Apps para observar aves

15/12/2020

Compartilhe:
Foto: Fotonativa

A observação de uma ave em seu habitat natural, com a mínima ou nenhuma interferência humana em seu comportamento ou ambiente, além de ser uma prática sustentável, é também bastante acessível, visto que pode ser realizada por pessoas de todas as idades e condições sociais, seja em ambientes naturais ou mesmo em centros urbanos. Além disso, promove o desenvolvimento do turismo responsável, estimula a economia local, fomenta a educação ambiental e também diversas pesquisas científicas nesta área.

Atualmente, contabilizamos mais de 10.000 espécies existentes e espalhadas por todas as regiões do nosso planeta. O Brasil, com cerca de 1.920 espécies, ocupa o segundo lugar em riqueza de aves no mundo e só em Bertioga já foram registradas mais de 440 tipos diferentes!

Toda essa riqueza animal, somada aos diversos benefícios que oferece, faz com que a prática da observação de aves, amplamente conhecida como birdwatching, reúna cada vez mais adeptos. Entre outros fatores, as cores e formas diversificadas desses animais são características que despertam muita admiração e curiosidade nas pessoas.

Como em todas as áreas, é natural que esses amantes da natureza tenham suas preferências por alguns aplicativos e sites especializados neste tema. Pois bem, é por isso que listamos aqui alguns dos apps e sites mais conhecidos pelos avistadores e fotógrafos de aves:

WikiAves é um website brasileiro muito popular entre os observadores e fotógrafos de aves. Por meio da contribuição de seus colaboradores, o site possui um grande acervo de imagens e sons de inúmeras espécies brasileiras. Seu principal uso por parte de seus usuários é no auxilio na identificação de espécies. Navegue pelo WikiAves aqui, ou acesse: www.wikiaves.com.br

O aplicativo Xenocanto é proveniente de um website que possui enorme acervo sonoro de espécies de aves de todas as regiões do planeta. Esse acervo é formado pela contribuição de seus colaboradores. Seus dados são muito utilizados para auxiliar publicações científicas. Conheça ele clicando aqui ou acesse: https://www.xeno-canto.org/

Já o Merlin Bird ID é uma boa ferramenta para quem está iniciando, sobretudo no auxílio na identificação de espécies de aves, pois além de seu acervo de sons e imagens e outros recursos, possui um sistema que identificação que funciona a partir de uma foto, que pode ser feita pelo próprio App ou acessada na memória do celular ou tablet. Você  pode encontrar o aplicativo disponível para download na Google Play Store de forma gratuita.

A ideia do site e aplicativo eBird é reunir observações ocorridas em todos os cantos do mundo. O site congrega uma série de listas, imagens e sons na construção de um grande acervo vivo, alimentado todos os dias pelos seus usuários, os quais, com poucas informações, podem colaborar para o acompanhamento do processo migratório de algumas espécies e até contribuir para estratégias de manejo e conservação das aves. O site é este: https://ebird.org/home e seu app também é encontrado no Google Play Store. Ahh… tudo na faixa.

A observação de aves é uma das atividades mais frequentes na programação do Sesc Bertioga. Por aqui, é realizada em diversos pontos da cidade, sobretudo nas áreas verdes naturais protegidas da região. Essa experiência possibilita ao hóspede ou morador da cidade inscrito nas atividades da Reserva Natural Sesc Bertioga, o contato direto com a natureza, o exercício para o despertar de percepções e interpretações sobre a paisagem e o universo desses bichos tão surpreendentes.

A atividade compõe o “Projeto Avifauna”, iniciativa que reúne um conjunto de ações que contribuem com nossos principais referenciais: Educação para Sustentabilidade, Conservação do Meio Ambiente e Pesquisa Científica a partir do levantamento de espécies de aves dentro e fora do Centro de Férias e da Reserva Natural Sesc Bertioga.

Essas ações vão desde instalações de estruturas como comedouros e bebedouros, visitas mediadas nas escolas e vivências de observação para os hóspedes. Além disso, o Clube de Observadores de Aves de Bertioga (COAB), periodicamente, convida aos moradores a participarem de saídas mensais, estimulando um olhar cuidadoso e ativo pela e para a floresta.

Conteúdo relacionado

Utilizamos cookies essenciais para personalizar e aprimorar sua experiência neste site. Ao continuar navegando você concorda com estas condições, detalhadas na nossa Política de Cookies de acordo com a nossa Política de Privacidade.