Sesc SP

Matérias do mês

Postado em

5 motivos para ir a Feira Agroecológica e Cultural do Sesc Sorocaba

Foto: Bruno Franques
Foto: Bruno Franques

1) Adquirir produtos diretamente dos produtores rurais familiares de assentamentos (agroecológicos ou de transição) de Sorocaba e região.


 

2) É a oportunidade de prosear com os produtores e conhecer como é o dia-a-dia no campo, como o Marinau Nunes que é um exemplo de independência agrícola, onde os insumos e as sementes do seu sítio são produzidos no próprio território, com roça, Sistemas Agroflorestais (SAF), horta, pomar e criação de animais.
 


3) Conhecer mulheres do campo, como a Nilda e a Mariana, do assentamento Bela Vista, unidas para o fortalecimento da produção, a promoção da alimentação saudável e o cuidado com as famílias e comunidade.

 


4) Descobrir novos produtos como o coração de bananeira que é uma iguaria ainda pouco difundida na culinária brasileira. Com o uso parecido ao do palmito, integra o esforço da agroecologia no aproveitamento integral dos alimentos.


5) Se aproximar das tradições e fazeres do meio rural, tendo como base as matrizes indígena, caiçara e caipira. Por meio das manifestações culturais como folias de reis, narração de histórias com causos caipiras, grupos de batuqueiros do Nordeste e intervenções de repentes.

A 4ª edição da Feira Agroecológica e Cultural, homenageará o feminino nas tradições e fazeres do meio rural e conta com apoio da Fundação Instituto de Terras do Estado de São Paulo (ITESP) 


[fotos: Bruno Franques e Ari Pinheiro Jr.]