Sesc SP

Matérias do mês

Postado em

Bate-Papo ao Vivo: Ética, Respeito e Solidariedade no Esporte



O Esporte em Jogo é uma série de oito encontros que reúne especialistas da área de esportes, atletas, treinadores e convidados especiais. A cada encontro um tema específico a ser debatido por duas horas, com a mediação do jornalista esportivo José Trajano. O público pode interagir com os convidados, formulando perguntas e solucionando dúvidas. Além disso, ao longo do encontro, são exibidos vídeos com pequenas reportagens que fomentam o debate. A série tem encontros programados até o mês de outubro.

A vitória e a quebra de recordes a qualquer custo, a mercantilização exacerbada do Esporte, o desrespeito pelo outro e a falta de solidariedade são questões que contribuem para práticas ilícitas e inaceitáveis como o doping, a violência e a corrupção. São as atitudes baseadas nos valores do fair play, movimento fundamental ao verdadeiro esportista e que representa o jogo limpo e refletem os valores olímpicos e paralímpicos (amizade, respeito, excelência, igualdade, inspiração, determinação e coragem), que possibilitam condutas coerentes e solidárias no esporte.

Em agosto, o Sesc Vila Mariana recebe em sua Praça de Eventos a nadadora Flávia Delaroli e o jornalista Edgard Alves para um bate-papo mediado por José Trajano sobre o tema "Ética, Respeito e Solidariedade", no sexto encontro do projeto. O debate ocorre no dia 31/8, quarta-feira, das 19h30 às 21h30, com entrada gratuita. O programa será exibido ao vivo também, nesta página.
 
Flávia Delaroli é ex-atleta de natação, representou o Brasil nos Jogos Pan-Americanos de 1999, 2003, 2007, 2011 e foi medalhista em todos eles. Participou dos Jogos Olímpicos de Atenas (2004) e Pequim (2008). Nos Jogos Rio 2016 comentou as provas de natação pela ESPN Brasil.

Edgard Alves, jornalista e colunista sobre temas Olímpicos no Jornal Folha de São Paulo. Cobriu 6 Jogos Olímpicos e 4 Jogos Pan-Americanos.

A atividade também faz parte do projeto Edição 28: A Trajetória do Esporte, que pretende estimular e sensibilizar cada vez mais pessoas para a prática da atividade física e do esporte por meio de uma programação variada, que contempla vivências, apresentações, exposições, bate-papos, encontros com atletas, festivais e torneios de diversas modalidades esportivas, além de difundir a cultura esportiva por meio da reflexão sobre o esporte e suas relações com aspectos socioculturais.

O próximo encontro acontece no dia 28/9, com o tema Os Jogos da Superação. Participe!