Sesc SP

Matérias da edição

Postado em

Notas da Programação

Cultura, esporte e lazer em Registro

Sesc inicia as operações em Cidade do Vale do Ribeira que, provisoriamente, vai funcionar aos finais de semana

Foto: Alexandre Nunis

No dia 23 de julho, o Sesc iniciou as atividades no espaço que receberá a primeira unidade na região do Vale do Ribeira, na cidade de Registro. O local é um dos cartões-postais do município: o Complexo Kaigai Kogyo Kabushiki Kaisha (K.K.K.K.), símbolo da história da imigração japonesa na região, composto de quatro armazéns e mais de 2 mil metros quadrados. 

A assinatura do termo de convênio de cessão de uso ocorreu no dia 22 de junho, com presença do prefeito de Registro, Gilson Fantin, do diretor regional do Sesc São Paulo, Danilo Santos de Miranda e do presidente do Conselho da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do estado de São Paulo, Abram Szajman. “O Sesc está presente em Registro desde os anos 1970, com a ação externa de equipes de orientação social. A itinerância do Circuito Sesc de Artes trouxe espetáculos e atividades em diversos momentos mais recentes. Agora, o Sesc ocupará um cartão postal da cidade com as atividades socioeducativas que marcam o trabalho da instituição nestes 70 anos de atuação”, afirma Miranda.

Inicialmente, a unidade provisória funcionará aos finais de semana, das 10h às 19h, com atividades culturais e esportivas para todas as idades. A programação de abertura contou com show do cantor Arnaldo Antunes, nos dias 23 e 24, sarau literário com o rapper Thaíde e o escritor Paulo Lins, além de apresentações de circo, dança e atividades artísticas e físico-esportivas. Para a gerente Débora Rodrigues Teixeira, “quando cheguei aqui, observei o movimento do espaço e como ele é ocupado. Teremos um grande desafio, mas acredito que cada atividade realizada sensibilizará cada pessoa presente e irradiará os valores e as intenções do Sesc”.

O complexo onde será instalada a unidade provisória, o K.K.K.K., foi construído como parte da Companhia Ultramarina de Desenvolvimento, criada em Tóquio em 1913 com o objetivo de apoiar e instrumentalizar os imigrantes japoneses a caminho do Brasil. Marco da imigração nipônica no Vale do Ribeira, o conjunto arquitetônico foi construído em 1919 e tombado em 1987 pelo Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico, Arqueológico, Artístico e Turístico do Estado de São Paulo (Condephaat) e, em 2010, pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan).
 

“O Sesc está presente em Registro desde os anos 1970, com a ação externa de equipes de orientação social. Agora, o Sesc ocupará um cartão postal da cidade com as atividades socioeducativas que marcam o trabalho da instituição”

Danilo Santos de Miranda, diretor regional do Sesc São Paulo


Acesse sescsp.org.br/registro para mais informações.


Bienal do Livro

Foto: Julia Parpulov

O Sesc é um dos parceiros culturais na realização da 24ª Bienal Internacional do Livro, que ocorre de 26 de agosto a 4 de setembro. A programação do estande das Edições Sesc prevê um auditório com programação com o tema O Mundo Livro, na qual os visitantes poderão conhecer alguns profissionais e suas atividades na produção das publicações, como tradutores, editores, designers como Victor Burton e escritores como Fabrício Carpinejar. O Sesc também é um dos curadores do Salão de Ideias, que contempla discussões com escritores, pensadores e artistas como a ilustradora alemã Stefanie Harjes e o economista Ladislaw Dowbor, entre outros. Além disso, a Bienal recebe duas unidades móveis do BiblioSesc, com contação de histórias e espetáculos de música e literatura.

Saiba mais sobre a 24ª Bienal Internacional do Livro
 

Homenagem

Foto: Divulgação

A partir do dia 22 de agosto, o Centro de Pesquisa e Formação do Sesc realiza o ciclo 100 Paulo Emílio (1916-1977), com cursos teóricos, mesas de debate e oficinas em comemoração aos 100 anos de Paulo Emílio Sales Gomes, crítico de cinema, professor universitário e escritor. O ciclo, que se estende pelo mês de setembro, aborda temas como o ensino e a formação profissional em Cinema no Brasil, preservação audiovisual, crítica e ensaio cinematográfico.  De 1º a 7 de setembro, o CineSesc realiza uma mostra com os principais filmes analisados pelo crítico, com obras como Bang Bang (Andrea Tonacci, 1971) e Hiroshima, meu amor (Alain Resnais, 1959).

Saiba mais sobre o Ciclo 100 Paulo Emílio.


Leitores

O Sesc Campo Limpo estreou em maio o projeto Leitores, que apresenta noites de leituras de obras selecionadas, clássicos internacionais e contemporâneos brasileiros, na interpretação de personalidades literárias e artísticas. Os textos dos encontros foram selecionados pelos próprios leitores convidados. Em agosto, o convidado é o dramaturgo Mário Bortolotto, que lê Charles Bukowsky no dia 25 de agosto.

Para mais informações acesse a programação no portal Sesc São Paulo.


Teatro

Foto: Divulgação

Durante o mês de agosto, o Sesc Santo Amaro recebe a mostra da Cia. Solas de Vento, que apresenta parte do repertório de teatro e circo da companhia e oferece oficinas sobre dramaturgia e técnicas de atuação cênica. Formada pela dupla Bruno Rudolf e Ricardo Rodrigues, a Cia. Solas de Vento desenvolve pesquisa sobre teatro gestual, técnicas circenses e dança contemporânea, de forma integrada à linguagem audiovisual.

Para mais informações acesse o portal Sesc São Paulo.


Lançamento

Neste mês, o Selo Sesc lança A Saga da Travessia, disco de Letieres Leite & Orkestra Rumpilezz. Criada em 2006 pelo instrumentista e compositor Letieres Leite, a orquestra é regida pela percussão afro-baiana e tem influência do jazz. O CD A Saga da Travessia, segundo disco do grupo, traz um repertório de composições inéditas e tem relação direta com a história e a herança da música negra nas composições contemporâneas. O lançamento acontece no mês de agosto com shows nas unidades Jundiaí (10/8), Bauru (11/8), Piracicaba (12/8) e Pompeia (13 e 14/8).

Para conhecer mais o disco acesse o portal Sesc São Paulo.


Esporte

Foto: Divulgação

No dia 31 de agosto, às 19h30, o Sesc Vila Mariana recebe mais um encontro da programação Esporte em Jogo, série com oito encontros mensais com especialistas da área de esportes, atletas, treinadores e convidados especiais. A atividade é gratuita e, a cada encontro, um tema é debatido por duas horas, com a mediação do jornalista esportivo José Trajano. Além disso, ao longo do encontro, são exibidos vídeos com pequenas reportagens que fomentam o debate. Em agosto, o tema de discussão é Ética, Respeito e Solidariedade.

Clique aqui para mais informações.

 

“O samba é muito rico, ele que influencia outros ritmos. É o rei do pedaço”

Beth Carvalho, em entrevista ao jornal Folha de S.Paulo. A cantora se apresentou no Sesc Belenzinho nos dias 6, 7 e 8 de julho.