Sesc SP

Matérias do mês

Postado em

Férias, claquete e ação!

No mês de julho, férias escolares, o Sesc São Caetano abriu as portas para 30 crianças que participaram de um curso de cinema. Durante duas semanas, crianças de 6 a 12 anos, inscritas no curso, tiveram a oportunidade de mergulhar na magia do cinema e vivenciar essa arte milenar de uma maneira lúdica e apaixonante.

O Projeto Férias, Claquete e Ação! foi pensado e criado pela equipe do Sesc São Caetano e executado por Lize Nascimento e equipe. Durante duas semanas, as crianças participaram de atividades relacionadas ao cinema como oficinas de roteiro, interpretação, maquiagem de efeito especial, cenografia, fotografia, massinha, cenário e stop motion.

Além dessas atividades, quatro sessões de cinema fizeram parte da programação.

O resultado foi surpreendente: três curtas metragens criados e produzidos pelas crianças em uma animada e divertida tarde.

No último dia, um certificado foi entregue para cada uma e, junto aos seus pais, assistiram a exibição dos curtas metragens. O encantamento das crianças com o cinema foi  uma grande descoberta de todo o processo, em cada trabalho feito. Alguns preferiram trabalhar nos bastidores, outros já tiveram mais afinidade com a câmera e com a interpretação. As crianças vivenciaram cada etapa.

Para Lize, “ver o interesse e o envolvimento das crianças, que ao mesmo tempo que se divertiram muito, também mostraram grande comprometimento com as propostas dadas, me fez ter certeza que a arte é transformadora, e que ela é o caminho para o refinamento das sensibilidades humanas e para o reencantamento do mundo. É importante lembrar que a equipe que trabalhou comigo foi realmente uma equipe de alta performance, incansável  e dedicada, fator que foi determinante para o sucesso do projeto. Assim, meus mais sinceros agradecimentos vão para Cauê Lopes, Valeria Vareta, Andrea Ratinha, Mel Moreno e Danilo Corrêa."

Assista ao vídeo produzido pelas crianças: 


No final do curso, um passeio oferecido pelo programa de Turismo Social foi proposto, com destino ao MIS - Museu da Imagem e So. O intuito era ampliar os conhecimentos das crianças, em visita à um dos museus mais populares da cidade, com um acervo de mais de 200 mil itens de fotografias, filmes, vídeos e cartazes. Além de isso, a turma conheceu também a Sala Cinematogrophos, sala de projeção da Casa Guilherme de Almeida.

Na ocasião, outro vídeo foi produzido:

"Tenho certeza que esse projeto ficará para sempre na memória, tanto de cada pessoa da nossa equipe, como também das crianças que foram os agentes talentosos e criativos desse processo. Foi um dos trabalhos mais gratificantes de minha carreira.”, diz Lize Nascimento.