Sesc SP

Matérias do mês

Postado em

No ritmo do rio Cuiabá

Tuiuiu - ave símbolo do Pantanal | Foto: Dalmir Ribeiro Lima
Tuiuiu - ave símbolo do Pantanal | Foto: Dalmir Ribeiro Lima

Passar o dia no ritmo do rio Cuiabá, admirando o sol nascer e se pôr em seu leito, foi a principal memória guardada como presente na bagagem dos viajantes que retornaram da excursão realizada pelo Sesc à região norte do Pantanal e à Chapada dos Guimarães.

Muitas outras cenas marcaram esta experiência de imersão na natureza e cultura pantaneira vivenciada pelos participantes deste roteiro. O tuiuiú chamou a atenção pelo tamanho e altivez empoleirado no alto de seu ninho. Enquanto o bando de jacarés assustou um pouco quando cercava o cardume de piranhas na beira do corixo, uma área alagada temporariamente que ficou repleta de pássaros. O vôo da arara-azul surpreendeu surgindo de repente entre as árvores, tanto quanto a vocalização alta e grave dos macacos bugios no alto de suas copas. A briga das ariranhas pelo peixe foi uma verdadeira bagunça, não só maior que a zueira aprontada pelos macacos-prego que seguiam os aventureiros pela trilha. Mas o que impressionou os viajantes foi o céu pantaneiro que se confundia no horizonte com a imensidão das águas, avermelhando ao final do dia e depois trazendo uma chuva de estrelas pra iluminar a noite junto com os olhos brilhantes e ariscos dos jacarés.

Na Chapada dos Guimarães o espetáculo da Cachoeira Véu de Noiva e das araras vermelhas sobrevoando as escarpas em meio a neblina marcou na memória o sentimento místico de estar ali no coração do Brasil, no centro geodésico da América do Sul, cercado de tanta beleza natural num ponto equidistante entre o Atlântico e o Pacífico, como cantou Caetano Veloso nos versos de sua música “Um índio”, trilha sonora que poderia muito bem ilustrar o sentimento desta viagem. Uma emoção que soou forte no peito como as batidas da viola de coxo e do ganzá naquele cururu tocado em Porto Cercado pelo pantaneiro Dito Verde, num ritmo inspirado nas águas do rio.

Afinal, o que fica das viagens que fazemos? Quais são as imagens, sons, aromas e gostos que marcam nossas lembranças? Qual o sentimento que guardamos destas experiências?

Veja só o que voltou na mala de memórias dos viajantes da excursão Pantanal Norte e Chapada dos Guimarães realizada pelo Sesc Pinheiros e o Sesc São Caetano

 

 

O Sesc no Pantanal

Terra rica em lendas e histórias, o Pantanal é um santuário ecológico único e um dos maiores viveiros do mundo. Sua exuberância está na sua biodiversidade. É uma das áreas úmidas de maior importância do globo. Sua fauna é formada por peixes (pintado, surubim, pacu, dourado, piranha), pássaros, (tuiuiú - ave símbolo do Pantanal, arara azul, garça, papagaio, pica-paus); mamíferos (ariranha, lontra, onça pintada, capivara, veado campeiro, macaco, sagüi, paca) e répteis (jacaré e cobra). A vegetação é típica do cerrado, sem árvores frondosas e com espécimes de pequeno e médio porte, em uma rica variação de tons de verde.

Os participantes do roteiro ficaram hospedados no Hotel Sesc Porto Cercado, que localiza-se em uma das regiões mais privilegiadas pelas belezas naturais do Pantanal Norte, entre os municípios de Poconé e Barão de Melgaço. Concebido com cuidados ambientais e apto para operar nos períodos de seca e cheia com uma infraestrutura de lazer e hospedagem, o Hotel integra a Estância Ecológica Sesc Pantanal (EESP) em uma área total de aproximadamente 110 mil hectares com a maior Unidade de Conservação particular do país, a Reserva Particular do Patrimônio Natural do Sesc (RPPN).

Natureza, lazer, educação ambiental, conforto e contemplação. A combinação destes elementos representa a experiência no Hotel Sesc Porto Cercado, uma das principais referências em hotelaria e ecoturismo do Pantanal brasileiro. Localizado às margens dos meandros do rio Cuiabá, em meio à exuberante paisagem pantaneira, o Hotel oferece os serviços de hospedagem, restaurante, área de lazer com piscinas, salão social, academia de ginástica, cinema, pistas para caminhada, passeios e o Eixo Ambiental composto pelo Centro de Interpretação Ambiental, Borboletário, Coleção Entomológica e Formigueiro.

Dentre as principais atrações do Hotel, os passeios e as atividades recreativas proporcionam uma vivência única como contemplar o nascer do sol no horizonte da água do rio, emoldurado pela silhueta das árvores e o despertar de pássaros e bugios; navegar até o rancho pantaneiro e apreciar a cultura local manifestada na casa, nos costumes, no falar e no cantar pantaneiro; ou ainda se aventurar na focagem noturna dos animais às margens dos rios.

Quer conhecer mais sobre o Sesc Pantanal? É possível navegar virtualmente pelas imagens do local em uma visão 360º, experimente em: bit.ly/sescpantanal360 

Acompanhe a programação do Turismo Social para saber dos próximos roteiros em sescsp.org.br/turismo