Sesc SP

Matérias da edição

Postado em

Faça seu Game

Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

Cursos gratuitos a distância possibilitam aprendizado sobre a criação de personagens e programação de jogos digitais

Conforme o Mapeamento da Indústria Brasileira e Global de Jogos Digitais de 2014, o mercado brasileiro de criação de games vive uma expansão: segundo a pesquisa, estima-se que ele mova em torno de 3 bilhões de dólares anuais. Apesar de promissora, a área exige conhecimentos específicos sobre as diferentes etapas e técnicas que envolvem a criação de um jogo digital. Para divulgar a linguagem dos games e possibilitar que mais pessoas tenham contato com esse universo, o Sesc oferece seu primeiro curso de games a distância em parceria com a Universidade Metodista de São Paulo.

Iniciado em maio, com outros dois módulos em junho e julho, o programa não exige conhecimentos prévios e oferece certificação da universidade. Até o momento, a procura pelo curso, cuja idade mínima para participação é de 16 anos, reflete o interesse que a área de games desperta no país. No primeiro módulo, foram ofertadas mil vagas, que se esgotaram em uma hora.

O conteúdo vai desde a criação de personagens até a programação de jogos digitais. Cada um dos módulos é composto de quatro aulas, disponibilizadas online para os inscritos e ministradas por professores da Universidade Metodista. O curso é dividido em três partes, que podem ser feitas separadamente ou em sequência. Em Introdução ao Desenvolvimento de Personagens para Jogos Digitais, módulo iniciado em maio, foram apresentadas técnicas de desenho para a criação de personagens, conceitos de proporção, anatomia, luz e sombra, composição e finalização. O segundo módulo, Introdução à Modelagem 3D para Jogos Digitais, que inicia em junho, trata de técnicas de modelagem tridimensional de objetos e cenários para jogos digitais. Começa em julho o terceiro módulo, Introdução à Programação para Jogos Digitais, que trata da programação básica para esse tipo de jogo.

O curso oferece as ferramentas básicas para inserir o aluno no mundo do desenvolvimento de jogos, avalia o coordenador e professor na Universidade Metodista Leandro Higuchi Yanaze. “Esse mercado tem crescido. Especificamente no Brasil, existe uma demanda crescente voltada aos jogos para celular, e também para o jogo não como produto final, mas como ação de comunicação de empresas, passeio virtual, visualização arquitetônica, simuladores para treinamento, realidade aumentada, realidade virtual etc. Todos esses são campos bastante abertos para o profissional de desenvolvimento de jogos”, analisa. “O gosto pelo jogo está disseminado por todo o Brasil, mas, quando você dissemina o gostar de fazer, trabalha competências em termos pedagógicos, educacionais, de design e programação.”

Mesmo a distância, é um curso prático. “Além das videoaulas, são propostos exercícios aos alunos, que os postam na plataforma e recebem uma análise dos trabalhos pelos professores auxiliares e monitores. Para conseguir o certificado, o aluno precisa fazer pelo menos 70% das atividades”, explica o coordenador.

No segundo módulo, entre 20 de junho e 11 de julho (inscrições encerradas em maio), há aulas sobre modelagem, nas quais os alunos podem aprender a construir objetos em 3D e inserir esses objetos nos softwares voltados para a construção de jogos. “É um primeiro contato com o 3D. Nos encontros, procuramos abranger desde o princípio do 3D, como esses objetos são compostos, até como modelar um objeto, um cenário ou um personagem a partir de figuras primitivas, como um cubo, por exemplo”, descreve o professor José Francisco Tarallo. “A modelagem é o que vai dar o retorno visual do jogo, é necessária para a construção do cenário, de objetos que serão utilizados, e também do personagem. Além disso, esse conhecimento em 3D pode ser utilizado para além do jogo, em ilustração, vídeo e outras áreas.”

O programa possibilita que um público diverso, de diferentes localidades, tenha contato com a linguagem dos jogos digitais. No primeiro módulo, entre os mil inscritos estão pessoas de faixas etárias entre 16 e 60 anos, e de regiões distintas do Brasil. “Neste formato, o curso pode atingir públicos interessados de localidades muito distintas, ampliando seu alcance”, observa o gerente do Sesc Santo André, Jayme Paez. Segundo ele, a grande procura pelo curso confirma que há demanda por esse tipo de atividade. “A proximidade do Sesc Santo André com o Campus da Universidade Metodista de São Bernardo do Campo já rendeu boas parcerias, seja na versão presencial, que acontece no Espaço de Tecnologias e Artes da unidade, seja com a oferta dos módulos a distância. Considerando o grande interesse gerado pelo curso, acreditamos que estamos inaugurando possibilidades para realizações futuras”, completa.
 

Novas oportunidades

Estão abertas as inscrições para o próximo módulo do Curso Livre de Games, que ocorrerá em julho e agosto. Saiba mais sobre as inscrições em sescsp.org.br/eadgames

Módulo III - Programação

Introdução ao uso de game engines para o desenvolvimento de jogos digitais, programação básica para jogos digitais. Com o prof. Dr. Leandro Key Higuchi Yanaze.
Inscrições: 23 de junho a 29 de junho.
Início das aulas: 25 de julho