Manoel Cordeiro bota a gente pra dançar

01/07/2022

Compartilhe:

Levadas de Festa de Manoel Cordeiro com Kassin, Marlon Sette e Pupillo chega ao Sesc Digital e às plataformas de streaming. Sobre a obra, o compositor e multi-instrumentista paraense disse que se trata de “Um disco festivo, feito para celebrar a vocação brasileira para o movimento do corpo e os ritmos dançantes”. Resumindo: um disco instrumental feito para a gente dançar. E com certeza é isso que vai acontecer nos dias 14 e 15 de julho, quando o álbum digital será apresentado em shows no Sesc Pompeia e no Sesc Araraquara.

Com tratamento técnico apurado, ele reúne músicos de diferentes vertentes para expressar a rica diversidade cultural, rítmica e festiva brasileiras. E é através de fusões inusitadas entre levadas regionais e sonoridades mais sofisticadas que isso acontece. O mestre da guitarrada amazônica, explica: 

“Frevo e maracatu de Pernambuco; rock e samba do Rio de Janeiro; carimbó e brega do Pará. Nós fizemos uma reunião de músicos vindos desses três estados que bancam grande parte das manifestações festivas do Brasil. Pupillo, com todo o conteúdo histórico que traz, a coisa do Mangue Beat e Chico Science, e todo esse sentimento popular, sem deixar de lado a sutileza elegante e as levadas suingadas. Marlon Sette também, com sua sonoridade popular, advinda da gafieira do Rio de Janeiro, e ao mesmo tempo requintada pela longa experiência musical. E Kassin, que me chamou muito a atenção pela forma moderna de conduzir a execução do contrabaixo. Então esse disco tem esse espírito festivo, de comunhão e celebração da vida para esse momento que estamos todos vivendo.” 

Tudo começou com Brazuca, o carimbó ribeirinho que flertava com a bossa nova no pulso e espalhava sotaques da música brasileira. Feita para o projeto Não Repare a Bagunça, do Selo Sesc, em 2021, ela foi a colaboração de Manoel Cordeiro com os outros músicos para a jams virtuais que envolveram compositores e instrumentistas de diversos lugares do Brasil e universos musicais variados. 

Levadas de Festa apresenta dez composições inéditas, além de Mambo Bragantino, faixa lançada como single. Nove delas são da autoria de Manoel, uma de Alexandre Kassin e outra de Marlon Sette. Reunidos no Estúdio Gargolândia, em Alambari, interior de São Paulo, os quatro músicos gestaram o disco em pouco menos de uma semana, no mês de outubro de 2021. A faixa que dá título ao álbum, inclusive, nasceu de uma jam session improvisada ao término das gravações, estimulada por Manoel Cordeiro.


Levadas de Festa está disponível nas plataformas de streaming e gratuitamente no Sesc Digital

Utilizamos cookies essenciais para personalizar e aprimorar sua experiência neste site. Ao continuar navegando você concorda com estas condições, detalhadas na nossa Política de Cookies de acordo com a nossa Política de Privacidade.