Sesc SP

Matérias do mês

Postado em

Sesc apresenta sua mais nova Reserva Natural, em Bertioga

No dia 21 de setembro de 2016, foi apresentada a Reserva Natural do Sesc localizada em Bertioga. A solenidade aconteceu na Avenida Anchieta, uma das principais avenidas da cidade. Mais de 100 pessoas estiveram presentes, entre elas os diretores dos Departamentos Regionais do Sesc de todo Brasil, as autoridades locais, o Instituto Ecofuturo, responsável pela elaboração do plano de manejo da Reserva, os membros do Coletivo Educador de Bertioga e a comunidade do município.

Nas palavras do Diretor Regional do Sesc em São Paulo, Danilo Santos de Miranda, “essa reserva é um sonho antigo que estamos realizando hoje. É uma conquista extraordinária para o Sesc, para a cidade de Bertioga e  para todo País no que diz respeito ao cuidado com a natureza. É a primeira reserva  que o Sesc tem dentro de uma cidade, portanto, tem um significado extraordinário para a educação ambiental e o uso dos recurso naturais de maneira inteligente”.  

Esta é a terceira reserva criada pelo Sesc. Desde 1997 a instituição mantém a RPPN Sesc Pantanal e, em 2001, foi reconhecida a RPPN Sesc Tepequém, no município de Boa Vista, Estado de Roraima.

Na mesma data, durante o Encontro dos Diretores do Sesc, realizado no Sesc Bertioga, foi aprovada a política de sustentabilidade para a instituição em todo País. O diretor nacional do Sesc, Carlos Artexes, comentou sobre a contribuição que o Sesc tem dado ao tema: “Nesses 70 anos, o Sesc cada vez mais tem percebido que para garantir a sua finalidade, de bem estar social e a qualidade de vida dos trabalhadores, ele alcança outros patamares, e um deles é a questão socioambiental , que passou a ser parte do Sesc.  O Sesc tem a maior RPPN do Brasil, no Pantanal, e essa criação aqui em Bertioga nos parece fundamental. Uma reserva urbana, que é uma novidade, tem um valor extraordinário para o Sesc na articulação com as outras atividades que ele faz com a sociedade”.



Ponto de atendimento

Foi apresentado o espaço receptivo  da trilha acessível, que ainda será construída. Esse local será o primeiro contato dos visitantes com a área da Reserva Natural e reunirá os recursos educativos acessíveis. 

Além de ser o ponto de entrada e saída da trilha, nele será possível entender mais sobre aa biodiversidade da Mata Atlântica, de maneira educativa e acessível, com recursos como  maquete tátil, fotos impressas em alto relevo e com texto em braile.O espaço foi criado para atender todas as pessoas.

É bastante emocionante e significativo porque esse processo já tem cerca de 10 anos que ele é desenvolvido dentro do Sesc. Essa conversa do Sesc assumir esse compromisso de conservar uma área vem já de longa data e hoje se concretiza após muito trabalho, muitas equipes envolvidas, um trabalho seríssimo de pesquisa e planejamento com o compromisso de conservação da natureza e com o envolvimento das pessoas. Então é um prazer participar desse momento histórico para a instituição”, declarou Juarez Michelotti, assistente da Gerência de Educação para Sustentabilidade e Cidadania, responsável pela coordenação do projeto. 

Jovens da Rádio Reserva entrevistando o diretor do Sesc SP, Danilo Miranda – Foto: Lúcio Érico/Sesc SP

Comunidade

Um dos diferenciais do desenvolvimento da Reserva Natural do Sesc foi  a participação da comunidade. Essa intenção da ação educativa resultou em várias iniciativas, como a criação do Coletivo Educador de Bertioga, o projeto de Agrofloresta na vizinhança da área da Reserva, além do envolvimento dos jovens por meio das oficinas da Rádio Reserva; a Rádio Ambiente 21, que influenciou um projeto de educação ambiental com jovens na Rádio Reserva, focado justamente nos assuntos relacionados à Bertioga. Como o trabalho com jovens teve grande repercussão, sendo inclusive apresentado internacionalmente, a Rádio Reserva também esteve presente no dia 21 de setembro, o que muito significou à apresentação da Reserva Natural do Sesc, sob o ponto de vista dos jovens da região que tem muito a dizer sobre o assunto.


Parte da equipe do Sesc SP que trabalha com educação para a sustentabilidade e participou diretamente na realização desta etapa do projetodo– Foto: Lúcio Érico/Sesc SP

A primeira trilha da Reserva Natural do Sesc em Bertioga tem previsão de abertura para atendimento em 2017. Para saber mais e acompanhar as novidades, clique aqui.