Sesc SP

Matérias do mês

Postado em

O Incentivo e a Técnica

Entre as programações esportivas que antecedem a Corrida e Caminhada Noturna deste ano, o Sesc Catanduva propôs dois tipos distintos de atividades, se assim podemos classificá-las.
A primeira delas foi a que chamamos de incentivadora - de caráter moral: trouxemos o maratonista Vanderlei Cordeiro de Lima.

Por quê?

Bem, porque Vanderlei é bicampeão dos Jogos Pan-americanos, medalha de bronze nos Jogos Olímpicos de Atenas 2004 e o único latino-americano outorgado com a Medalha Pierre de Coubertin, a maior condecoração de cunho humanitário-esportivo, concedida pelo Comitê Olímpico Internacional. Como sua trajetória pessoal é um ótimo exemplo de superação, ninguém melhor que ele para incentivar os corredores e servir de exemplo do esportista ético!

Durante o bate-papo, que ocorreu no dia 16 de junho, foi possível entendermos a razão de as pessoas admirarem tanto este atleta:  Vanderlei, antes de tudo, é extremamente humilde e gentil, cumprimenta as pessoas olhando para cada uma delas, sem nenhuma pressa (ainda que seja um corredor, vejam só), sorrindo e prestando atenção em todos. Ao contar suas histórias e experiências passadas, demonstrou-se muito bem humorado e otimista, mesmo diante das adversidades e dificuldades que relatou; deu preciosas dicas de corrida, mas nunca da posição privilegiada do grande campeão (que ele efetivamente é), mas sim do ponto de vista do simples praticante, da pessoa que ama sobretudo o esporte, e é agradecida pelas chances que a vida lhe ofereceu, graças ao seu ofício de corredor.

Vanderlei Cordeiro de Lima em sua visita ao Sesc Catanduva

Talvez seja correto afirmar que Vanderlei motivou a plateia porque dividiu sua sabedoria de modo muito natural... o discurso vinha fácil, assim como as perguntas dos interessados que se multiplicavam a cada novo argumento. Ele contou sobre sua preparação, sobre o trabalho de força e resistência do atleta, sobre os treinos e corridas que o ajudaram a estar pronto física e psicologicamente; falou de coisas básicas também, tais como alimentação e hidratação, de repouso e da carga emotiva. Brincou com a plateia, bateu palma para o atleta da cidade que estava no público, reconhecendo-o como um grande maratonista. Atitudes de um homem que é um verdadeiro campeão. Por isso tudo, chamamos tal momento de “motivacional”.

Já a segunda programação foi pensada para a preparação dos corredores, propriamente dita. Para esta, o Sesc Catanduva trouxe uma série de encontros com uma profissional de Educação Física que, através das metodologias de Pilates e de Exercícios Funcionais, desenvolveu atividades com foco na prática e nas especificidades das exigências físicas e motoras de um corredor.
Neste período, a professora Cintia Ciola Fonseca nos ajudou a entender os benefícios dos exercícios funcionais e do Pilates: explicou-nos que estas práticas são fundamentais para o corredor/maratonista, pois reduz o risco de lesões e melhora o desempenho do indivíduo. Segunda ela, as estatísticas mostram que mais de 90% dos corredores de rua possuem lesões; é aí que os exercícios funcionais e o Pilates atuam, como um trabalho de estabilidade articular e de correção postural, que fortifica o corpo do indivíduo. Desta forma, o corredor adquire um melhor condicionamento físico e sofre uma menor sobrecarga das articulações - o que resulta em um melhor desempenho em suas atividades. Vale lembrar que o Pilates e a Ginástica Multifuncional do Sesc são fundamentados em atividades que objetivam melhorar a condição física geral do praticante. O paralelo entre as duas propostas é bem nítido: a GMF traz exercícios que aumentam a agilidade, que estimulam o equilíbrio, a resistência e consciência corporal (propriocepção), além de também integrar-se com outras metodologias. 

Aula da prof.ª Cíntia no Sesc Catanduva

Aprendemos, durante as aulas no Sesc Catanduva, que os exercícios funcionais e o Pilates atuam como um trabalho paralelo ao treino do corredor. Trabalho este que o prepara para a competição de modo preventivo, trabalhando os músculos profundos e concentrando as atividades nos músculos do core (a nossa região central abdominal, do assoalho pélvico, a região paravertebral).

O trabalho da professora Cintia, no Sesc Catanduva, voltou-se para corredores, pensando nas necessidades desses indivíduos; porém, os exercícios funcionais e o Pilates beneficiam a todos os interessados em saúde e bem estar físico, e, sobretudo, em qualidade de vida. Hoje em dia muitos atletas do futebol, do vôlei, do tênis ou das maratonas realizam um trabalho físico paralelo com as metodologias dos exercícios funcionais e do Pilates, justamente pensando no prejuízo que significa uma lesão para quem vive do esporte. Em atletas de alto rendimento, lesões são um grave problema – o indivíduo perde condicionamento, interrompe as atividades de treino, perde competições e, dependendo do caso, precisa de um longo tempo para se reabilitar.

Foi pensando nessas duas frentes - a motivacional e a de preparação – que o Sesc Catanduva organizou o período que antecede a Corrida e a Caminhada Noturna da cidade; juntamente com a preparação do Clube da Corrida e das atividades da GMF, a nossa equipe esportiva espera que os participantes sintam-se prontos e bastante empolgados para encarar mais este desafio.

Uma excelente corrida a todos, e que o espírito esportivo prevaleça sempre!