Sesc SP

Matérias do mês

Postado em

Ética no Turismo

Turismo pós-conflito: contextos e dilemas
Turismo pós-conflito: contextos e dilemas

O movimento turístico tem proporções gigantescas em todo planeta. Ao viajarmos, sempre nos deparamos com o outro. Quais são as nossas responsabilidades nesses encontros? Como a ética pode nos ajudar a refletir sobre isso?

O Sesc foi pioneiro no Brasil ao assinar em outubro de 2015 o Código Mundial de Ética do Turismo - um documento que orienta governos, comunidades, turistas e prestadores de serviço para a implementação de um turismo mais responsável e sustentável. Os valores expressos pelo Código já fazem parte do trabalho desenvolvido pelo programa Turismo Social e, com a assinatura deste termo, a instituição reafirma seu compromisso com estes princípios e intensifica suas ações para promover as diretrizes que buscam a redução de impactos ambientais e sociais negativos, a valorização do patrimônio cultural, a promoção dos direitos humanos, a inclusão social, a equidade de gênero e a acessibilidade.

Dentre estas ações estão a realização do Festival de Turismo Mulheres no Mapa que pretende jogar luz sobre o protagonismo feminino na atividade turística por meio de roteiros, bate-papos, oficinas, exibição de filmes e documentários, entre outras atividades que acontecerão nas unidades do Sesc em São Paulo. Também o ciclo de debates Ética no Turismo acontece mensalmente durante todo o ano de 2016 no Centro de Pesquisa e Formação para refletir sobre temas fundamentais para a produção de um turismo mais responsável e sustentável.  

Veja só o depoimento de quem já participou e, abaixo, os encontros que estão por vir:

 

Junho

Desafios para a éticana atividade turística: estamos prontos para enfrentá-los?
Leitura comentada do Código Mundial de Ética do Turismo

Com Helio Hintze, educador e Pesquisador Interdisciplinar. Pós-doutor em Economia, Administração e Sociologia; Doutor em Ciências e Mestre em Ecologia Aplicada pela USP.


Julho

Turismo pós-conflito: contextos e dilemas
Países que enfrentaram guerra ou desastres naturais entram na rota do turismo internacional, levantando perspectivas e gerando impactos para as comunidades. Mas quais os dilemas éticos e práticos para o desenvolvimento turístico nestas situações?

Com:
Thiago Allis, doutor em Arquitetura e Urbanismo pela FAU-USP. Professor no curso de Lazer e Turismo da EACH-USP. Foi professor na Universidade Nacional em Timor Leste.
Michel Coeli, diretor e apresentador da série Não Conta Lá em Casa, programa de viagem a países em situações de conflito e da série Que mundo é esse?
André Fran, diretor e apresentador da série Não Conta Lá em Casa, programa de viagem a países em situações de conflito e da série Que mundo é esse?

 

Agosto

Colonização turística do planeta: impactos e reações
O turismo de massa, seus impactos e reações das populações locais.

Setembro

Direito ao Turismo
Democratização da atividade turística em pauta.

Outubro

Presença das mulheres no turismo 
Protagonismos, desigualdades e desafios no turismo 

Novembro

Turismo e economia colaborativa
Práticas urgentes e desafios no turismo

Dezembro

Turismo e resistências
Justiça e autonomia de comunidades na pauta do turismo

o que: Ciclo Ética no Turismo
quando:

Junho a Dezembro de 2016 

onde:

Centro de Pesquisa e Formação do Sesc em São Paulo 

Rua Dr. Plínio Barreto, 285 - 4º andar | CEP 01313-020 | TEL.: 11 3254-5600 

ingressos:

Grátis. Inscrições online disponíveis em sescsp.org.br/cpf

Informações na Central de Atendimento ou pelo email: centrodepesquisaeformacao@sescsp.org.br