Sesc SP

Matérias do mês

Postado em

Vozes que interpretam o Brasil

Foto: Daniel Kersys
Foto: Daniel Kersys

Enquanto o rock e o pop se destacavam no cenário musical, nos anos 1990, novos nomes surgiam na MPB, entre os quais Mônica Salmaso. Vinda do teatro, a mezzosoprano iniciou sua carreira na música interpretando os afro-sambas de Baden Powell e Vinicius de Moraes. Outra descoberta da década foi Ceumar, cantora mineira que se mudou para São Paulo no final dos anos 1990 e teve seu primeiro CD, Dindinha, produzido por Zeca Baleiro. No mesmo período, Fabiana Cozza, filha do sambista Osvaldo dos Santos, apresentava ao público sua mistura de samba e MPB, que lhe renderia prêmios e reconhecimento.

Juntas no palco, Mônica, Ceumar e Fabiana interpretam canções que foram importantes na música popular brasileira e estiveram presentes em suas trajetórias. “Elas nos ensinaram a fazer música também e passam pela nossa história”, comenta Lívia Nestrovski, que dirigiu com seu parceiro Fred Ferreira o encontro das três.

Para Mônica, a experiência foi bastante colaborativa. “Cada uma tem sua linguagem, seu jeito de fazer seu trabalho e generosamente uma vontade de olhar o trabalho da outra, de se juntar, de somar”, explica. Fabiana concorda com a parceria e afirma que se há identificação com os demais artistas e respeito mútuo dos pontos de vista artístico e pessoal, não tem como não acreditar no projeto: “É um time que vai defender aquilo que está dizendo”.

Gravado no Sesc Vila Mariana, em abril de 2016, o show visita lugares do interior do Brasil nas canções de Ceumar, passando pelo Brasil brejeiro de Mônica Salmaso e pelo Brasil negro de Fabiana Cozza. No repertório, composições de Ná Ozzetti, Itamar Assumpção, Luiz Tatit, Wilson das Neves, Baden Powell, Vinicius de Moraes, entre outros.

 

Mulheres de 90: Fabiana Cozza, Mônica Salmaso e Ceumar
Dia 26, 22h.
Direção para TV: Max Alvim.
Classificação: Livre.

Reapresentações:

27/10, quinta, às 2h; 30/10, domingo, às 3h e às 7h; 31/10, segunda, às 0h