Sesc SP

Matérias do mês

Postado em

Delícias juninas para aquecer o coração

Arroz doce, paçoca, vinho quente, milho verde, cuscuz... junho chegou com ventos frios e também muitas delícias no cardápio para aquecer os corações!
Durante todo o mês, as Comedorias de diversas unidades oferecem receitas típicas para celebrar o período de dançar quadrilhas, pular fogueiras e curtir um bom forró. “A partir do tema junino, procuramos oferecer preparações que resgatam as raízes regionais brasileiras, trazem memórias afetivas, alimentam a alma. Tudo isso a preços acessíveis para o público”, conta Marcia Drabek, assistente da Gerência de Saúde e Alimentação do Sesc.

Aqui reunimos algumas das guloseimas que você pode encontrar nas unidades. Que tal experimentar?


No Sesc Jundiaí, dá para viajar até o Nordeste em algumas garfadas. É só embarcar nesse lindo Baião de Dois: uma combinação de arroz, feijão de corda, carne seca e queijo coalho. O cardápio da unidade ainda traz canjica, arroz doce e polenta.


Voltamos à infância e à casa da avó com esse bolo cremoso de fubá do Sesc Itaquera! Brigadeiro de paçoca, canjica, curau caseiro, cuscuz de legumes e vinho quente completam o cardápio.


Milho, Vinho quente, Bolinho Caipira (farinha de milho e mandioca, com recheio de carne moída) e arroz doce caramelizado estão entre as delícias da Comedoria de São José dos Campos até o final de julho. 

 


Doce de abóbora, cocada e pudim de banana da terra resgatam a cozinha caipira no Sesc Santo André. Após às 15h30, também tem vinho quente, quentão, pamonha, arroz doce e milho cozido.
 


Não há como não se aquecer com o vinho quente do Sesc Pinheiros. Para acompanhar, cuscuz caipira vegano (confira a receita aqui!), baião de dois e brigadeiro de amendoim.
 


Se passar pelo Sesc Sorocaba, não deixe de provar o cuscuz de legumes, o pão artesanal com manteiga e geleia de frutas e o brigadeiro com cocada cremosa.
 


No Sesc Campo Limpo, o clima junino chegou com bolo de paçoca e creme de tapioca com goiabada. 
 


O arraiá do Sesc Bom Retiro traz paçoca e doce de abóbora tão bem embrulhadinhos que são quase presentes juninos!
 


Em São Caetano, o cardápio de junho está recheado de romantismo. O bolo da vez é o Romeu e Julieta (queijo e goiabada), com uma boa taça de vinho para acompanhar.
 


No Sesc Consolação, o cardápio varia semanalmente. Curau e caldinho de feijão são algumas das preparações que passaram por lá.
 


Pipoca, cuscuz, doce de abóbora, arroz doce, quentão... o cardápio do Sesc Campinas está recheado de delícias em junho. As sopas do dia também entram no clima: canjiquinha, milho e abóbora são algumas das opções já servidas.
 


Aos fins de semana, o Café da Roça do Sesc Interlagos tem pamonha doce e salgada (com linguiça e bacon), caldo de feijão, canjica, doce de abóbora e batata doce. Quer combinação mais perfeita com o lugar?
 


Bolo de milho com cobertura de creme de queijo e farofa de pipoca. Só a descrição dessa preparação do Sesc Belenzinho já dá água na boca, não é? No cardápio da unidade, ainda tem sorvete com cobertura de doce de abóbora com coco e uma sobremesa quente por semana: curau e canjica estarão nas próximas.

Deu água na boca?