Nós Mulheres: Pesado

20/12/2021

Compartilhe:

Imagem: Pixabay

Por Fernanda Silvestre *

É pesado. Ser uma mulher gorda numa sociedade que odeia corpos dissidentes é pesado.  

É pesado todos os dias sentir o peso dos olhares de pessoas que não se importam, mas que para destilar seus preconceitos os disfarçam de preocupação.  

É pesado o julgamento, é pesado estar cercada desta arquitetura hostil em que nada nos cabe. Não cabemos no transporte, no emprego, no relacionamento amoroso, nas roupas, nos consultórios e hospitais, nas academias, nas ruas, passarelas e sociedade.  

O mundo não suporta gordos, mas mesmo sem suporte, existimos. E vamos seguir existindo e resistindo. E por isso nossa voz é pesada, embargada, às vezes. Nosso som pesa toneladas, porque ela carrega nossas marcas, nossas histórias e o peso da sobrevivência.  

Espero que o peso da nossa música gorda, quebre padrões. Que as vozes pesem nos corações. 

*Fernanda Silvestre é técnica de programação do Sesc Rio Preto e assina a curadoria da playlist a convite do Sesc SP no combate à gordofobia.

>>> Esta playlist integra o projeto “Nós tantas outras”. Saiba mais aqui.

Conteúdo relacionado

Utilizamos cookies essenciais para personalizar e aprimorar sua experiência neste site. Ao continuar navegando você concorda com estas condições, detalhadas na nossa Política de Cookies de acordo com a nossa Política de Privacidade.