Sesc SP

Matérias do mês

Postado em

As origens da cidade

A 2º edição da Jornada do Patrimônio traz uma série de roteiros e atividades que apresentam e refletem sobre bens patrimoniais que participaram no processo histórico ou de formação identitária de São Paulo.

O tema principal As origens da cidade destaca os caminhos que ajudaram a estabelecer o início e a expansão da cidade. São 5 principais caminhos que que nortearam a ocupação do território brasileiro, ligando povoações do litoral a regiões agropastoris, de extração de minérios e outros pontos, derivados muitas vezes dos antigos peabirus, caminhos antigos abertos por povos indígenas. 

O Sesc e o Departamento de Patrimônio Histórico da Prefeitura de São Paulo desenvolveram, conjuntamente, 5 roteiros especiais para percorrer o trecho urbano desses caminhos:

 

 A chegada em São Paulo (Caminho de Santos)
 27/08 | Sábado, saída às 9h do Sesc Ipiranga

O caminho de Santos é o mais antigo: foi por onde os portugueses, aproveitando os íngremes caminhos abertos pelos indígenas, conseguiram vencer a Serra do Mar, chegando ao Planalto e aos vales do rio Tietê e de seus principais afluentes. 

 


A formação de aldeamentos jesuíticos (Caminho do Vale do Paraíba e de São Miguel)

27/08 | Sábado, saída às 8h30 do Sesc Carmo

Este caminho foi originalmente marcado pelo estabelecimento de aldeamentos jesuíticos, ainda no século XVI, como o de São Miguel, de Guarulhos e do Tatuapé.

 


Caminhos dos tropeiros (Caminho de Pinheiros e Sorocaba)

27/08 | Sábado, saída às 8h30 Sesc Consolação

O caminho dos tropeiros interligava São Paulo e o sul do país e foi utilizado por tropas que abasteciam os centros urbanos desde o século XVIII.

 


A ocupação do interior (Caminho de Campinas)

27/08 | Sábado, saída às 8h Sesc Bom Retiro

O caminho de Campinas era uma das vias abertas em direção ao interior do país, como Goiás e Mato Grosso, a partir do século XVII. A economia do ouro e a expansão da produção de açúcar motivaram essas expedições, cujo acesso era complementar às vias fluviais do rio Tietê.

 



A descoberta do ouro (Caminho do Guaré)

28/08 | Domingo, saída às 10h30 do Sesc Santana

O Caminho do Guaré nasceu de uma pequena trilha indígena, aberta em meio à vegetação que, na área onde atualmente está o bairro da Luz era mais aberta e, por isto, propícia à pastagem do gado.

 

 

 

 

Uma oportunidade para conhecer mais sobre as origens da cidade de São Paulo. Escolha qual será o seu caminho nesta Jornada e bom passeio!

Consulte aqui as outras atividades do Sesc na Jornada do Patrimônio.

Para ver a programação completa da Jornada do Patrimônio visite o site do evento.