Sesc SP

Matérias do mês

Postado em

Reconhecer nosso patrimônio

Visita guiada ao Theatro Municipal de São Paulo<br>Foto: Adauto Perin
Visita guiada ao Theatro Municipal de São Paulo
Foto: Adauto Perin

Nos dias 27 e 28 de agosto, o Sesc participa da segunda edição da Jornada do Patrimônio, iniciativa que promove a visitação em imóveis históricos por toda a capital paulista, além de oferecer roteiros, palestras, oficinas e apresentações artísticas.

A iniciativa é inspirada nas Journées Européennes du Patrimoine, na França, e no Open House, em Nova York (openhousenewyork), nos Estados Unidos.

Em conversa com a EOnline, a arquiteta Nádia Somekh, diretora geral do Departamento de Patrimônio Histórico de São Paulo e pesquisadora da verticalização das cidades brasileiras em projetos urbanos na metrópole contemporânea, destacou algumas novidades deste ano.

"Nesta segunda edição, a Jornada do Patrimônio traz como tema central As origens da cidade, e apresenta em sua programação roteiros elaborados em parceria com o Sesc em São Paulo, como a série de passeios que percorrrem trechos dos antigos caminhos que marcaram a história da cidade de São Paulo. Serão realizadas visitas em prédios históricos importantes que revelarão detalhes inusitados, como por exemplo na cúpula do Theatro Municipal."

O conceito de patrimônio que a Jornada busca promover é aquele que vai além dos prédios históricos tombados oficialmente; ele abrange os bens culturais que fazem parte da identidade e da memória afetiva da cidade.

Nádia também revelou como isto é evidenciado na programação da Jornada:

"Interessante destacar também que não há somente imóveis tombados participando da programação, mas também locais que possuem uma demanda da população por sua manutenção pelo valor cultural, como o Edifício Apracs construído pelo arquiteto Artacho Jurado, que recebeu recentemente o novo selo de valor cultural criado pelo Conpresp. O Edifício Planalto, também construído por Jurado, comemora 60 anos de sua construção recebendo o público para um visita guiada por sua arquitetura alegre e colorida."

O Museu da Cidade de São Paulo participa da Jornada do Patrimônio com uma programação com foco em arqueologia para ressaltar a temática das origens da cidade. São oito casas históricas que recebem exposições e painéis sobre seu histórico e o de escavações arqueológicas, que mostram o cotidiano dos antigos moradores e frequentadores. O Sítio Morrinhos, localizado na zona norte da cidade, apresenta, por exemplo, duas exposições de arqueologia e também oficinas de cerâmica e técnica de construção com taipa.

"Este é um evento que produz conhecimento e a população tem acesso a uma verdadeira aula de história sobre seu patrimônio. E como quem não conhece não valoriza, reconhecer nosso patrimônio será sempre o objetivo essencial da Jornada!", ressalta Nádia Somekh.