Sesc SP

Matérias da edição

Postado em

Museu da Imigração

Foto: Leila Fugii
Foto: Leila Fugii

Museu da Imigração


Localizado no bairro da Mooca, no prédio da extinta Hospedaria de Imigrantes do Brás – que recebeu 2,5 milhões de imigrantes durante 91 anos de funcionamento –, o Museu da Imigração propõe ao público o contato com a história desses imigrantes e sua contribuição para a formação cultural do país.

Revista E Sesc São Paulo - Almanaque Paulistano julho/2016

Trajetória

Nos séculos 19 e 20, pessoas de mais de 70 nacionalidades desembarcaram no Brasil para trabalhar em lavouras de café e na indústria paulista. Junto, trouxeram contribuições expressivas, sotaques e costumes.

A Hospedaria de Imigrantes foi, entre 1887 e 1978, o principal local de abrigo desses estrangeiros recém-chegados, onde eram acolhidos e encaminhados aos novos empregos. Na década de 1930, a Hospedaria de Imigrantes passou a acolher também trabalhadores vindos de outros estados brasileiros. Em 1978, o local encerrou suas atividades e, em 1993, após restauros, o museu foi inaugurado no mesmo espaço.

Exposições

A exposição permanente Migrar: Experiências, Memórias e Identidades aborda o processo migratório como um fenômeno permanente na história da humanidade. É possível ver fotos, objetos, documentos originais e entrar em contato com histórias dos imigrantes. O público pode também visitar uma sala que simula a hospedaria, com beliches e mesas onde aconteciam as refeições.

Jardim

Com cerca de 2.900 m², árvores centenárias e mobiliário para encontros, piqueniques e outras atividades, o jardim do Museu da Imigração é um atrativo para o bairro da Mooca e entorno. O gramado é também utilizado para programações culturais, como apresentações de música, dança, cinema e teatro.
 

Serviço
Endereço: Rua Visconde de Parnaíba, 1316, Mooca, São Paulo
Funcionamento: Terça a sábado, das 9h às 17h, e aos domingos das 10h às 17h.
Ingresso: R$ 6 / R$ 3 (meia-entrada); gratuito aos sábados
Contato: (11) 2692-1866