Sesc SP

Matérias do mês

Postado em

Clubinho de Leitura nas Férias

Foto: Renata Dantas
Foto: Renata Dantas

Contar histórias para as crianças é um hábito muito prazeroso, tanto para os pequenos, quanto para os adultos. Além de ajudá-los a aguçar a criatividade, o momento da leitura estreita as relações.

Mergulhar em histórias, sejam elas de ficção ou não, é parte importante do desenvolvimento infantil, e pode trazer uma série de benefícios como estimular a imaginação, incitar a curiosidade e ajudar no desenvolvimento da linguagem, tanto escrita quanto oral.

Para proporcionar momentos assim entre adultos e crianças, acontece, durante a programação de férias do Sesc Belenzinho, a primeira edição do Clubinho de Leitura. Uma série de quatro encontros dedicados à leitura compartilhada de quatro livros que abordam um tema em comum. Esta leitura será feita com a participação de crianças acompanhadas dos responsáveis e será permeada por músicas criadas pela Cia. Circo de Trapo, exclusivas para cada uma das histórias.

Foram escolhidos livros de dois renomados autores da literatura infantil, o paulistano Odilon Moraes e a italiana Eva Furnari, que vive no Brasil desde os dois anos de idade. Para os dois últimos encontros, a Cia. traz dois temas diferentes: Poesias ou Rimas, Rimas ou Poesias? e Monstros Monstruosos.

Em Pedro e a Lua (2004), Odilon Moraes conta a história de um menino que, encantado pela noite e seus mistérios, descobre que a lua é que faz a noite ficar clara e brilhante. Pedro gosta tanto dela, que deu o nome de Lua à sua tartaruga, que passou então a ser sua melhor amiga, na criação de laços firmes e fortes. Assim, os leitores podem refletir sobre as relações de amizade e carinho existentes.

As Listas Fabulosas (2013), de Eva Furnari, diverte as crianças que, ao decorrer da leitura, fazem várias descobertas do mundo da imaginação, onde lavar a roupa com suco de uva e encher a banheira com conta-gotas podem ser experiências devastadoras.

A Cia. Circo de Trapo, que participa do Clubinho, foi fundada em 2002 por Fabiana Alves e Marco Antônio Ponce e tem em seu elenco de artistas e colaboradores palhaços, músicos, contadores de histórias, mediadores de leitura, autores e atores, que desenvolvem diversos trabalhos, entre eles a mediação de leitura. Eles desenvolvem trabalhos inspirados na infância e ao longo da carreira já participaram de alguns festivais de artes como Circuito Sesc de Artes, Festival Sesc de Inverno do Rio de Janeiro, Bienal do Livro de São Paulo, Flipocinhos, Fliparanapiacaba e V Festival de Contadores de Histórias da Cidade de São Paulo.

Confira a seguir a galeria de fotos com o pessoal da Cia. Circo de Trapo e os livros do Clubinho, e venha com a gente contar essas histórias que vão tornar as férias da criançada muito mais divertidas.

Fotos relacionadas