Chamamento: Feira Territórios da Moda e Costura 2023

31/01/2023

Compartilhe:

Em março e abril deste ano, dentro do projeto Territórios do Comum do Sesc São Paulo, acontecerá a exposição de trabalhos e projetos na Feira Territórios da Moda e Costura. A Feira terá dois locais: dias 25 e 26 de março, no Sesc 24 de Maio, e nos dias 1 e 2 de abril, no Sesc Consolação. O horário, nas duas ocasiões, será das 11h às 17h.

Acesse aqui o edital

As iniciativas selecionadas ficarão expostas em mesas, durante todo o período da Feira, possibilitando a interação entre público e expositores(as), que, por sua vez, terão o compromisso de expor, apresentar e dialogar com os visitantes.

Podem se inscrever proponentes ou grupos/coletivos, maiores de 18 anos, que residam e/ou tenham ateliês/lojas de suas iniciativas situadas na cidade de São Paulo, exclusivamente nos seguintes distritos: Pari, Brás, Bom Retiro, República, Santa Cecília, Consolação, Bela Vista, Liberdade, Sé, Cambuci e Barra Funda.

Cada participante receberá uma ajuda de custo de R$ 400,00 por dia para participação na Feira. Como é obrigatória a presença de duas pessoas representando cada iniciativa, informamos que esse valor é para cada uma das pessoas, totalizando o valor de R$ 800,00 por dia, desde que cumprida a presença de duas pessoas.

Inscrições

As inscrições são gratuitas e poderão ser realizadas a partir das 14h do dia 1 de fevereiro de 2023 até às 23h59 do dia 19 de fevereiro de 2023 (horário de Brasília) ou até atingir o número de 100 (cem) inscrições válidas, o que ocorrer primeiro.

As inscrições deverão ser feitas mediante o encaminhamento, por meio deste formulário digital, dos projetos acompanhados, impreterivelmente, de todos os seguintes documentos e informações:

  1. Dados da(o) proponente;
  2. Nome da proposta/trabalho/projeto/ateliê;
  3. Breve apresentação da proposta (até 2.000 caracteres ou envio de link de vídeo de até 2 minutos);
  4. Descrição da organização/grupo/coletivo ou apresentação da(o) proponente (até 2.000 caracteres ou envio de link de vídeo de até 2 minutos);
  5. Justificativa (por que deseja participar? até 2.000 caracteres ou envio de link de vídeo de até 2 minutos);
  6. Descrição do material: quais itens/produtos, quantidades e como pretende expor. (até 2.000 caracteres ou envio de link de vídeo de até 2 minutos).
  7. Inserção de link com acesso aberto contendo imagens dos itens/produtos.Para as respostas enviadas em vídeo, serão válidos links do Google Drive, YouTube, Vimeo ou canais similares. Serão desconsiderados links para serem baixados (download) ou de acesso privado ou restrito.

Para as respostas enviadas em vídeo, serão válidos links do Google Drive, YouTube, Vimeo ou canais similares. Serão desconsiderados links para serem baixados (download) ou de acesso privado ou restrito.

IMPORTANTE: Serão desclassificadas as inscrições que não cumpram o limite da data e horário de envio! Confira todas as informações aqui no edital.

Avaliação e seleção

Os projetos serão avaliados pela equipe de Curadoria da Feira Territórios da Moda e Costura, composta por membros do Sesc 24 de Maio e do Sesc Consolação. Para tanto, a Curadoria irá selecionar 10 (dez) propostas para integrar a Feira, priorizando os que apresentem maior potencial de interação e engajamento com as e os visitantes do evento. Além disso, considerará as diversidades racial, de gênero e orientação sexual.

Os projetos serão analisados de acordo com os seguintes critérios:

  • Potencial educativo do trabalho;
  • Criatividade na confecção e produção das peças;
  • Alinhamento com questões de moda consciente, consumo responsável, boas práticas de sustentabilidade e acessibilidade;
  • Criações propostas para a diversidade de corpos e moda inclusiva.

Resultado

O resultado será divulgado no site do Sesc 24 de Maio e do Sesc Consolação no dia 24 de fevereiro de 2023.

As iniciativas selecionadas também serão informadas por e-mail e deverão confirmar suas participações até o dia 28 de fevereiro. Caso não haja retorno até essa data, será desconsiderada a participação.

A seleção e as decisões da Curadoria serão tomadas de forma soberana e definitiva, não cabendo nenhum tipo de recurso.

Cronograma

AÇÕESDATAS
Publicação do Edital01/02/2023
Período de inscrição01 a 19/02/2023
Divulgação do resultado no portal do Sesc24/02/2023
Confirmação de participação pelos(as) proponentes selecionados(as)até 28/02/2023
Realização da Feira25 e 26/03/2023 – Sesc 24 de Maio
01 e 02/04/2023 – Sesc Consolação

Dúvidas

Dúvidas acerca desta Chamada Pública? Você pode tirar com nossa equipe pelos e-mails: educativo.24demaio@sescsp.org.br e/ou socioeducativo.consolacao@sescsp.org.br

Sobre o Territórios do Comum

O contexto da pandemia e o agravamento da crise econômica e sanitária alteraram as dinâmicas locais e as relações das pessoas e comunidades com seus territórios. A atuação das iniciativas sociais vem contribuindo para diminuir os impactos deste cenário, cuja ação mais imediata se dá nos cuidados às populações em situação de vulnerabilidade social. Estas iniciativas também são fundamentais na construção permanente da cidadania, por atuarem em defesa dos direitos sociais; na articulação de diferentes setores da sociedade civil; e no enfrentamento dos desafios a partir das potencialidades locais. 

Visto que a atuação do Sesc em educação para sustentabilidade e cidadania considera a importância dos repertórios construídos nos territórios onde as unidades estão inseridas, entende-se que ali há pontos de intersecção que abrem possibilidades de trabalho tão amplas, quanto complexas.   

O projeto Territórios do Comum traz essa preocupação em compreender a trama social. Propõe refletir sobre as estratégias de diálogo e de articulação com territórios-territorialidades como subsídio para realizar processos educativos continuados, que possam contribuir para o trabalho de iniciativas e redes de apoio no sentido de garantir o direito ao acesso à uma vida digna – social, ambiental e economicamente mais justas.  

Parte-se de antemão do trabalho que vem sendo realizado pelas unidades a partir da leitura cada vez mais atenta dos territórios, bem como valorizar ações que se iniciam com este convite. 

Nesta segunda edição, no ano de 2023, se mantem a premissa da construção de modos de viver mais sustentáveis, economicamente justos e acessíveis, uma vez que o projeto reúne as áreas de Educação para Acessibilidade, Educação para Sustentabilidade e Valorização Social/geração de trabalho e renda no desenvolvimento de ações programáticas voltadas à cidadania em suas múltiplas dimensões e possibilidades de ação colaborativa no território onde estão inseridas as Unidades do Sesc.

Conteúdo relacionado

Utilizamos cookies essenciais para personalizar e aprimorar sua experiência neste site. Ao continuar navegando você concorda com estas condições, detalhadas na nossa Política de Cookies de acordo com a nossa Política de Privacidade.