Oficina Lit_inerante 22, um passeio com música e criação literária pela Paulista, inspirado na Semana de Arte Moderna

24/06/2022

Compartilhe:

Cem anos depois da realização da Semana de Arte Moderna, a mais famosa avenida da cidade acumula desdobramentos em diversas expressões artísticas que inspiram a criação literária.  

Prédios, casarões, bares, bancos, centros culturais e as pessoas que circulam pela Avenida Paulista, tudo é cenário com trilha sonora especial para uma escritora ou escritor guiar os participantes da oficina literária móvel Lit_inerante 22. 

Trecho 1 – áudio de Andrea del Fuego

Lit_inerante 22  

Com curadoria do escritor Joca Reiners Terron e da jornalista Juliana Vettore, Lit_inerante 22 é uma oficina literária móvel que vai explorar a paisagem cultural, política e etnográfica da cidade, cem anos após a Semana de 22, sempre com um escritor ou escritora conduzindo as pessoas. 

No primeiro encontro do projeto este ano, que ocorreu no sábado, 18/6 às 17h, a escritora convidada foi Andrea del Fuego. Ela levou os participantes a um itinerário pela Avenida Paulista e arredores e em cada ponto de parada, uma narrativa literária com trilha sonora composta especialmente por Mario Cappi. Depois de encerrada a itinerância, o grupo se reuniu na Biblioteca do Sesc Avenida Paulista para a conclusão da história narrada por del Fuego.  


Próximos encontros Lit_Inerante 22


16 de julho
Dirceu Villa

Dirceu Villa

Doutorou-se em Literaturas de Língua Inglesa pela Universidade de São Paulo (USP), estudando o Renascimento na Inglaterra e na Itália. Lecionou na pós lato-sensu da USP, na graduação da Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP) e atua como professor de oficinas.[1] Villa traduziu obras de autores como Lovecraft, James Joyce, Joseph Conrad, Homero e Ezra Pound.[2] Por sua obra própria, recebeu o prêmio de Ação Cultural da Secretaria de Cultura de SP, pelo livro Icterofagia.[2] Com a obra Descort recebeu o Prêmio Nascente. Sua poesia foi traduzida para espanhol, inglês, francês, italiano e alemão.


20 de agosto
Carolina Rodrigues 

Seu primeiro livro, Sem Vista para o Mar, ganhou os prêmios Jabuti e da Fundação Biblioteca Nacional (Prêmio Clarice Lispector) de 2015, ambos na categoria Contos.[2] É formada em Imagem e Som pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) e possui a titulação de mestra em Estudos de Performance pela Universidade de Amsterdam. A escritora mora em São Paulo e também trabalha como roteirista e produtora cultural. O seu segundo livro de contos, Os Maus Modos, está para ser lançado em breve, com o apoio do Proac 2014.


17 de setembro
Cidinha da Silva 

Cidinha da Silva (MG) é prosadora, autora e editora e publica literatura desde 2006. Escreveu mais de uma dezena de livros entre crônicas, contos, ensaios, dramaturgia e infantojuvenis. Tem textos traduzidos para o alemão, catalão, espanhol, francês, inglês e italiano. Seu primeiro livro de contos, “Um Exu em Nova York” (2018), recebeu o Prêmio da Biblioteca Nacional (2019) e “Explosão Feminista”, do qual é co-autora, foi finalista do Prêmio Jabuti (2019). Oferece oficinas e cursos de escrita criativa presenciais e online desde 2014.


15 de outubro
Marcelino Freire 

Nascido em Sertânia, no estado de Pernambuco. Ao longo da década de 1980, trabalha como bancário e inicia o curso de Letras na Universidade Católica de Pernambuco, sem concluí-lo. Em 1989, freqüenta a oficina literária do escritor Raimundo Carrero e, dois anos depois, é premiado pelo governo do Estado de Pernambuco. Decide mudar-se para a cidade de São Paulo em 1991 e publica, de forma independente, seus dois primeiros livros: AcRústico, de 1995 e EraOdito, de 1998. Em 2000, publica o livro de contos Angu de Sangue. Em 2002, Marcelino idealizou e editou a Coleção 5 Minutinhos, inaugurando com ela o selo eraOdito editOra. É um dos editores da PS:SP, revista de prosa lançada em maio de 2003, e um dos contistas em destaque nas antologias Geração 90 (2001) e Os Transgressores (2003), publicadas pela Boitempo Editorial.


19 de novembro
Matheus Gato 

Matheus Gato nasceu em Campinas, São Paulo, em 1983, e viveu até a juventude em São Luís do Maranhão. Em 2002, ingressou na Universidade Federal do Maranhão onde se dedicou à mobilização estudantil por ações afirmativas e políticas de cotas. Com doutorado e pós-doutorado pela Universidade de São Paulo, foi visiting fellow no Hutchins Center for African and African American Studies da Universidade Harvard em 2017 e 2018. É professor do Departamento de Sociologia da Unicamp, pesquisador do Núcleo Afro\Cebrap e coordenador do BITITA: Núcleo de Estudos Carolina de Jesus (IFCH-Unicamp). É autor do livro O Massacre de Libertos: sobre raça e república no Brasil (Perspectiva).

Utilizamos cookies essenciais para personalizar e aprimorar sua experiência neste site. Ao continuar navegando você concorda com estas condições, detalhadas na nossa Política de Cookies de acordo com a nossa Política de Privacidade.