Sesc SP

Matérias do mês

Postado em

A cidade em poucas palavras

Parte da intervenção instalada na Sala de Leitura do Sesc Vila Mariana.<br>Foto: Julia Parpulov
Parte da intervenção instalada na Sala de Leitura do Sesc Vila Mariana.
Foto: Julia Parpulov

De agosto a outubro, a Sala de Leitura do Sesc Vila Mariana recebe a intervenção A Grande Cidade: Microcontos, com micronarrativas em texto e vídeo, elaboradas por participantes de oficina homônima coordenada pelo escritor João Anzanello Carrascoza.

A OFICINA

De 29/3 a 26/4 ocorreu a oficina A Grande Cidade: Microcontos, onde a partir de exposição teórica, de leituras e análises literárias de contos, minicontos e microcontos, além de atividades práticas, o escritor João Anzanello Carrascoza buscou partilhar os princípios que norteiam o conto contemporâneo, estimulando os participantes a produzir micro-histórias inspiradas nas cidades e suas idiossincrasias.

Em conversa com a EOnline, Carrascoza diz que o gênero não é muito comum, mas que por causa da internet (redes sociais) há uma aproximação do público a este tipo de texto. "Há uma certa dificuldade em se criar um microconto, pois é preciso ter beleza, usar figuras de linguagem e tem que contar uma história, se não é simplesmente uma frase", disse. Os participantes da oficina, criadores dos microcontos expostos, já tinham algum contato com a escrita, mas não muito com o tema, que era olhar a cidade com detalhes; então foram propostos alguns exercícios, como lembrar de lugares da sua cidade natal (muitos não nasceram em São Paulo) e olhar com atenção para a capital paulista e tentar colocar essa cidade tão grande num texto tão pequeno, de uma forma geral. Num segundo momento, foi proposto que eles dissessem qual seria o ideal de uma cidade grande feliz para cada um. Outro exercício foi dizer que lugar desperta algo, que espaço na cidade pertencia a cada aluno, onde se viveu uma boa experiência e marcou, trazendo um olhar mais profundo da cidade. E a última proposta foi a de pensar a cidade à noite, contando histórias que aconteceram com eles em São Paulo à noite.

Na percepção do escritor, o grupo logo se entrosou e se envolveu bastante com o curso, e diante dessa empatia e da vontade que eles tinham em expôr os trabalhos criados, surgiu a ideia, depois a possibilidade, de fazer a intervenção na Sala de Leitura.

O CURADOR

João Anzanello Carrascoza é escritor e professor da ESPM e da Escola de Comunicações e Artes da USP, onde fez mestrado e doutorado em Ciência da Comunicação. Publicou os romances Aos 7 e aos 40 e Caderno de Um Ausente, as coletâneas de contos O Volume do Silêncio, Espinhos e Alfinetes, Amores Mínimos e Aquela Água Toda, entre outras, e o livro de microcontos Linha Única. Dos prêmios que recebeu destacam-se o Jabuti (três vezes), Guimarães Rosa (Radio France Internationale), Fundação Biblioteca Nacional, APCA e Fundação do Livro Infantil e Juvenil.

A INTERVENÇÃO

A cidade de São Paulo, vista por alguns de seus habitantes (os alunos, no caso), é o tema central da intervenção A Grande Cidade: Microcontos. Os textos e vídeos, que ficarão expostos durante os meses de agosto, setembro e outubro, são resultado da oficina citada acima.

Além da exposição dos textos produzidos durante a oficina, são exibidos microvídeos que se apresentam como se a cidade nos contassem as histórias, a partir de uma visão íntima da cidade de São Paulo. Assim, o público ganha a oportunidade de conhecer dezenas de nano-histórias sobre o cotidiano da metrópole paulista - tanto da cidade real quanto da cidade sonhada -, sob a curadoria de Carrascoza.

Abaixo você confere os mesmos microcontos que estão expostos na Sala de Leitura:

E aqui os vídeos que estão sendo exibidos também no espaço: