Sesc SP

Matérias do mês

Postado em

Ao Vivo: Da 1ª a 15ª Edição - A Escalada Brasileira

Assista a transmissão do encontro aqui, nesta quarta-feira, das 19:30 às 21:30

 

O Esporte em Jogo é uma série com oito encontros mensais que reúne especialistas da área de esportes, atletas, treinadores e convidados especiais. Cada encontro um tema específico e duração de 2 horas, com a mediação do jornalista esportivo José Trajano. O público pode interagir com os convidados, formulando perguntas e solucionando dúvidas. Além disso, ao longo do encontro, são exibidos vídeos com pequenas reportagens que fomentam o debate.

Neste mês, o Sesc Vila Mariana recebe em sua Praça de Eventos o cineasta e diretor Marcelo Mesquita e o atleta paralímpico Mizael Conrado para um bate-papo abordando o desenvolvimento e a evolução do Brasil no esporte paralímpico, mediado por José Trajano sobre o tema Da 1ª a 15ª Edição: A Escalada Brasileira, no sétimo encontro do projeto. O debate será no dia 28/9, quarta-feira, das 19h30 às 21h30, com entrada gratuita. O programa será exibido ao vivo também, nesta página.

A primeira Paralimpíada foi realizada em 1960 em Roma. Originou-se a partir da evidência do Stoke Mandeville Games, um evento esportivo criado em 1948 pelo neurologista alemão Ludwig Guttman para os soldados em reabilitação após a Segunda Guerra Mundial. Desde a 1ª edição os Jogos vem se destacando no cenário mundial, contribuindo para o acesso, promoção e difusão do esporte paralímpico.


O Brasil estreou nos Jogos Paralímpicos em Munique (1972) e desde então o número de representantes, medalhas e conquistas aumentam a cada edição. Em Londres (2012) alcançou a 7ª colocação com 43 medalhas, sendo 21 de ouro, 14 de prata e 8 de bronze.

Marcelo Mesquita é cineasta e diretor do documentário PARATODOS, que revela os bastidores do esporte paralímpico. Para mostrar a vida, a trajetória e os desafios desses atletas, Marcelo elegeu as equipes do Atletismo, da Natação, do Futebol de 5 e o canoísta Fernando Fernandes. O filme também debate a questão da inclusão dos portadores de necessidades especiais na sociedade brasileira.

Mizael Conrado é natural de Santo André, no ABC paulista. Vítima de catarata desde o nascimento, estudou no colégio Vicentino Padre Chico, um instituto para cegos, onde descobriu o esporte. Com o passar do tempo, se tornou o melhor jogador do mundo no Futebol de 5 e bicampeão paraolímpico da modalidade. Depois de encerrar a carreira, Mizael Conrado se formou em Direito e atualmente é vice-presidente do Comitê Paralímpico Brasileiro.

A atividade também faz parte do projeto Edição 28: A Trajetória do Esporte, que pretende estimular e sensibilizar cada vez mais pessoas para a prática da atividade física e do esporte por meio de uma programação variada, que contempla vivências, apresentações, exposições, bate-papos, encontros com atletas, festivais e torneios de diversas modalidades esportivas, além de difundir a cultura esportiva por meio da reflexão sobre o esporte e suas relações com aspectos socioculturais.

O próximo e último encontro acontece no dia 26/10, com o tema Legado dos Eventos Esportivos. Participe!