Sesc SP

Matérias do mês

Postado em

Adaptação cênica de romance de Chico Buarque faz temporada no Sesc Consolação

Leite Derramado em sua estreia no Festival Mirada 2016<br>Foto: Matheus José Maria
Leite Derramado em sua estreia no Festival Mirada 2016
Foto: Matheus José Maria

Publicado em 2009 e lançado em dezenas de países, o livro Leite Derramado foi o vencedor dos prêmios mais importantes da Literatura em língua portuguesa: Prêmio BRAVO!, Prêmio JABUTI e Prêmio PORTUGAL TELECOM. Trata-se de uma visão panorâmica de séculos da História do Brasil que termina apontando para a necessidade urgente de reconstruirmos nossos procedimentos éticos em direção a novas possibilidades de ação política.

Seu protagonista é Eulálio D'Assumpção que, aos 100 anos de idade, encontra-se abandonado numa maca em um corredor de hospital público. É o herdeiro de uma tradicional família que chegou ao país com a corte portuguesa: antepassados aristocratas, avô latifundiário escravagista, pai senador corrupto, neto guerrilheiro, bisneto traficante...

Perdulário, alienado e contraditório, está agora completamente falido e se defronta com a precariedade trágica de um sistema construído por uma elite rentista nacional da qual sua família foi parte integrante.

A obra propõe uma elaboração estética da singular experiência do tempo no Brasil, situando-se numa interzona na qual tudo se transmuta apenas para repetir-se em sua sórdida estrutura autodevoradora: delirando, nos últimos instantes de sua vida, o protagonista é atravessado por eventos cruciais de nossa história, em um pandemônio no qual ruem as fronteiras que separam mundo interno e mundo externo, passado e presente, memória e imaginação, religião e poder, indivíduo e sociedade, política e mitologia...

A temporada no Sesc Consolação faz parte da EXTENSÃO MIRADA, circulação de espetáculos que participaram da 4ª edição do MIRADA} Festival Ibero-Americano de Artes Cênicas de Santos, um panorama da produção contemporânea e seus principais criadores.

Depois de um suspense enorme, Chico Buarque compareceu a estreia do espetáculo e deu sua impressão sobre a adaptação feita por Roberto Alvim. Veja:

Leia também:

As palavras de Chico encenando o Brasil no Ponto Digital do Mirada 2016.