Sesc SP

Matérias da edição

Postado em

Notas da Programação

70 anos de história

Série de vídeos retoma momentos que marcaram trajetória do Sesc em São Paulo

Foto: Acervo Sesc Memórias

No dia 13 de setembro o Sesc completa 70 anos, e como parte da comemoração uma série de vídeos será exibida no portal (sescsp.org.br/70anos) e na programação do Sesc TV no mês de setembro. Em sete filmes de cerca de três minutos cada um, são lembrados momentos marcantes da trajetória do Sesc em São Paulo, história que começou nos anos 1940, no coração da capital, com a criação dos Centros de Atendimento Social, e se expandiu para as 37 unidades existentes hoje em todo o estado.

O conteúdo dos vídeos passa pela evolução do projeto cultural e educativo do Sesc, que trouxe, desde sua criação pelo empresariado do comércio e serviços em 1946, a marca da inovação e da transformação social. O roteiro apresenta o começo da atuação do Sesc no atendimento social e destaca momentos que mudaram o foco do trabalho da instituição, como a inauguração do atual Sesc Consolação, primeira unidade com ginásios, lanchonete, piscina e teatro, refletindo o conceito do lazer como forma de desenvolvimento e educação.

Além disso, outros momentos importantes estão presentes nas produções, como a criação do Centro de Pesquisa Teatral, que até hoje promove a formação de atores e criadores cênicos, e a implantação do trabalho social com idosos, nos anos 1960. Esta última, uma iniciativa pioneira no país ao afirmar o papel do idoso como agente de mudanças, até hoje busca atender as várias formas do envelhecer e promover a integração com diferentes gerações.

Outro destaque são os eventos presentes no calendário do Sesc. Desde os primeiros jogos comerciários, realizados em 1949, que marcaram o início da série de campeonatos conhecida hoje como Copa Sesc, até a ampliação das atividades esportivas, educativas e que buscam incentivar hábitos saudáveis e a integração. Outro exemplo são as propostas relacionadas ao cinema, presentes desde 1948, que ganharam força com a criação do Festival Sesc Melhores Filmes, em 1974, e a abertura do CineSesc, em 1979.

Os vídeos históricos também documentam o surgimento de um novo paradigma, com a abertura do Sesc Interlagos em 1975, que propôs ações de sustentabilidade e educação ambiental replicadas em outras unidades, como a de Itaquera e Bertioga.

Tudo isso lembra que o Sesc nasceu com a responsabilidade social de promover a qualidade de vida dos comerciários, e tem realizado isso ao longo de 70 anos com incentivo ao esporte, às artes, à educação e à conscientização ambiental para diferentes faixas etárias da população.

Conteúdo dos vídeos passa pela evolução do projeto cultural e educativo do Sesc, que trouxe, desde sua criação, em 1946, a marca da inovação e da transformação social

Acesse a playlist e confira os vídeos históricos do Sesc: sescsp.org.br/70anos


Novo Mirada

Foto: Utopia, com Maria Page's (ESP). Foto: David Ruano

De 8 a 18 de setembro ocorre a quarta edição do Mirada – Festival Ibero-Americano de Artes Cênicas de Santos, evento bienal realizado pelo Sesc em Santos e mais quatro cidades do litoral paulista. Nesta edição, a programação conta com 43 espetáculos originários de dez países da América Latina, Portugal e Espanha. Ao todo, são 12 nacionalidades representadas por meio de peças, performances, intervenções urbanas e uma instalação, compondo um panorama que potencializa a capacidade de o teatro e a dança reagirem diante das singularidades histórica, social, política e econômica. Isso evidencia a força da arte politicamente engajada sem perder de vista a ambição poética e a pluralidade estética.

Confira toda a programação do Festival Mirada em sescsp.org.br/mirada


Hoje tem Palhaçada

Foto: Divulgação

A dupla de palhaças Las Cabaças, formada por Juliana Barsalobre e Marina Quinan, apresentou no Sesc Pompeia a mostra 10 Anos Las Cabaças, em julho e agosto. A programação trouxe contação de histórias e três espetáculos: “Divagar e Sempre”, “O Dia da Caça” e “Semi-Breve”. Criada em 2006, a dupla Las Cabaças pesquisa diferentes formas de intervenções nos espaços públicos e no cotidiano de comunidades de pequeno porte no interior do Brasil, visando à troca humana e cultural e à transformação das experiências teatrais por meio da linguagem do palhaço.

Confira a entrevista com a dupla de palhaças Bifi e Quinan no Portal Sesc São Paulo.


Esporte em Debate

Foto: Pixabay

O Sesc, em parceria com o Centro Brasileiro de Cooperação e Intercâmbio de Serviços Sociais (CBCISS), realiza em 28 de setembro, no Sesc Ipiranga, o III Seminário Nacional de Serviço Social no Mundo do Futebol, que traz como tema “Interdisciplinaridade na formação esportiva de crianças e adolescentes”. O seminário busca promover um espaço de discussão e intercâmbio de experiências das diferentes áreas envolvidas na formação esportiva de crianças e adolescentes. A atividade reúne profissionais da área social e físico-esportiva para trocarem ideias e apresentarem ações realizadas no esporte voltadas à infância e à juventude, especialmente no futebol.

Clique aqui para mais informações.


Compositor e Intérpretes

Foto: Divulgação

No dia 27 de agosto, o Sesc Vila Mariana recebeu o segundo concerto do projeto O Compositor é Vivo!, com a presença de Willy Correa de Oliveira, que conversou com o público sobre sua obra Morandi Omaggi, homenagem ao pintor italiano Giorgio Morandi. A peça foi interpretada por um sexteto de oboé, fagote, percussão, piano, violino e violoncelo. O projeto O Compositor é Vivo! é um encontro bimestral em que um compositor erudito é convidado a discorrer sobre seu processo de composição. Para ilustrar a fala, composições de sua autoria são executadas por um conjunto camerístico ou músico solo.


Trocas de Arte

O Sesc Belenzinho realiza desde julho o projeto [Estou Cá], com exposições, oficinas e discussões que trazem provocações sobre a arte contemporânea. A primeira ação do projeto foi Potlatch: Trocas de Arte, uma exposição que começou vazia e que foi construída com base em conversas entre público e artistas com a equipe curatorial. Além dessa primeira atividade, o projeto [Estou Cá] terá uma série de outras programações até março de 2017.

Saiba mais no Portal Sesc São Paulo.

 

“O fato de [os integrantes do Grupo Galpão] estarem juntos há tanto tempo não significa que eles são uma massa homogênea. No entanto, é da convivência entre diferentes que é possível existir”

Márcio Abreu, em entrevista ao jornal O Estado de S. Paulo. O diretor foi convidado a dirigir Nós, espetáculo do Grupo Galpão em cartaz até o dia 11 de setembro no Sesc Consolação.

 

“As pessoas me perguntam há quanto tempo eu sou músico. Eu respondo: 80 anos. Nasci músico. Música não se aprende, você nasce com ela”

Hermeto Paschoal, em entrevista ao jornal Folha de S.Paulo. O músico apresentou-se no Sesc Bom Retiro nos dias 6 e 7 de agosto.

 

Outras programações

Ações para a Cidadania

Curso A democracia pode ser assim: história, formas e possibilidades

Curso A democracia pode ser assim: história, formas e possibilidades

SESC Pinheiros

Saiba mais