O que é xilogravura?

27/10/2022

Compartilhe:

Quando se pensa em xilogravura, é comum imaginar alguém sentado comodamente, entalhando com facas e canivetes, em pranchas de madeira que, após entintadas, são impressas sobre papel, para depois se converter em ilustrações de livros ou ser expostas na parede, uma vez emolduradas.  

Esse processo, que hoje é tido como artesanal, em seu tempo foi considerado uma revolução tecnológica quando associado à invenção da imprensa tipográfica. A xilogravura, no entanto, é uma técnica milenar cujos primeiros registros datam de aproximadamente 2 mil anos atrás e são provenientes da Índia e de diversas regiões da Ásia.

Na época, era empregada a técnica da aplicação de carimbos, ou “block print”, na estampagem de tecidos ou na reprodução de textos chineses, com a utilização de “tipos” (ou letras) de madeira.  

Black block print background pattern with abstract shapes
(Foto: Freepik)

Como eram materiais perecíveis, é provável que sua origem seja ainda mais remota. Os historiadores divergem ao determinar sua antiguidade, já que a estampagem em tecido tem relação com a história da moda, enquanto a história da xilogravura ocidental costuma se restringir a impressões sobre papel dentro do circuito artístico e não leva em conta as imagens impressas para outros fins.  

Se cruzarmos as diferentes histórias das técnicas de impressão, poderemos considerar que o formato da xilogravura é imprevisível, assim como o gesto e os corpos que atuam nessa linguagem.  

“Uma “xilo” pode ser um simples carimbo, uma técnica que torna possível repetir palavras ou imagens e expandir-se pelo mundo, diluindo inclusive sua autoria.” 

BASTIDORES OCUPAÇÃO XILOGRÁFICA- ft Ronaldo Gomes - 073
A exposição Ocupação Xilográfica exibe 63 obras de 11 jovens artistas, que expõem sua visão de mundo por meio da xilogravura.
(Foto: Ronaldo Gomes)

Neste sentido, Ocupação Xilográfica é uma exposição que se multiplica em diversos espaços do Sesc Birigui e procura realçar a vitalidade de processos contemporâneos dentro da xilogravura e a intensa pesquisa desenvolvida por 11 artistas.  

As investigações consideram elementos como a cor, seja com a diversidade de abordagens do desenho e a espacialidade do trabalho. As obras expostas apresentam vários formatos e escalas de trabalho, desde o livro de artista até interferências no edifício, além de experiências baseadas na matriz xilográfica: a madeira, que, como linguagem e resistência material, influencia a criação das imagens. 

Os artistas que participam da mostra compartilharam ateliês e usufruíram diferentes aprendizagens práticas e teóricas que influenciam seus modos de produzir. Para seguir explorando a geração de imagens a partir da vivência coletiva, a exposição conta com um ateliê e uma programação de oficinas em que o público poderá experimentar técnicas variadas, assim como ver a exibição temporária de suas produções. A proposta é que esta seja uma mostra muito ocupada, visitada e vivenciada, para ampliar nossa maneira de imaginar a imagem gravada. 

Célia Barros
Curadora da Exposição Ocupação Xilográfica

Célia Barros
(Foto: Divulgação)

Célia Barros é artista visual, educadora e a curadora da exposição Ocupação Xilográfica. Mestre em Produções artísticas e investigação pela Facultat de Belles Arts da Universitat de Barcelona, desenvolve projetos de exposições no quais articula ações de curadoria, expografia e mediação em arte contemporânea.  

Cocriadora da aceleradora de projetos culturais Arte Movimenta SJC e do projeto Pausa Onírica, ambos criados em 2020 no contexto da pandemia provocada pelo vírus Covid-19. Já atuou como curadora de outras 3 exposições no interior paulista e também como professora nos cursos de Artes Visuais e Artes e Mídias Digitais na Faculdade de Educação e Arte da Universidade do Vale do Paraíba entre 2021 e 2018. 

Conteúdo relacionado

Utilizamos cookies essenciais para personalizar e aprimorar sua experiência neste site. Ao continuar navegando você concorda com estas condições, detalhadas na nossa Política de Cookies de acordo com a nossa Política de Privacidade.