Sesc SP

Matérias do mês

Postado em

Para desmistificar dúvidas sobre alimentação

A todo momento, blogs, redes sociais e bancas de revistas oferecem novas dietas milagrosas e “super alimentos”, com uma diversidade de soluções para problemas que muita gente nem sabia que poderia existir. Difícil é fazer escolhas alimentares certas, frente a tantas novidades. Afinal, glúten pode ou não pode? E o suco detox: desintoxica o quê?

Para ajudar nessas questões, o Ministério da Saúde, em parceria com a Universidade Federal de Minas Gerais, publicou a cartilha Desmitificando dúvidas sobre alimentação e nutrição. Voltado para profissionais da saúde, o material traz as principais dúvidas sobre dietas da moda e propriedades dos alimentos e complementa as orientações do Guia Alimentar para a População Brasileira.

Selecionamos alguns tópicos abordados na publicação que vêm levantando discussões:

- Dieta alcalina, da lua, da sopa, detox, dos sucos, do Dr. Atkins... as dietas da moda realmente funcionam?
Muitas vezes, além de não possuírem embasamento científico sólido, essas dietas criam expectativas irreais relacionadas à velocidade e à quantidade de peso a ser perdido. Podem, ainda, causar deficiências nutricionais e potenciais riscos à saúde, se conduzidas por um longo período. A reeducação alimentar, a prática regular de atividade física e a adoção de outros hábitos de vida saudáveis são sempre as melhores escolhas.

- Qual é melhor: manteiga ou margarina?
Ambas são ricas em gorduras e devem ser consumidas com moderação. No entanto, o Guia Alimentar para a População Brasileira aponta o fato positivo de a manteiga ser um produto extraído do leite, um alimento in natura. A manteiga pode ser obtida por um processo caseiro, diferentemente da margarina, que exige um processo complexo de industrialização, e pode gerar substancias prejudiciais à saúde.

Devo incluir alimentos “exóticos” na alimentação?
Óleo de cártamo, chia, blueberry, gojiberry... periodicamente, um novo “super alimento” aparece na mídia, prometendo saúde, emagrecimento rápido, entre outros efeitos milagrosos. Apesar de alguns terem apresentado bons resultados em estudos, muitas vezes faltam pesquisas aprofundadas e que considerem seu consumo em longo prazo. Além disso, esses alimentos têm alto custo e não são característicos da dieta dos brasileiros, podendo ser substituídos por outros regionais, mais acessíveis e com propriedades nutricionais semelhantes. 

- Adoçante faz mal?
Existem adoçantes naturais e artificiais, que adoçam em diferentes graus. Pesquisas em diversos países têm associado o consumo de determinados adoçantes a tipos de câncer, porém sem resultados definitivos. A cartilha destaca que, como ainda há poucos estudos que analisam o consumo dos adoçantes em longo prazo, é preciso que mais investigações sejam realizadas sobre seu uso e os efeitos à saúde ao longo da vida.

- Glúten e lactose: pode ou não pode?
As dietas sem glúten e sem lactose são recomendadas para pessoas que apresentam doença celíaca e intolerância a lactose, respectivamente. Recentemente, tem se indicado a restrição dessas substâncias para pessoas saudáveis, barrando o consumo de alimentos tradicionais como pães, massas, queijos. Contudo, a cartilha alerta que mais pesquisas são necessárias para esclarecer se há reais efeitos benéficos de dietas sem lactose e glúten para indivíduos saudáveis.

******
Quer saber mais? Acesse a publicação na íntegra

 

A alimentação adequada e saudável está entre os temas que compõem as atividades do Dia Mundial da Alimentação. Confira a programação completa aqui.