https://www.panelinha.com.br/receita/crepe-verde-couve-queijo Moraes, F. P. Alimentos funcionais e nutracêuticos: definições, legislação e benefícios à saúde. Revista eletrônica de farmácia, v. 3, n. 2; 2006.
A Horta da Faculdade de Saúde Pública da USP, é um espaço-laboratório ao ar livre, que desde 2014, promove aulas práticas, mutirões, oficinas, compostagem de resíduos do refeitório e outras atividades educativas que juntam sustentabilidade e alimentação. Nela, pessoas da faculdade e visitantes cultivam alimentos a partir dos princípios agroecológicos em uma área de 450 m² com grande biodiversidade de plantas e insetos.
Já a Horta Nas Alturas cresce, enfeita, colore e perfuma o 17º andar do Sesc Avenida Paulista.
Autoria do texto: Projeto Horta Comunitária da Faculdade de Saúde Pública da Universidade de São Paulo – @hortafspusp – Iris Hunnicutt Bazilli, Letícia Santos de Godoi, Raquel Nunes Silva, Samantha Marques Vasconcelos Bonfim e Cláudia Maria Bógus
Horário de Funcionamento:
Terça a sexta – 10h às 21h30 (com agendamento)
Sábados, domingos e feriados – 10h às 18h30 (com agendamento)
Os ingressos são disponibilizados às sextas, às 12h, via aplicativo Credencial Sesc SP ou pelo sescsp.org.br/avpaulista (somente pelo computador) e permanecerão disponíveis enquanto houver vagas.
Utilizamos cookies essenciais, de acordo com a nossa Política de Privacidade, para personalizar e aprimorar sua experiência neste site. Ao continuar navegando, você concorda com estas condições.