Cartazes de espetáculos de Antunes Filho preservam a história do teatro

31/03/2023

Compartilhe:

Criados com diferentes estilos, formatos e referências estéticas, pôsteres dos espetáculos do CPT_Sesc, sob direção de Antunes Filho, ajudam a contar a história do teatro brasileiro

Por Maria Júlia Lledó

Fotos Acervo Sesc Memórias

Leia a edição de abril/23 da Revista E na íntegra

Fundado há 40 anos como um laboratório permanente de criação e formação cênica, o Centro de Pesquisa Teatral do Sesc, também conhecido como CPT_SESC, teve como coordenador e diretor, até 2019, um dos nomes mais importantes do teatro brasileiro: Antunes Filho (1929-2019). Hoje, essa história se aproxima de diferentes gerações graças ao trabalho de digitalização, catalogação, preservação e divulgação de um acervo composto por figurinos, vídeos, fotografias e por outro tipo de arte que, a partir de imagem e texto, instiga a curiosidade do público: os cartazes dos espetáculos produzidos pelo CPT.  

“Todo material gráfico era elaborado e pensado como uma espécie de complemento ou norteador para a ampliação de camadas de leitura de cada obra. Antunes abria o processo de pesquisa e estudos referenciais mas, ao fim, a síntese era fundamental. A arte criada para cada cartaz representava algo muito simbólico e essencial do espetáculo em questão”, explica o diretor, ator e produtor Emerson Danesi, assistente de Antunes Filho por 23 anos.

Do primeiro espetáculo, Macunaíma, baseado na obra de Mário de Andrade (1893-1945), passando por montagens de peças de Nelson Rodrigues (1912-1980), a exemplo de Macbeth, clássicos de William Shakespeare (1564-1616), como Romeu e Julieta, entre outras dramaturgias, os cartazes do CPT_SESC apresentam distintos formatos e estilos – ilustração, fotografia, colagem. “Era como se do interno desse intenso mergulho que Antunes e equipes faziam a cada nova experimentação, toda a expressão, seja ela corporal, vocal, sonora e também gráfica, tomasse forma durante um período de elaboração. De fato, tudo era resultado de um longo processo de imersão”, recorda Danesi, que é técnico de programação em artes cênicas no Sesc Consolação, local que abriga as formações e apresentações do CPT_SESC desde o início de suas atividades, em 1982.

De acordo com o diretor de arte Ricardo Fernandes, que em parceria com o designer Érico Peretta criou não só cartazes, mas catálogos dessas montagens, as trocas com Antunes eram decisivas para o processo criativo. Nós falávamos muito sobre cinema e seus autores/diretores preferidos, como Béla Tarr [cineasta húngaro], Apichatpong Weerasethakul [cineasta tailandês], entre outras referências. Era sempre a partir desses diálogos, imagens, ideias e ‘aparições’ que eu construía os catálogos e cartazes”, recorda. 

Uma experiência que, para Fernandes, reverbera ainda hoje. “Fazer esses catálogos e cartazes para Antunes  sempre foi um desafio e uma troca intensa, com ideias para além do teatro. Busquei, de forma  bastante livre, criar um diálogo com cada obra, seu pensamento e derivas. Ele foi meu mentor e, até hoje, sinto muita falta dessas criações com ele”, compartilha.

LEGADO HISTÓRICO
Os cartazes dos espetáculos dirigidos por Antunes Filho encontram-se ao alcance do
público  no Acervo CPT_SESC, disponível na plataforma Sesc.Digital. “No caso do cartaz de teatro, ali estão contidos o tema e alguns elementos do espetáculo, e junto de outros documentos permite compreender a trajetória de uma montagem”, explica Fabricio Ribeiro, historiador e pesquisador de acervo no Sesc Memórias, responsável pela preservação desta história, ação que teve início em 2010.
“A organização e conservação inclui procedimentos como a higienização, a catalogação, a digitalização e a guarda em local e condições adequadas, como forma de garantir a sua preservação e variadas possibilidades de pesquisas acerca da história do teatro”, completa.


SESC.DIGITAL

CPT_SESC – Cartazes de espetáculos

Acervo: Sesc Memórias.

EDIÇÕES SESC SÃO PAULO
Teatro Sesc Anchieta:
Um ícone paulistano (2017)

Organização: Alexandre Mate.

A EDIÇÃO DE ABRIL/23 DA REVISTA E ESTÁ NO AR!

Para ler a versão digital da Revista E e ficar por dentro de outros conteúdos exclusivos, acesse a nossa página no Portal do Sesc ou baixe grátis o app Sesc SP no seu celular! (download disponível para aparelhos Android ou IOS).

Siga a Revista E nas redes sociais:
Instagram / Facebook / Youtube

A seguir, leia a edição de ABRIL/23 na íntegra. Se preferir, baixe o PDF para levar a Revista E contigo para onde você quiser!

Utilizamos cookies essenciais para personalizar e aprimorar sua experiência neste site. Ao continuar navegando você concorda com estas condições, detalhadas na nossa Política de Cookies de acordo com a nossa Política de Privacidade.