Negras Narrativas | Sherere – o encontro da imagem, da linguagem e do território

06/11/2022

Compartilhe:

Discutir sobre questões que permeiam e atravessam nossa sociedade por meio das narrativas de pessoas negras é o ponto de partida para esse projeto que, em seu segundo ciclo e das múltiplas linguagens, traz ao público a oportunidade de aproximação com o ser-saber-fazer numa perspectiva diversa. Como fechamento do segundo ciclo do projeto, apresenta-se:

“Sherere – o encontro da imagem, da linguagem e do território”
Agregar pessoas e grupos é uma das premissas das filosofias africanas para fazer rodar as histórias, conhecimentos e energias. Nesse sentido, sherere, palavra em swahili (uma das línguas faladas em África) traz a noção de encontro para celebrar o que veio antes e para abrir caminhos para o que virá depois. compõem a programação.: apresentação artística, oficina, bate-papo e vivência.

PROGRAMAÇÃO


aula aberta
KEMETIC YOGA
Com Merit Amon, sbat de Kemetic Yoga formada pela Yoga Skills, multiartista e autodidata em terapias da terra, saúde e Kultura Afrikana.

Prática de base africana surgida em Kemet, que conhecemos como Egito, a Kemetic Yoga tem como objetivo a regeneração e conexão física, espiritual e mental através dos fundamentos de respiração em quatro tempos e da progressão geométrica. Os elementos da natureza e a ligação com divindades ancestrais também compõem a filosofia dessa prática.
De 12/11 a 18/12, domingos, 10h30.
Grátis. Ginásio.
A partir de 12 anos
.

aula aberta
DANÇA E CONEXÃO
Com Merit Amon, sbat de Kemetic Yoga formada pela Yoga Skills, multiartista e autodidata em terapias da terra, saúde e Kultura Afrikana.
Desde os tempos remotos, curandeiros e líderes espirituais utilizam a dança como fonte de nutrição, conexão, liberação e contemplação por reconhecer nela a sabedoria contida na divina natureza. “Dança e Conexão” surge da necessidade de restabelecer o autocuidado a partir da percepção do estado emocional sugerindo ao corpo movimentos de honra a terra, ventre e coração.
De 5/11 a 17/12, sábados, 15h.
Grátis. Sala de Práticas Corporais.
A partir de 14 anos.
20 vagas. Inscrições na hora e local da atividade
.


ateliê
LINGUAGEM E IMAGEM: ESTAMPANDO SABERES
Com Manifesto Crespo.

Linguagem é uma das características que compõem a identidade de um povo. Nessa oficina, as pessoas têm a oportunidade de criar carimbos com os Adinkras, que são um conjunto de símbolos que representam provérbios e compõe o vasto sistema de escrita africana.
Dia 19/11, sábado, 10h30 às 12h30 e dia 20/11, domingo, 16h às 18h.
Grátis. Salas de Múltiplo Uso 2 e 3.
A partir de 6 anos.
25 vagas. Inscrições na hora e local da atividade
.

bate-papo
IMAGEM, CORPO E TERRITÓRIO: NARRATIVAS POSSÍVEIS
Com Carol Barreto, ModAtivista, designer de moda autoral, artista visual e pesquisadora; Janette Santiago, artista da dança, atriz, educadora e orientadora corporal e Tobias Barreto, coreógrafo, articulador cultural e idealizador do Centro Cultural Tobias Terceiro.

Quais as possibilidades para se discutir imagem, linguagem e território a partir das vivências e pontos de vista da Negritude? Nesse bate-papo o convite é pensar as construções que vem se elaborando sobre o tema, apresentar caminhos e inspirar ações.
Dia 19/11, sábado, 14h.
Grátis. Auditório.
Livre
.

show
FUNMILAYO AFROBEAT ORQUESTRA
Orquestra única no mundo formada somente por mulheres, pessoas LGBTQIA+ e não-binárias negras.

d
José de Holanda

O projeto é novo e surgiu do incômodo da cantora e saxofonista Stela Nesrine e da trompetista Larissa Oliveira ao perceberem a ausência de um grupo de Afrobeat idealizado por mulheres negras, que tocassem esse estilo essencialmente negro.
Dia 19/11, sábado, 16h.
Grátis. Convivência.
Livre
.

Utilizamos cookies essenciais, de acordo com a nossa Política de Privacidade, para personalizar e aprimorar sua experiência neste site. Ao continuar navegando, você concorda com estas condições.