Sesc SP

Matérias da edição

Postado em

Notas da Programação

França em movimento

FranceDanse Brasil reúne tendências da dança contemporânea e leva espetáculos, seminários e ações formativas a 15 cidades do país

Foto: Laurent PHILIPPE - Divergence

O Sesc recebe a primeira edição do FranceDanse Brasil, evento que leva espetáculos, seminários e ações formativas a 15 cidades do país e acontece até 15 de novembro. Realizado pelo Institut Français de Paris, Institut Français do Brasil e a Embaixada da França no Brasil, em parceria com o Sesc, o evento conta com espetáculos nas unidades do Sesc Belenzinho, Bom Retiro, Pinheiros, Pompeia e Santana. Além disso, traz uma programação formativa: uma residência com o coreógrafo Alain Michard, no Sesc Consolação, e o ciclo de conferências Os Sentidos do Barroco, no Centro de Pesquisa e Formação.

Após percorrer 15 países desde 2007, o FranceDanse chega ao Brasil com um panorama da dança contemporânea francesa. Entre os artistas que se apresentam estão Jérôme Bel, Maguy Marin, David Wampach, Emmanuelle Huynh e a dupla Cecilia Bengolea e François Chaignaud. Os espetáculos permitem ao público vislumbrar novas tendências coreográficas da cena francesa e perceber que a dança continua inspiradora e instigante.

Principal parceiro do FranceDanse Brasil, o Sesc aposta na aproximação entre o público e as obras. “Toda a programação do FranceDanse Brasil é resultante do diálogo entre o Institut Français, a Embaixada da França no Brasil e os parceiros nacionais do evento. No caso do Sesc, procuramos apresentar ao público uma mescla de artistas renomados e novos nomes da cena contemporânea francesa, além de criar espaço para a reflexão e o fomento à pesquisa artística”, explica a assistente da Gerência de Ação Cultural do Sesc Claudia Garcia. “A participação do Sesc no evento fortalece os intercâmbios artísticos entre os dois países, contribui para a difusão da produção e do pensamento sobre dança e aproxima relevantes obras artísticas de novas audiências”, completa.

“Procuramos apresentar ao público
uma mescla de artistas renomados e novos nomes
da cena contemporânea francesa,
além de criar espaço para a reflexão e
o fomento à pesquisa artística”
Claudia Garcia, assistente da Gerência de Ação Cultural do Sesc

Mais informações no portal Sesc em São Paulo.

 

Artes

Foto: Divulgação

O Sesc Pompeia recebe, até 6 de novembro, a instalação O Globo da Morte de Tudo, dos artistas Nuno Ramos e Eduardo Climachauska. A instalação apresenta um ambiente revestido de prateleiras de aço que sustentam cerca de 1.500 objetos agrupados em quatro categorias: cerâmica, cerveja, nanquim e porcelana. Em um primeiro momento, o ambiente está intacto. No dia 4 de outubro, às 20h, uma dupla de motoqueiros circula no interior dos globos de aço, até que os objetos expostos caiam e se quebrem. O momento performático convida à reflexão sobre alguns conceitos, como consumo, acumulação e memória afetiva em relação aos objetos do cotidiano.

Saiba mais no portal Sesc em São Paulo.


Donato Elétrico no Grammy Latino

O CD Donato Elétrico, de João Donato, lançado pelo Selo Sesc, é finalista do Grammy Latino na categoria Melhor Álbum Instrumental. Também con­correm na mesma categoria os álbuns Mercosul, de Victor Biglione, gravado pela Guitarra Brasileira/Tratore; Samba de Chico, de Hamilton de Holanda, lançado pela Biscoito Fino; Argentum, de Carlos Franzetti, pela Sunnyside Records; e Mosaico, de Bruno Miranda, pela gravadora Bruno Miranda Music. A premiação será em Las Vegas, no dia 17 de novembro.

Conheça o trabalho de João Donato no portal Sesc em São Paulo.
 

Playgrounds

Foto: Laura Rosenthal

Até 4 de dezembro o Sesc Interlagos apresenta a exposição Playgrounds 2016, projeto de arte contemporânea que conta com obras de seis artistas e coletivos em torno do que é o espaço comum, o lazer e o lúdico. Parceria entre o Sesc e o Museu de Arte de São Paulo (Masp), Playgrounds 2016 busca recuperar a dimensão do engajamento e do jogo lúdico, criando uma interação afetiva com a arte. As obras ocupam o hall de exposições e também espaços externos da unidade.

Mais informações sobre a exposição Playgrounds no portal Sesc em São Paulo.

 

Copa Sesc

Realizada anualmente em todas as unidades do Sesc, em outubro a Copa Sesc do Comércio e Serviços chega a sua 67ª edição. Os jogos nas modalidades natação, futebol, badminton, xadrez, tênis, tênis de mesa, handebol, futsal, basquete, vôlei e vôlei de areia buscam promover a socialização, o acesso ao lazer e a atividade física, favorecendo o desenvolvimento integral dos trabalhadores do comércio de bens, serviços e turismo e seus dependentes.

Confira a programação da Copa Sesc no portal.

 

Para Todos

Foto: Divulgação

De 13 a 16 de outubro, o Sesc Campinas, em parceria com a Faculdade de Educação Física da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) e com o apoio da International Sport and Culture Association (Isca), realiza a 8ª edição do Fórum Internacional de Ginástica para Todos. Com o tema Ginástica: conectando as diferenças, o objetivo é proporcionar a troca de experiências e estimular a difusão do conhecimento e da prática da ginástica, valorizando a diversidade de gênero, etnia, cultura, biotipo, faixa etária e nível de performance em uma experiência coletiva, criativa, prazerosa e artística.

Confira a programação do VIII Fórum Internacional de Ginástica para Todos no portal.

 

Mostra Ecofalante

Durante o mês de outubro a 5ª Mostra Ecofalante de Cinema Ambiental exibe, em 21 unidades do Sesc na capital, Grande São Paulo, interior e litoral, filmes com produções contemporâneas de diversas partes do mundo. A mostra aborda questões socioambientais e conta também com atividades educativas complementares.

Conheça a programação da 5ª Mostra Ecofalante de Cinema Ambiental no portal Sesc em São Paulo.
 

“Estar no palco, sozinho, munido de um violão e da sua voz. Não há ninguém para conversar. E não há também outro barulho que esconda alguma imperfeição. Mas acho que isso deixa tudo mais interessante”

Lee Ranaldo, em entrevista ao jornal O Estado de S. Paulo. Ex-integrante da extinta banda SonicYouth, o músico se apresentou no Sesc Belenzinho nos dias 10 e 11 de setembro.