Memória em pauta – Sesc na Jornada do Patrimônio

02/12/2020

Compartilhe:

Qual sua memória na cidade de São Paulo? A partir desta pergunta, a Jornada do Patrimônio 2020 acontece de 4 a 6 de dezembro com o tema “Nossa Cidade, Nossas Memória”. Assim, frente às adversidades impostas pelo momento presente, em razão da Pandemia de COVID-19, o Sesc foca suas ações no campo virtual, acompanhando o empenho coletivo para a realização deste evento que propõe manter vivo o desejo de refletir e atuar criticamente sobre a cidade, suas memórias e patrimônio histórico. 

A Jornada do Patrimônio está organizada em três eixos de ação principais: Imóveis Históricos, Roteiros de Memórias, Oficinas e Palestras. O objetivo é conectar a população com as diversas camadas que compõem o patrimônio histórico e cultural da cidade de São Paulo.

Como Roteiros de Memória, o Sesc Carmo lança os primeiros roteiros ilustrados do projeto Camadas da Cidade, que apresenta no formato de vídeos animados a história da Rua 25 de Março, da Avenida Liberdade e, em breve, da Rua do Carmo, desde os mais remotos tempos. 

Na linha de palestras e oficinas, o Centro de Pesquisa e Formação do Sesc São Paulo realiza, dentro da série Ideias #EmcasacomSesc, um debate voltado a destacar as memórias indígenas, negras e difíceis na cidade de São Paulo. A atividade acontece no dia 4 de dezembro, às 16h, ao vivo no canal do YouTube do Sesc em São Paulo, e conta com a presença de Daniel Munduruku, Thais Avelar e Renato Cymbalista.

Com o objetivo de transpor para o ambiente digital as visitas patrimoniais, neste momento suspensas, o Sesc Pompeia promove o debate “Entre a saudade e o desejo: a Cidadela da Liberdade, no dia 5 de dezembro, às 15h, no canal do YouTube do Sesc Pompeia. A conversa pretende abordar a concepção da programação cultural da unidade desde a sua inauguração, e evidencia a participação do público espectador também enquanto agente da cultura e da ativação do lugar.

Além destas ações, o Sesc na Jornada do Patrimônio 2020 destaca uma curadoria de conteúdos de acervo no canal do SescTV dedicados à memória paulistana. Enquanto as Edições Sesc também selecionam algumas publicações, cujo mote é a cidade de São Paulo, para uma ação de divulgação.

Outro destaque nesta linha de programação é o lançamento digital do “Guia de Lugares e Camadas Históricas da Cidade de São Paulo”, produzido no contexto da Jornada do Patrimônio de 2018, lançando luz a grupos sociais não hegemônicos e os patrimônios que os representam na memória da cidade. A nova versão digital do guia fica disponível na Plataforma Sesc Digital e é acompanhada de um relato do Danilo Morcelli, pesquisador e curador da publicação e membro do Coletivo Ururay, e Walter Pires, arquiteto e Mestre em Arquitetura e Urbanismo pela Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo (FAU/USP), e técnico do Departamento do Patrimônio Histórico do Município de São Paulo – DPH.

A sinergia entre os propósitos da Jornada do Patrimônio e as ações do Sesc são evidentes, pois perceber o espaço urbano tecido por camadas de memórias a serem visibilizadas é característico das ações desenvolvidas pela instituição. Isso permeia todas as áreas de atuação e se amplia por meio de passeios que são oferecidos regularmente por diversas unidades, tendo como foco de interesse a complexidade histórica das cidades.

A pauta da memória parece ocupar definitivamente seu devido espaço, constituindo uma espécie de contrapeso num cenário de futuro incerto. Cabem às instituições comprometidas com políticas culturais democráticas responder à altura a essa situação, evidenciando que a compreensão aprofundada do já-vivido é pressuposto para a ampliação dos futuros possíveis.

SESC NA JORNADA DO PATRIMÔNIO 2020
De 04 a 06 de dezembro 
Saiba mais em: sescsp.org.br/jornadadopatrimonio

@SescSP
youtube.com/sescsp
facebook.com/sescsp
sescsp.org.br/sescdigital

@TurismoSocial
youtube.com/turismosocialsescsp

@SescCarmo
youtube.com/sesccarmo

@SescPompeia
youtube.com/sescpompeia

Conteúdo relacionado

Utilizamos cookies essenciais para personalizar e aprimorar sua experiência neste site. Ao continuar navegando você concorda com estas condições, detalhadas na nossa Política de Cookies de acordo com a nossa Política de Privacidade.