Sesc SP

Matérias do mês

Postado em

Um pouquinho da FLIP em São Paulo

Francesco Careri, Benjamin Moser, Svetlana Aleksiévitch, Mauro Maldonato e Danilo Santos de Miranda são os convidados para trazer à São Paulo um pouco do que acontecerá na 14ª edição da Festa Literária Internacional de Paraty.

O Pós-Flip acontece nos dias 05 e 06 de julho, no Sesc Consolação e no Centro de Pesquisa e Formação (CPF), como resultado da parceria do Sesc com a Casa Azul, Escola da Cidade, Folha de S. Paulo e as editoras Companhia das Letras, GGBrasil e Planeta.

No dia 5 de julho, terça-feira, o primeiro encontro acontece no CPF, às 10h30, com a presença do professor e arquiteto italiano, Francesco Careri, autor de Walkscapes - O caminhar como prática estética (Ed. GGBrasil, 2015). No mesmo dia, às 16h, o Sesc Consolação recebe a escritora e jornalista ganhadora do Nobel de literatura, Svetlana Aleksiévitch, para falar sobre seu livro A guerra tem rosto de mulher (Companhia da Letras, 2016). Na sequência, às 20h, é a vez do encontro com o psiquiatra e pensador italiano Mauro Maldonato e o sociólogo e diretor regional do Sesc São Paulo, Danilo Santos de Miranda, sobre o livro Na base do farol não há luz: cultura, educação e liberdade (Edições Sesc São Paulo, 2016).
Para encerrar os Encontros com Autores Pós-FLIP 2016 em São Paulo, o escritor e historiador americano Benjamin Moser vai ao CPF na quarta-feira, dia 6 de julho, às 10h30, para uma fala sobre seu mais recente livro, Autoimperialismo ( Editora Planeta, 2016).

A participação do público se dará mediante a retirada de ingressos, distribuídos com 1 hora de antecedência na unidade em que acontecerá o encontro.

Sobre os autores:

Francesco Careri (Roma, 1966) é arquiteto e professor do departamento de estudos urbanos, do laboratório de projetos e do curso de artes cívicas da faculdade de arquitetura da Università degli Studi Roma Tre, um curso totalmente peripatético em que se caminha interagindo in situ com os fenômenos urbanos emergentes; desde 2011, é diretor do programa de pós-graduação “Artes arquitetura cidades” da mesma universidade. Foi cofundador, em 1995, do Laboratorio d'Arte Urbana Stalker/Osservatorio Nomade e é autor do livro Constant. New Babylon, una città nomade (Turim, Testo & Immagine, 2001).

Svetlana Aleksiévitch (Stanislav, atual Ivano-Frankivsk, 1948) é Jornalista e escritora. Desenvolveu uma escrita única, produzida a partir da pesquisa na realidade e ostentando as melhores qualidades narrativas da tradição da literatura em língua russa. Em 2015 recebeu o prêmio Nobel de literatura.

Benjamin Moser (Houston, 1976) é o autor de Clarice, biografia de Clarice Lispector publicada nos Estados Unidos, Inglaterra, Brasil, Portugal e Holanda. Como tradutor e editor das obras de Lispector em inglês, universalizou a escritora, trabalho que foi compensado com o primeiro Prêmio Itamaraty de Diplomacia Cultural. Assina uma coluna no New York Times.

Mauro Maldonato (Sapri, 1960) é psiquiatra, escritor, conferencista, professor de Psicopatologia do Departamento de Cultura Europeia e do Mediterrâneo na Universidade da Basilicata, Itália. No Brasil, pelas Edições Sesc São Paulo, já publicou os livros Passagens de Tempo (2012), A Subversão do ser (2014), Da mesma matéria que os sonhos (2014) e Raízes Errantes (2014).

Danilo Santos de Miranda (Campos, 1943) é especialista em ação cultural e diretor regional do Sesc – Serviço Social do Comércio no Estado de São Paulo. Formado em Filosofia e Ciências Sociais, realizou estudos complementares de especialização na Pontifícia Universidade Católica e na Fundação Getúlio Vargas de São Paulo e no IMEDE - Management Development Institute, de Lausanne, Suíça. Atua como conselheiro em diversas entidades dentre as quais Fundação Itaú Cultural, Fundação Padre Anchieta, Museu de Arte Moderna de São Paulo e Movimento Nossa São Paulo.