Sesc SP

Matérias do mês

Postado em

Programação do SescTV lembra o Dia Mundial do Meio Ambiente

Questões como a preservação ambiental, o controle sobre a água no planeta, os desafios da vida em sociedade, as buscas de alternativas na construção de casas sustentáveis e a reciclagem, dentre outras, pautam a programação do canal durante todo o dia 5 de junho, data em que se celebra o Dia Mundial Do Meio Ambiente. 

O episódio Água e Fogo, da série CurtaDoc, abre a programação especial, às 8h, com dois curtas-metragens sobre questões ambientais: Linha de Fogo (2009, BA), de Marcelo Abreu Góis e Uirá Meneses; e Um Rio Invisível (2009, SP), de Renata Druck. Às 10h, reflexões sobre o viver em sociedade, o estar no mundo, a responsabilidade pelos atos que cada ser humano tem e o quanto afeta o outro são discutidas pelo psicanalista e escritor Ricardo Goldenberg e pelo filósofo, professor e escritor Charles Feitosa na série Filosofia Pop, com mediação da filósofa e escritora Marcia Tiburi.

Na sequência, Casa Sustentável é tema de episódio do Habitar Habitat, às 11h.  O programa mostra casas, ecovilas e exemplares de bioconstrução, feitas a partir do conceito de bioarquitetura, criado pelo arquiteto holandês Johan van Lengen, autor do Manual do Arquiteto Descalço. Ainda nesta temática, o episódio Parque Sitiê (RJ), da série Arquiteturas, mostra a sustentabilidade aplicada em construções de espaços públicos, às 12h.

A relação entre natureza e cultura é abordada pelo olhar da videoarte, no programa VideoBrasil na TV: Panoramas do Sul, exibido às 12h30. Em seguida, com direção de Isa Grinspum Ferraz, a série Galáxias – Olhares sobre o Brasil traz depoimentos de pensadores e pesquisadores sobre a vida nos centros urbanos, no episódio Cidades, exibido às 14h.

O documentário Quem Controla a Água?, dos diretores Lesli Franke e Herdolor Lorenz, é exibido às 16h e traz uma reflexão sobre o monopólio de empresas no abastecimento privado de água no mundo. Da série Estilhaços, o episódio A Orquestra Encantada e Lixo Não Existe apresenta, às 17h30, o cotidiano dos catadores de materiais recicláveis de São Paulo.

Na faixa musical, Fafá de Belém apresenta, às 18h, o show Canto das Águas, com repertório que valoriza a pluralidade das canções dos compositores de Belém (PA), com participações especiais de Sebastião Tapajós, Felipe Cordeiro e Paulo André Barata. Às 20h, o documentário A Terra da Lua Partida, dirigido por Marcos Negrão e André Rangel, retrata o cotidiano do velho nômade Sonam, sua família e seu povo no Vale de Spanshang, no Himalaia. O impacto das mudanças climáticas ameaça a sobrevivência na região.

Outro episódio da série Galáxias aborda, por meio de depoimentos, questões atuais sobre o Meio Ambiente, às 22h30. E fechando a programação, o episódio Natureza Viva, da série CurtaDoc, exibe, às 23h, cinco curtas-metragens sobre preservação ambiental e sustentabilidade.


Dia Mundial do Meio Ambiente: Programação especial
Dia 5, durante a programação

CurtaDoc: Água e Fogo 8h

Filosofia Pop: Ética 10h

Habitar Habitat: Casa Sustentável 11h

Arquiteturas: Parque Sitiê (RJ) 12h

VideoBrasil na TV: Panoramas do Sul: Natureza e Cultura 12h30

Galáxias – Olhares sobre o Brasil: Cidades 14h

Documentário: Quem Controla a Água 16h

Estilhaços: A Orquestra Encantada e Lixo Não Existe 17h30

Musical: Fafá de Belém 18h

Documentário: A Terra da Lua Partida 20h

Galáxias – Olhares sobre o Brasil: Meio Ambiente 22h30

CurtaDoc: Natureza Viva 23h

 

Verifique a classificação indicativa

Assista online em www.sesctv.org.br/aovivo ou em nossa página do Facebook.